Apesar de ser classificado como racional, a verdade é que o ser-humano muitas vezes age movido pela emoção. O medo, o desejo, a busca por segurança e outras sensações e sentimentos nos levam a tomar decisões que não são completamente racionais.
Em vista disso, a junção da neurociência e do marketing deu origem ao neuromarketing, que estuda e analisa o comportamento dos consumidores e quais fatores mentais afetam a tomada de decisão e motivam as compras feitas por clientes.
Nesse mesmo sentido, o marketing emocional objetiva fazer apelo à emoção de quem lê o conteúdo de uma escrita persuasiva, gerando identificação com a marca e facilitando a criação de uma relação entre pessoas e empresas.
Por isso, escrever de forma persuasiva funciona como técnica de convencimento e motiva o público-alvo a tomar uma determinada decisão, que pode ser fechar uma compra, ler um artigo do blog da empresa, fornecer dados para ganhar um e-book com dicas, receber uma newsletter, etc.
Sabendo disso, muitas empresas, como agências de marketing digital, aplicam técnicas de copywriting em sua comunicação escrita para despertar uma conexão com potenciais consumidores.
Leia o post completo para entender o que é, como funciona e como elaborar anúncios atrativos com a técnica de copywriting.
Sumário
O que é copywriting?
O conceito de copywriting é definido como a escrita persuasiva aplicada como ferramenta de convencimento de quem lê um conteúdo a realizar uma ação específica e para aumentar o engajamento em redes sociais, apresentar, ofertar e vender um serviço ou produto, dentre outras ações.
Copy de vendas é outra expressão bastante comum em relação à técnica de copywriting e nada mais é do que o uso de um texto criado para fazer conversões de clientes potenciais, também chamados de leads, em clientes de fato.
A redação de copywriting é bastante aplicada no marketing digital e tem como fundamentos a empatia, criação de uma relação, demonstração de benefícios, etc. Essa técnica de escrita é também bastante usada na elaboração de textos para anúncios, slogans, sites, posts em redes sociais, e-mails, etc.
Diferente de uma propaganda comum, a escrita do copywriting, aliada ao inbound marketing e ao marketing de conteúdo, intenciona criar apelo sobre o público-alvo informando valores, conceitos e ideais que vão ao encontro das expectativas e desejos das pessoas em um nível mais profundo e mental.
A importância do uso de gatilhos mentais em copywriting
Os gatilhos mentais são estímulos externos aplicados na escrita de copywriting para estimular emoções e sentimentos e para incentivar as pessoas a fazerem o que se deseja ou a tomarem uma decisão, por exemplo, de compra.
Por isso, os gatilhos mentais são poderosos recursos quando aplicados em textos de copywriting, já que acessam as emoções e sensações dos leitores para persuadi-los e convencê-los a tomar uma decisão ou, ao menos, pensar mais a fundo sobre o conteúdo lido.
Veja abaixo 5 exemplos dos principais gatilhos mentais aplicados à técnica de copywriting:
Reciprocidade
O conceito do gatilho mental da reciprocidade é entendido como o ato de responder uma ação percebida como positiva com outra ação também positiva.
Por exemplo, você pode disponibilizar um e-book gratuito sobre marketing digital para os visitantes da landing page, ou página de conversão, da sua empresa em troca do fornecimento de alguns dados como, por exemplo, o endereço de e-mail.
Prova Social
O gatilho da prova social é um recurso bastante usado na escrita persuasiva, porque comprova por meio do comportamento de um grupo de pessoas que tomar uma determinada atitude é seguro, recomendável, benéfico, etc.
Quando uma empresa informa o número de pessoas que adquiriram um determinado produto ou serviço, ou exibe o depoimento de clientes satisfeitos, ela está utilizando o gatilho mental da prova social.
Autoridade
Aplicar o gatilho da autoridade significa embasar e fundamentar o conteúdo do copywriting utilizando falas de especialistas na área mencionada, comprovações científicas, estudos, pesquisas, etc.
Você provavelmente já viu um comercial ou anúncio de pasta ou escova de dentes com o depoimento de dentistas, não é verdade?
Escassez
O gatilho mental da escassez é capaz de despertar no leitor do texto de copywriting um senso de que algo deve ser feito com rapidez para evitar que uma oportunidade seja perdida.
Por isso, é bastante comum ver lojas anunciando “as últimas unidades” de um produto, ou estabelecendo um prazo para que os clientes aproveitem um valor de desconto sobre o preço de um item ou serviço.
Exclusividade
Esse gatilho é bastante usado para gerar a sensação de que o consumidor possui um status diferenciado e de que ele é especial em relação aos outros.
Um bom exemplo disso são as categorias criadas para separar os grupos de clientes de cartões de crédito. Os famosos cartões platinum ou black dão acesso a benefícios exclusivos que os clientes de outras categorias não possuem.
Como fazer um bom copywriting?
Para que o texto de copy surta efeito e faça o lead dar a resposta esperada, ou seja, realizar uma ação que estreite sua relação com a sua empresa, é necessário seguir alguns passos na criação da escrita persuasiva. Veja abaixo 4 dicas de boas práticas de copywriting:
1. Conheça o público-alvo
Antes de iniciar o processo da escrita, é essencial conhecer as pessoas às quais o copywriting será dirigido. Investigue quais são os problemas enfrentados pelo público do produto ou serviço da sua empresa. Para isso, é importante pesquisar e elaborar a persona do público que seu negócio pretende alcançar.
O medo é um grande gatilho da mente humana para nos livrar de perigos e do que é desconhecido. Por isso, avalie quais são as dores que as pessoas enfrentarão futuramente se não resolverem determinados problemas e como a sua empresa pode ajudar a prevenir esse resultado indesejado.
2. Crie Títulos Potentes
Um dos principais objetivos da escrita de copywriting é captar a atenção de uma pessoa de modo que ela não consiga ficar indiferente àquele conteúdo. Então, o primeiro passo é usar títulos com forte apelo e que chamem a atenção da audiência.
Um título direto, objetivo e que use palavras-chave de forma eficiente garante que o primeiro contato dos leitores com o texto seja positivo e desperte interesse na leitura do restante do conteúdo.
3. Capriche na Escrita
Dê atenção ao tom, formal ou informal, e à correção gramatical e ortográfica por meio de revisões do texto. Isso faz com que as pessoas deem credibilidade ao que estão lendo.
Use verbos de ação e no modo imperativo para que os leitores tenham o senso de urgência de tomar uma atitude e realizar uma ação como, por exemplo, “leia”, “adquira”, “inscreva-se” etc.
Crie um texto de copywriting que seja percebido como coerente e que, mais do que uma oferta ou venda, demonstre dar foco a problemas do público-alvo e às possíveis soluções, benefícios e experiências que o produto ou serviço da sua empresa pode entregar.
4. Use CTAs Fortes
Uma boa CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) é um grande elemento do copywriting porque é por meio dela que o leitor de fato realiza a ação de se inscrever em um cadastro para fazer um curso, baixar algum material informativo ou comprar um produto ou serviço.
Por isso, dê atenção especial ao posicionamento do botão na página de conversão e ao texto que acompanhará a CTA. Entre os exemplos de CTA mais populares e com forte apelo sobre a audiência estão “compre já”, “últimas unidades”, “aproveite o desconto de X por cento” etc.
Referência: https://bit.ly/3SozmjR
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