Você já parou para pensar em como ideias criativas tornam-se tendências? Diariamente, somos atingidos por diversas tendências, sejam elas de moda, de decoração, de produtos ou até mesmo, de estilos de vida.
Mas, sabemos que nem todas as ideias geram produtos incríveis ou alcançam um grande engajamento. Então, será que existe uma explicação para o fato de algumas ideias criativas gerarem tanto resultado enquanto outras desaparecem no limbo?
Para falar a verdade, existe sim. E está totalmente atrelado a Raymond Loewy, conhecido por ser o pai do design moderno.
Ele criou uma teoria chamada “MAYA” para explicar o fenômeno por trás de suas ideias criativas que se transformaram diversas vezes em produtos que dominaram o mercado. Vamos compreender melhor!
Sumário
O que é o conceito MAYA?
MAYA é a abreviação de “Most Advanced Yet Acceptable” (mais avançado, ainda assim, aceitável).
Durante milênios, os nossos ancestrais consumiam os mesmos produtos, usavam as mesmas roupas, compartilhavam os mesmos pensamentos. Mas as pessoas tiveram de ser ensinadas a desejar com ansiedade tantas coisas novas e Loewy foi um dos primeiros a usar esse conceito para fazer suas ideias criativas ganharem projeção.
A oficina de Raymond Loewy era, de forma muito similar a qualquer gravadora musical ou estúdio de Hollywood, uma fábrica de hits de sua época. Ele acreditava que precisava conhecer a fundo seu público antes de criar produtos para atender seus hábitos.
Ele pegava carona no comportamento das pessoas em vez de projetar produtos que as forçariam a mudar suas vidas. No entanto, Loewy sentia que sua sensibilidade em relação às familiaridades de seus consumidores estava conectada a uma camada mais profunda da psicologia.
Sua teoria MAYA, Most Advanced Yet Acceptable, abordava a tensão entre o interesse das pessoas em serem surpreendidas e sentirem-se confortáveis.
Quando uma ideia criativa se torna viral?
O consumidor é influenciado em sua escolha de estilo por dois fatores opostos:
- Atração pelo novo.
- Resistência àquilo com que não está familiarizado.
A teoria de Loewy explica porque algumas ideias criativas se espalham enquanto outras falham. Isso porque nenhuma mudança nos hábitos, seja de consumo de produtos, de filmes, livros ou textos, acontece da noite para o dia.
São as pequenas inovações em itens já conhecidos que vão construindo aos poucos a imagem na cabeça das pessoas. Outra teoria que explica muito bem o sucesso x fracasso de ideias criativas é a do “Ponto de Virada”, de Malcom Gladwell.
Com relação aos smartphones, nenhum deles tinha o teclado na tela, pois a tecnologia ainda era cara e não tão eficiente.
Steve Jobs soube reunir diversas tecnologias que já haviam sido criadas até então para trazer um produto com uma pequena mudança, mas com grandes impactos no mercado.
Consumidores não estão procurando por novos produtos. Mas sim pequenas melhorias e adaptações dos produtos que eles adoram, sendo 80% de que já é conhecido e 20% de inovação.
Uma pequena mudança pode gerar um impacto gigantesco.
Fonte: VdeBlog
MARKETING DIGITAL EM ITAJAÍ / SC
Para criar uma estratégia de Marketing Digital para a sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.
A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.
ORÇAMENTO
Solicite um orçamento sem compromisso! Teremos o maior prazer em lhe atender
contato@supremapropaganda.com.br
Rua Galdino de Borba, 60
Bairro Cordeiros, Itajaí / SC
CEP 88310360
Aponte a câmera do seu celular: