Ter um site responsivo e atrativo para os clientes, é o desejo de todos os empreendedores. Pense em design como projetar algo com um objetivo, não apenas o lado estético mas também o lado funcional. As heurísticas de Nielsen podem te auxiliar nessa tarefa.

As 10 heurísticas desenvolvidas por Jakob Nielsen ajudam a criar uma interface com boa navegação, interação e uma ótima experiência de uso no site do seu negócio.

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Vamos entender melhor sobre elas:

1- Visibilidade do status do sistema

O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, em tempo real, por meio de feedbacks instantâneos dentro de um prazo razoável, que servirão para orientar o usuário sobre o que está acontecendo na tela em que ele se encontra.

No Youtube, por exemplo, quando estamos assistindo uma playlist temos ao lado direito um indicador de qual vídeo estamos assistindo, quais os vídeos anteriores e quais os seguintes.

2- Correspondência entre o sistema e o mundo real

O sistema deve ter a mesma linguagem que seu usuário utiliza no dia a dia, portanto utilize palavras, frases, imagens e conceitos que sejam familiares ao usuário. Também é recomendável a utilização de ícones que representem uma ação para realizar essa correspondência.

3- Controle a liberdade do usuário

No sistema é importante que o usuário tenha liberdade para realizar ações que ele deseja, porém muitas vezes essas ações são realizadas por engano, nessas situações deve haver uma “saída de emergência” de fácil localização, permitindo que o usuário saia daquela janela indesejada ou retorne ao ponto anterior.

Permita que o seu usuário possa desfazer uma ação dando a ele controle sobre a situação, caso ela tenha sido realizada por engano.

4- Padronize os itens

Para que os usuários não tenham dúvidas, garanta que a interface do seu site mantenha uma consistência, permitindo que o usuário identifique os padrões de estética, interação e informação existentes.

5- Previna erros

Essa heurística foca em criar uma plataforma que busca prevenir que problemas ocorram, eliminando condições mais propensas ao erro, isso pode ser feito sinalizando ações como quando o usuário não finalizou uma tarefa e pede para sair da página ou oferecendo a ele uma opção de confirmação antes de completar uma ação.

 

Heuristicas De Nielsen

 

6- Use o reconhecimento

Devemos minimizar a quantidade de informações que o usuário precisa memorizar, para isso, objetos, ações e opções importantes devem ficar visíveis, isso faz com que o cérebro perceba as ações que são similares, reconhecendo assim padrões como: barra de busca no topo, o carrinho no canto superior direito, entre outros.

7- Eficiência e flexibilidade

A interface deve atender tanto às necessidades dos usuários leigos quanto a dos experientes, os leigos precisam ter as informações bem detalhadas para conseguirem realizar uma tarefa, mas à medida que vão conhecendo a interface precisam conseguir interagir de forma mais rápida, portanto a interface deve permitir que os usuários adaptem ações frequentes de acordo com o nível em que estão.

8- Tenha um design minimalista

Quanto maior a quantidade de informações, mais tempo o usuário vai levar para analisá-las e poder tomar uma decisão, aumentando assim as chances dele abandonar a aplicação/site por achar confuso demais.

Portanto o design da interface deve ser minimalista e o conteúdo o mais direto possível, informações que forem secundárias podem ser deixadas em segundo plano, como menus e abas.

9- Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros

Caso dê algo de errado, é importante mostrar ao usuário qual foi o erro e como se recuperar dele, para isso, as mensagens de erro devem ser claras e objetivas, em linguagem simples e próximas da ação que causou o erro.

10- Tenha uma página para ajudar o cliente

Nunca sabemos quando um usuário vai precisar de um auxílio, embora as áreas de documentação e ajuda sejam as menos acessadas, elas devem estar lá, principalmente em interfaces que possuem muitas possibilidades, pois podem ajudar o usuário a resolver um problema sozinho.

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Possua um FAQ que permita aos usuários verem as dúvidas mais frequentes e suas respectivas soluções, podendo assim resolver por conta um problema que esteja aqui.

Fonte: Programmers, UX Collective

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