As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação e prospecção de novos clientes. A partir delas podemos direcionar pessoas para o blog e alcançar novos leads. Mas para isso, você deve acompanhar os resultados das ações que você promove em suas redes sociais.
Na prática, significa que durante o planejamento de uma ação devemos ter em mente quais métricas apontam o sucesso ou fracasso de uma campanha para, então, compreender seu resultado. E lembre-se, não existem regras fixas.
Cada rede social possui sua particularidade e todas contam com uma área de análises, então é fácil encontrar as informações para analisar o desempenho das campanhas.
Por isso, nós separamos algumas métricas para você analisar:
Sumário
Alcance
Como saber se o seu público visualizou o conteúdo que você publicou? Esse é o papel do alcance, ele mostra como está a distribuição das suas publicações no feed dos usuários.
No Facebook, por exemplo, sabemos que o alcance vem diminuindo por conta das mudanças no algoritmo da rede. Então é importante ficar atento nessa métrica, para que o seu público receba o conteúdo que você está produzindo na rede social.
Mas o alcance sozinho não mostra tudo. Para ter um entendimento mais profundo do resultado das suas ações, analise o alcance juntamente com o engajamento.
Engajamento
O engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação, levando em consideração os números de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Dê que adianta produzir um conteúdo se as pessoas não estão interagindo com ele, não é verdade?
Essa métrica é importante para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo.
Crescimento por Canal
Da mesma forma que o engajamento mede a efetividade das publicações, acompanhar o crescimento de cada canal mostra o resultado das suas ações de modo geral.
Isso porque, se a sua base de seguidores está crescendo, quer dizer que o público está mais disposto a se envolver com a sua marca.
Por mais que acompanhar o crescimento de seguidores de uma página em uma rede social é considerado uma métrica de vaidade (aquelas que não trazem resultados reais para o seu negócio), para as ações de branding, é importante observar esses dados.
Taxa de Cliques – CTR
Para as estratégias de marketing de conteúdo, onde as redes sociais são utilizadas para direcionar o tráfego para os posts do blog, analisar a taxa de cliques é importante para observar o desempenho das divulgações.
Com essa métrica de redes sociais você avalia se o público que visualizou o seu conteúdo está clicando e interagindo com ele.
Para ter um embasamento mais sólido desse dado, analise o CTR juntamente com o tráfego de redes sociais.
Tráfego de redes sociais
Por mais que o CTR mostre o interesse do público em certo conteúdo divulgado na rede social, é através do tráfego que recebemos o real volume de acessos ao site ou blog.
A assertividade dessa métrica é maior, pois ela é adquirida no Google Analytics — que possui uma integração com o site para obter os dados.
Aqui você também pode adquirir mais conhecimento ao cruzar os dados. Para entender se o tráfego direcionado para o seu site é efetivo, analise junto o indicador de taxa de rejeição.
Conversão
E quem não quer conversão, não é mesmo? No Google Analytics do seu site você pode entender como suas redes sociais estão impactando diretamente (e indiretamente através das Assistências) nos seus resultados.
A taxa de conversão indica quantas pessoas realmente estão começando um negócio com a sua empresa. Essa métrica é importante para lojas virtuais, por exemplo, ou para o download de conteúdos ricos para aquisição de leads.
Para mais dicas e informações, acesse o nosso site ou nos siga nas redes sociais: https://supremapropaganda.com.br/
Fonte: https://www.hostgator.com.br/blog/metricas-de-redes-sociais-importantes/
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