No mercado competitivo moderno, entender o valor da marca é de grande importância para traçar estratégias de negócio mais assertivas e com base em dados resultados de metodologias de avaliação de marcas consolidadas.

Em continuidade ao artigo sobre 6 lições de marketing para aprendermos com a Amazon, abordaremos no presente artigo a avaliações de marcas, conceito, importância e metodologias aplicadas para se saber o valor líquido da marca.

banner ebook

Além disso, o intuito dessa matéria é também informar e Educar o Target Empresarial da região sobre o quanto o universo de Marcas é amplo.

Muito além do que comumente se chama “logozinha”. Entre os benefícios de Materializar Financeiramente a Marca, está em conseguir bons financiamentos. Confira as dicas.

Saiba Como Calcular O Valor Da Sua Marca

Metodologia de avaliação para calcular o valor líquido da marca

Este é um método baseado em fluxos de lucros futuros potencialmente gerados pela marca. Ou seja, a partir de um raio X da Força da Marca e dados de negócios e financeiros, pode-se estimar tais lucros e trazer o valor a data de hoje.

Esse valor é o VPL – Valor Presente Líquido da Marca.

Selecionamos abaixo, alguns métodos utilizados no processo, seguidos de uma explicação detalhada de como calcular o valor líquido da marca:

STEP 1 – Determinar Receita Líquida (ROL). Margem Operacional Líquida e EBITDA estimados da marca

Estimar a ROL futura para a marca no período de cinco anos. Isso é feito tomando em consideração a avaliação da empresa realizada e disponibilizada pela própria companhia.

Leva em consideração crescimento orgânico e inorgânico, histórico de vendas, tendências, crescimento de mercado esperado, forças competitivas e análises de projeções.

STEP 2 – Estabelecer o intervalo de Royalty Rate

Rever contratos de licenciamentos no setor e afins, bem como avaliações feitas em empresas similares, considerando as particularidades das regiões.

Analisar margens e value drivers nos setores considerados. Estabelecer o intervalo de royalty rate.

STEP 3 – Avaliar a força da marca

Determinar o poder da marca usando dados quantitativos e qualitativos de pesquisas com usuário das marcas e calcular o Brand Performance ou Score Index em base 100.

Aplicar o Brand Score Index score no intervalo de royalty rate range para determinar a taxa de royalty da marca.

Pelo desempenho da marca nos indicadores anteriores, é calculado o Índice de Força da Marca, que varia de “0” a “100”.

Além de estabelecer a Força da Marca, o método ajuda na avaliação do Risco da Marca em garantir o fluxo de lucros futuros. Quanto mais baixo seu desempenho, maior o risco e vice-versa.

Classifica-se então, as marcas pelos seus riscos.

STEP 4 – Determinar o custo de capital ajustado da marca baseado no WACC

A taxa de desconto é usada para calcular o VPL dos lucros futuros da marca (considerando seus riscos).

O risco específico da marca é calculado e serve para ajustar o custo de capital. Usamos a mesma taxa da avaliação da empresa.

banner orcamento

STEP 5 – Cálculo do Valor líquido da Marca

O VPL dos royalties calculados é igual ao valor da marca.

O método do Royalty Relief é baseado em taxa de royalties usado por empresas no mundo inteiro, as quais são disponíveis em banco de dados de empresas especializadas como Royalty Stat e Royalty Source, entre várias outras.

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para saber mais como calcular o valor líquido da marca.

MARKETING DIGITAL EM ITAJAÍ / SC

Para criar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.

A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.

ORÇAMENTO

Solicite um orçamento sem compromisso! Teremos o maior prazer em lhe atender

Icone Telefone 47 2122.9231

Whatsapp Amarelo 47 99938.4711

Icone Emailcontato@supremapropaganda.com.br

Icone EnderecoRua Galdino de Borba, 60
Bairro Cordeiros, Itajaí / SC
CEP 88310360

Icone Instagram   Icone Facebook   Icone Youtube

Aponte a câmera do seu celular:

Qr Code Whatsapp Suprema Propaganda 

[ninja_form id=1]
Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?