No mercado competitivo moderno, entender o valor da marca é de grande importância para traçar estratégias de negócio mais assertivas e com base em dados resultados de metodologias de avaliação de marcas consolidadas.
Em continuidade ao artigo sobre 6 lições de marketing para aprendermos com a Amazon, abordaremos no presente artigo a avaliações de marcas, conceito, importância e metodologias aplicadas para se saber o valor líquido da marca.
Além disso, o intuito dessa matéria é também informar e Educar o Target Empresarial da região sobre o quanto o universo de Marcas é amplo.
Muito além do que comumente se chama “logozinha”. Entre os benefícios de Materializar Financeiramente a Marca, está em conseguir bons financiamentos. Confira as dicas.
Sumário
Metodologia de avaliação para calcular o valor líquido da marca
Este é um método baseado em fluxos de lucros futuros potencialmente gerados pela marca. Ou seja, a partir de um raio X da Força da Marca e dados de negócios e financeiros, pode-se estimar tais lucros e trazer o valor a data de hoje.
Esse valor é o VPL – Valor Presente Líquido da Marca.
Selecionamos abaixo, alguns métodos utilizados no processo, seguidos de uma explicação detalhada de como calcular o valor líquido da marca:
STEP 1 – Determinar Receita Líquida (ROL). Margem Operacional Líquida e EBITDA estimados da marca
Estimar a ROL futura para a marca no período de cinco anos. Isso é feito tomando em consideração a avaliação da empresa realizada e disponibilizada pela própria companhia.
Leva em consideração crescimento orgânico e inorgânico, histórico de vendas, tendências, crescimento de mercado esperado, forças competitivas e análises de projeções.
STEP 2 – Estabelecer o intervalo de Royalty Rate
Rever contratos de licenciamentos no setor e afins, bem como avaliações feitas em empresas similares, considerando as particularidades das regiões.
Analisar margens e value drivers nos setores considerados. Estabelecer o intervalo de royalty rate.
STEP 3 – Avaliar a força da marca
Determinar o poder da marca usando dados quantitativos e qualitativos de pesquisas com usuário das marcas e calcular o Brand Performance ou Score Index em base 100.
Aplicar o Brand Score Index score no intervalo de royalty rate range para determinar a taxa de royalty da marca.
Pelo desempenho da marca nos indicadores anteriores, é calculado o Índice de Força da Marca, que varia de “0” a “100”.
Além de estabelecer a Força da Marca, o método ajuda na avaliação do Risco da Marca em garantir o fluxo de lucros futuros. Quanto mais baixo seu desempenho, maior o risco e vice-versa.
Classifica-se então, as marcas pelos seus riscos.
STEP 4 – Determinar o custo de capital ajustado da marca baseado no WACC
A taxa de desconto é usada para calcular o VPL dos lucros futuros da marca (considerando seus riscos).
O risco específico da marca é calculado e serve para ajustar o custo de capital. Usamos a mesma taxa da avaliação da empresa.
STEP 5 – Cálculo do Valor líquido da Marca
O VPL dos royalties calculados é igual ao valor da marca.
O método do Royalty Relief é baseado em taxa de royalties usado por empresas no mundo inteiro, as quais são disponíveis em banco de dados de empresas especializadas como Royalty Stat e Royalty Source, entre várias outras.
Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para saber mais como calcular o valor líquido da marca.
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