Na matéria anterior, apresentamos quais são os 4 pilares de uma empresa de sucesso e, nesta semana, mostraremos quais são os principais elementos para se atentar quando criar uma marca.
Introdução
Ao observarmos o símbolo da Coca-Cola, por exemplo, não lembramos que o referido logo representa diretamente uma organização.
Formar a identidade de uma empresa não é tarefa fácil, no entanto listamos sete elementos para facilitar no momento em que estiver desenvolvendo uma marca. Confira!
Quais São os Elementos Principais na Hora de Criar uma Marca?
Existem 7 elementos que são essenciais para o desenvolvimento de uma identidade, são eles:
- Nome
- Logotipo
- Símbolo
- Mascote
- Embalagem
- Registro
- Brand equity (valor de marca)
Nome
O nome da marca vai muito além identificar e comunicar o que representa, este deve ser agradável visualmente, foneticamente e graficamente, como é o caso do Blackberry.
Logotipo
O logotipo trata-se da maneira como se escreve determinada marca, isto é, consiste no nome da empresa com formas, cores e símbolos que são capazes de identificá-la.
Cumpre observar que a seleção da fonte deve combinar com a identidade do seu negócio, por exemplo, o Google é uma empresa que possui um âmbito mais descontraído, em virtude disso, sua fonte é diferenciada e possui variações de cores .
Símbolo
O símbolo consiste no elemento que representa a sua marca, ou seja, trata-se da imagem ou figura pela qual sua empresa será identificada (Ex.: Maçã da Apple)
Os símbolos são extremamente importantes para a divulgação do negócio, tendo em vista que o nosso cérebro possui a capacidade de memorizar melhor imagens do que palavras.
Mascote
Denomina-se mascote o animal, pessoa ou objeto animado que irá representar a sua marca, como, por exemplo, o Ronald McDonald’s.
Em virtude destes possuírem caráter lúdico, os mascotes intensificam ainda mais a memorizar a marca.
Embalagem
Trata-se da roupagem dada a marca. Neste quesito, é essencial pensar em cada detalhe: desde o material que será utilizado até a escolha do design.
Registro
Tão relevante quanto criar a identidade visual da marca, é garantir o resguardo legal desta.
Se você criou um nome para sua marca, o recomendável é que consulte no site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para verificar se existem registros semelhantes a sua criação.
Brand equity (valor de marca)
O Brand equity, conhecido como valor de marca, consiste no valor a mais, pago pelo consumidor, para ter a sua marca preferida e não um produto similar.
Um exemplo seria o consumidor que prefere pagar um valor mais elevado em uma Coca-Cola ao invés de comprar refrigerantes mais baratos.
Conclusão
Diante do exposto, podemos verificar que a construção da marca é essencial para a sua empresa, tendo em vista que ela possibilitará que os consumidores identifiquem seu negócio de prontidão, gerando lucratividade de maneira mais rápida.
Desta maneira, para que a marca seja atrativa, existem 7 elementos que são essenciais para se atentar no momento de sua criação: nome, logotipo, símbolo, mascote, embalagem, registro e brand equity (valor de marca).
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