Na matéria anterior falamos acerca das tendências do Marketing Digital em 2020 e, nesta edição mostraremos como crescer nas vendas usando o WhatsApp.
Introdução
Muita gente tem usado a plataforma de mensagens instantâneas para impulsionar ideias de negócios. Quem já tem empresa, adota uma abordagem de venda pelo WhatsApp para incrementar o faturamento. Quem ainda não tem, pode começar justamente pelo aplicativo.
Neste artigo, vamos falar sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de vendas, trazendo dicas valiosas para você elaborar um planejamento estratégico e tirar seu negócio do papel.
Você vai descobrir o que precisa para começar, como abordar um cliente pelo WhatsApp, de que maneira se organizar, como fazer publicidade pelo WhatsApp para se aproximar da audiência e mais, muito mais.
Interessado nesse aprendizado?
Então, tenha uma boa leitura!
Por que vender pelo WhatsApp?
O WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros. Vale para bater papo, se divertir, mas também realizar negócios.
Dá para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, por que não, fechar vendas pelo WhatsApp.
Considerando que o número de smartphones ativos no país supera o de habitantes, não é pouca coisa. Com tanta gente usando o app e fazendo isso das mais variadas formas, por que deixar passar a oportunidade?
Se você já tem o próprio negócio, pode atrair novos clientes que preferem negociar pela plataforma. Se está planejando abrir um, pode até mesmo validar a ideia ali, fazendo os primeiros contatos, estudando o mercado e otimizando a estratégia.
A verdade é que não faltam motivos para apostar nas vendas pelo WhatsApp. Só não dá para fazer isso de forma amadora, sem planejamento.
Então, vamos conferir agora as melhores dicas para se dar bem ao vender pelo app.
1- Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.
Possui uma série de funcionalidades bacanas para você vender mais, a começar pela possibilidade de uso do telefone fixo para registro. Pode parecer um detalhe bobo, mas faz bastante diferença para os clientes que já mantêm contato com você.
Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa. Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.
2 – Não se esqueça de pedir a autorização dos seus clientes
Ponto muito importante.
Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente. Jamais envie mensagens não autorizada. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente. Essa tática tende a ser um tiro no pé.
No mínimo, são grandes as chances de ser um contato improdutivo, sem gerar retorno algum.
Já na pior das hipóteses, o usuário pode fazer um print, denunciar no Procon e nas redes sociais, o que seria péssimo para a sua reputação empresarial.
3 – Organize seus clientes
Você não conseguirá realizar vendas pelo WhatsApp sem organização.
Imagine uma extensa lista de contatos, talvez com 100, quem sabe 500 diferentes nomes e números. Achar o contato que gostaria nessa confusão vai ser como uma agulha no palheiro, sem dúvidas.
Uma boa prática é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio. Isso ajuda a agrupar, por exemplo, aqueles para os quais você vende mais seguidamente.
4 – Crie um cronograma de mensagens
Significa dizer que você não pode simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas.
É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio. Então, de forma bastante prática, tenha um cronograma de mensagens.
Deve ser um instrumento que prevê quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil. Acertar nesse aspecto aumenta muito a chance de ajudar o cliente a passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.
5 – Ofereça conteúdo
O vendedor convencional, que foca na negociação a todo custo, tem pouca chance de dar bons resultados. O envio de dicas relacionadas aos itens que vende pode ser uma poderosa ação de marketing de conteúdo.
Faça isso tanto no formato de texto quanto vídeo e veja como ajuda no engajamento dos clientes. Ainda que seja apenas uma mensagem encaminhada, se ela tiver valor ao usuário, você ganha alguns pontinhos com ele.
Na hora de fechar negócio, talvez seja decisivo para que ele escolha você e não o concorrente.
6 – Construa sua audiência via Instagram e Facebook
Se o seu público-alvo é bastante conectado, por que limitar a sua estratégia de vendas ao WhatsApp? Não faltam boas razões para você usar as redes sociais para alcançar resultados ainda melhores.
No mínimo, um perfil nos canais mais visitados pelo seu público serve para divulgar seu número de contato para vendas. Mas é possível fazer mais.
Use o Instagram para apresentar fotos dos produtos que vende, lembrando que essa é uma rede de grande apelo visual.
Também vale construir uma fanpage no Facebook para postar novidades e interagir com a audiência, respondendo dúvidas e divulgando promoções. Com criatividade e inteligência, você explora o melhor de cada plataforma e otimiza seu plano de vendas pelo WhatsApp.
7 – Capture o número de WhatsApp com recompensa digital
Você lembra o que falamos no item 2 da nossa lista de dicas de vendas pelo WhatsApp?
Sim, era sobre não enviar mensagens sem autorização. Mas como, então, fazer a sua lista de potenciais clientes crescer?
Uma excelente estratégia é a da recompensa digital. Ou seja, oferecer algo em troca do contato e início do relacionamento com o seu negócio.
Funciona assim: você cria um material atrativo, como um e-book, e condiciona o download dele ao registro do celular do usuário. Se for mesmo um conteúdo de interesse do seu público, ele vai aceitar a oferta.
E, assim que deixa o número de contato no seu formulário, se torna um lead e ingressa no seu funil de vendas. A partir daí, é mais um potencial cliente que deve ser nutrido com informações relevantes, que estimulem o seu desejo de compra, nunca esquecendo que esse formulário de captura se beneficia muito de uma bela landing page.
8 – Aproveite o status do WhatsApp
Se você é usuário do Instagram ou Facebook, já deve ter visto o recurso Stories. Nada mais é do que uma publicação que fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição.
O que muita gente ainda não sabe é que pode fazer algo bem parecido no WhatsApp. No caso do app, a funcionalidade se chama status.
Você pode aproveitar o espaço para publicar algo que chame a atenção da sua rede. Assim, todo aquele que tiver o seu número na agenda poderá ver sua mensagem. Vale, por exemplo, para divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda.
Vamos direto ao ponto: não use o seu número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp.
Por mais que você tenha um número bastante conhecido, com vários contatos no aplicativo, ter um novo exclusivamente para o negócio é muito mais profissional.
Isso sem falar que, dessa forma, você consegue determinar regras de contato com a sua empresa, como com relação ao horário.
10 – Crie um número direto do seu WhatsApp e divulgue em seu site e redes sociais
Depois de garantir que você terá um número exclusivo para o negócio, trate de divulgá-lo para o maior número de pessoas possível.
Uma forma prática de fazer isso é gerando um link que, ao ser clicado, remete o usuário para a página na qual adiciona o seu contato.
Conclusão
Você viu nesta matéria um guia completo sobre vendas pelo WhatsApp. Agora, você tem boas informações para construir a sua estratégia e conquistar clientes.
Fonte: Klickpages
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