Na última postagem aprendemos a calcular quanto realmente custa seu produto ou serviço. Dessa vez, mostraremos o que faz uma marca ter sucesso!
Em 2013, a marca mais valiosa do mundo foi a Apple. Seu valor é de US$ 98,316 bilhões. Ao subir ao lugar mais alto do pódio, desbancou a Coca-Cola, que tinha vaga cativa e desta vez ficou em terceiro lugar, atrás também do Google.
Entenda quais pontos você deve se atentar no seu negócio, para ter uma marca forte e consolidada.
Sumário
Ideia Forte
A marca nasce de uma ideia forte, de enxergar como criar um diferencial perante o mercado e de fazer com que dentro da empresa exista clareza sobre isso e comprometimento entre os funcionários. Nasce de uma empresa capaz de oferecer respostas pela inovação e pelo gerenciamento de crises.
Externamente, de fazer com que seus públicos entendam quão diferente a marca é de seus competidores, o grau de consistência, onde está presente nos meios fisico e digital e de sua capacidade de transformação.
Visão
A empresa deve definir uma visão de futuro para a marca que seja inspiradora, utilizando atributos emocionais. A visão é quem vai inspirar os colaboradores a atingir os objetivos e também vai inspirar os consumidores. Mas a visão deve ser algo a ser almejado. Quando já atingiu a maturidade, pode haver uma renovação.
Empresas que antes tinham posicionamento ligado ao funcional do produto estão caminhando para um que seja mais emocional e inspirador. Produtos são facilmente copiados, os atributos emocionais da marca, não.
Temos vários exemplos de empresas centenárias, cujos valores não mudam, mas o posicionamento ou proposta de marca pode ter adaptações ao longo do tempo. Um exemplo é a Coca-Cola. Hoje ela fala de felicidade. Antes, falava quão refrescante era o produto.
Estratégia de Negócio e de Marca
Estes dois grandes momentos estratégicos da empresa andam juntos e estão conectados, sendo que a estratégia de marca potencializa a estratégia de negócio. Bancos existem milhares, mas cada vez mais eles buscam criar um diferencial da marca (exemplo: estar presente no dia a dia das pessoas).
Isto cria uma empatia muito mais forte do que o serviço em si. Cada vez mais se abordam fatores únicos da empresa. É preciso saber como a marca quer ser percebida pelo mercado e qual o campo menos ocupado na cabeça do consumidor.
Erros
Tentar fazer uma cópia de outra marca é um erro. O importante é ter clareza de seus atributos e não ficar olhando o do vizinho. Ser autêntico e saber as qualidades e fraquezas e construir em cima da qualidade.
Revolução Digital
O meio digital está mudando o jeito de consumir qualquer coisa. Hoje, pedimos táxi por aplicativo. No entanto, o comportamento que a empresa tem no ambiente físico tem que ser exatamente o mesmo no digital. Não ter uma politica para as mídias digitais é um risco, pois o mercado está posicionando a empresa, estão falando dela. Isto tem que ser mapeado. Marcas novas conseguem entender melhor a importância desse meio.
Logos em Transformação
Um projeto que envolve a alteração de um logotipo não leva em conta apenas detalhes estéticos. Mais do que a aparência, é preciso pensar no que a nova imagem quer transmitir e como ela fará isso.
Netshoes
Um dos desafios da reformulação foi comunicar a vitalidade e a energia do grupo de empresas virtuais de esporte e lazer Netshoes, algo que a antiga marca não transmitia. Foi criado um logotipo dinâmico que trabalha em conjunto com um universo visual inspirado em um heatmap.
Itaú Cinema
Após a fusão, o Espaço Unibanco tinha um incrível potencial de construção de marca, tanto pelo seu passado quanto pelo potencial de seu futuro. A marca foi revitalizada criando um alinhamento com a comunicação do Banco Itaú. A proposta é que o símbolo da nova marca fosse mutante, para falar de toda a riqueza do universo do cinema, incorporando cada vez mais valores culturais à marca do banco.
Consul
Um dos principais desafios deste projeto foi reposicionar a fabricante de eletrodomésticos Consul como uma marca jovem e inovadora. Outro ponto foi encontrar uma solução de design que permitisse que a marca fosse aplicada de maneira consistente tanto em peças de comunicação quanto em produtos.
Localiza
O rebrand proposta para a rede de aluguel de automóveis Localiza consistiu em ajustes técnicos para resolver problemas de legibilidade e identificação do símbolo, que em alguns casos não era percebido como uma estrada.
Alpargatas
Quando a Alpargatas Brasil comprou a Alpargatas Argentina, um dos principais desafios foi incorporar os valores de integração e espírito de equipe entre as duas empresas. Foi mantido o triângulo, elemento marcante nas duas comunicações já existentes, e dado um novo significado ao seu desenho.
Natura
A evolução da marca Natura tinha como objetivo expressar graficamente o posicionamento, “Bem estar bem”. Das marcas anteriores mantivemos o símbolo composto pela letra n, representando a constante relação que o indivíduo tem consigo mesmo. As cores do símbolo foram inspiradas na luz do sol, transmitindo a riqueza do nosso País.
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