No último artigo mostramos porque contratar uma empresa de criação de sites. Agora veremos como potencializar a sua estratégia com vídeos explicativos.
Você já observou que cada vez mais encontramos na home dos sites, de qualquer segmento mas principalmente de tecnologia, um vídeo explicativo (quase um desenho animado), narrado com um storytelling, aguardando você dar um play?
Que trabalhar com vídeo é uma excelente escolha para o Marketing Digital provavelmente você já sabe. Mas quais motivos levam as empresas a trabalharem com o vídeo explicativo, e como ele tem impactado na metodologia de Inbound Marketing?
Veja como os vídeos e o Inbound têm tudo para andarem juntos e potencializarem os resultados da sua empresa. Entenda mais!
Sumário
O que é um vídeo explicativo?
Existem diversos formatos para um vídeo explicativo, tais como vídeo em 2D, vídeo em 3D, live action, motion graphics, whiteboard, testemunhal e o que produzimos, que é o vídeo explicativo de motion design.
Não existe um formato “vencedor”, o mais importante é que a mensagem transmitida seja consumida rapidamente, de modo interativo e para encantar, sem esquecer de explicar o assunto em questão.
Mas qual o assunto? É indicado que sua empresa tenha pelo menos um vídeo explicativo sobre a sua proposta de valor (dor versus ganho para o consumidor). Contudo, pode ir além, como fizemos este ano criando uma rotina para explicar determinados assuntos diretamente no formato de vídeos explicativos.
1. O vídeo explicativo ajuda em SEO
Um dos pilares do Inbound Marketing é o SEO (o posicionamento orgânico nos buscadores), que, quando bem trabalhado, melhora o ranqueamento e potencializa em múltiplos a quantidade de visitantes do seu site.
Nesse contexto, quem trabalha com Marketing Digital já está habituado a dar uma atenção sobre vários elementos de SEO nas suas principais páginas, como a própria home page. Focar em uma keyword, densidade de conteúdo, velocidade do site, estrutura dos headings etc. são exemplos de cuidados. Um dos pontos-chave no ranqueamento é o tempo de permanência (de navegação) na página.
Nesse contexto, um vídeo explicativo, além de ajudar na comunicação, atua diretamente sobre esse ponto, já que aumenta em 30 segundos, em média, o tempo da navegação quando adicionado em uma página.
Assim, adicionar um (ou mais) vídeos explicativos em uma página-chave para sua estratégia é, portanto, uma ação também de SEO.
Aqui você pode estar se perguntando acerca do tempo médio indicado para um vídeo, ou seja, já que ajuda no tempo de navegação, não seria o caso de ter um vídeo de 5 minutos? Na verdade não. Estudos indicam que a média de consumo do vídeo é de 30 segundos (80%) até 1 minuto (65%) de quem dá o play no vídeo.
Veja por você mesmo: quantas vezes assistiu até o final a um vídeo que passou de um minuto?
2. Vídeo explicativo ajuda em contatos de oportunidades
Ter uma “Thank You Page” é bem importante, pois é ali que se encontra o link final do material rico (do eBook, webinar, planilha etc.). Será por meio dessa página que ficará super fácil controlar o custo por Lead em anúncios. Além disso, você pode colocar uma chamada direta para um pedido de atendimento, na parte inferior da sua Thank You Page.
E aqui novamente um vídeo explicativo encaixa-se perfeitamente. Adicionar um vídeo ao lado de um formulário de atendimento na TYP ajuda a potencializar a quantidade de contatos que são oportunidades para sua equipe comercial.
Para exemplificar, mostramos a Thank You Page de um cliente para quem produzimos um vídeo explicativo.
Com esse formato, tivemos um crescimento de 25% na quantidade de pedido de atendimento, considerando a média levantada pela nossa agência diante de todos os nossos clientes.
3. Vídeo explicativo ajuda growth em viralização
Você já ouviu falar sobre o growth hacking? Em poucas palavras é o Marketing Digital orientado a experimentos, que é responsável pelo crescimento estrondoso de diversas empresas referência no assunto.
Um dos objetivos do growth hacking são ações de viralização. Aqui, sem sombra de dúvidas estamos novamente falando de vídeo.
Logicamente que não precisa ser um vídeo explicativo, mas, quando bem feito e com a intenção de viralizar, o formato de motion design é um aliado, afinal até o momento poucas empresas preocupam-se em produzir uma sequência animada sobre determinado assunto-chave para o seu mercado.
Portanto, um vídeo explicativo também se encaixa no growth hacking.
Extra – Vídeo explicativo: comunicação rápida e para encantar
Como um lembrete final, é válido frisar que o vídeo tem um propósito muito objetivo: uma comunicação clara e encantadora.
Logo, o trabalho de criação precisa cuidar de todos os elementos, desde o foco, o tempo até todo o processo de desenvolvimento, que deverá passar pelo texto a ser narrado, o storyboard, o framestyle, a locução, os elementos, a animação, a trilha e o refinamento final, de modo que o resultado seja claro e encantador.
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