No último post falamos sobre a importância do impulsionamento de publicações no Facebook. Agora veremos alguns pontos fundamentais para se atentar quando falamos de marketing digital.
Aqui no blog, já abordamos como o Marketing Digital pode ajudar você a construir uma empresa de alto crescimento e quais são os elementos estratégicos desse crescimento. Sabemos que o crescimento precisa ser previsível, escalável e lucrativo, e, para isso, defendemos que a empresa se baseie em três pilares: Inbound Marketing, Inbound Sales e Customer Success.
No entanto, antes mesmo de avançar e colocar essa nova estratégia de negócios em prática, é preciso que os empreendedores invistam em algumas frentes, sem as quais não é possível implementar novas estratégias de crescimento. Neste post, vamos falar sobre esses pontos. Confira!
Sumário
1. Conhecimento
Podemos tratar de conhecimento sob dois aspectos diferentes. O primeiro é o fato de que é preciso ter muito conhecimento sobre a área de atuação da sua empresa.
Isso porque, para atrair um público qualificado e que realmente tenha interesse no seu negócio, é fundamental que você conheça os assuntos relacionados ao seu mercado. Afinal de contas, como você vai se tornar uma referência se não tiver o conhecimento necessário para passar para sua audiência?
O outro aspecto é referente aos conhecimentos sobre Marketing Digital. Além de entender sobre o seu mercado, você também precisa saber conceitos e detalhes técnicos para explorar as ferramentas online que podem ser utilizadas pelo seu negócio. São muitos os canais que você pode aproveitar: blog, SEO, Landing Pages, mídias sociais, Email Marketing etc.
Você não precisa ser um especialista em Marketing Digital, mas é importante ter uma compreensão básica e abrangente, e seguir uma metodologia para implementar a estratégia e alcançar os resultados para o seu negócio.
2. Tecnologia
Como estamos falando de Marketing Digital, a tecnologia é condição obrigatória para potencializar os resultados que sua empresa pretende obter. Contar com ferramentas possibilitará a execução das ações nos meios digitais, mas para que você utilize-as de maneira correta, é importantes que elas sejam capazes de 3 coisas:
- Oferecer informações inteligentes para a tomada de decisão;
- Aumentar a produtividade na execução de tarefas;
- Garantir um maior impacto pelo uso correto dos recursos técnicos.
Por exemplo: o disparo de campanhas de Email Marketing tem uma entregabilidade muito melhor quando a ferramenta escolhida para o envio é boa. Outro caso: os posts em mídias sociais têm uma eficiência maior quando conseguimos mensurar e identificar os melhores horários para envio e agendar as publicações.
Há ainda outros exemplos, como a possibilidade de analisar o histórico de um potencial cliente no CRM (Customer Relationship Management), o que pode servir de munição para vendas ou para ações de relacionamento; otimização de Landing Pages para gerar mais conversões e obter dados valiosos dos Leads etc. Em outras palavras, escolher ferramentas que ofereçam essas possibilidades é um passo importantíssimo.
Existem muitas alternativas no mercado: sua empresa pode optar por uma ferramenta integrada, que junte todas as funções em uma única plataforma (como o RD Station), ou por ferramentas específicas (que às vezes são mais aprofundadas) para cada uma das funções (monitoramento, análise, Email Marketing etc.).
3. Tempo investido (pessoas)
Uma das vantagens do Marketing Digital é que é possível desenvolver muitas ações sem grandes investimentos financeiros – como produzir conteúdo para atrair visitantes e para manter o relacionamento. Mas, por outro lado, é necessário investimento de tempo dos profissionais envolvidos.
Por isso, se sua empresa realmente quiser investir em Marketing Digital, reserve um tempo para isso, seja de si próprio e/ou de algum funcionário, e respeite ao máximo essa alocação.
Nós sugerimos no mínimo 5 horas semanais de envolvimento para obter bons resultados. À medida que sentir necessidade e o volume e complexidade das ações forem crescendo, aumente o tempo de dedicação dos funcionários que se focam nessa estratégia. Futuramente, é possível que você precise de um time inteiro para a área de marketing.
4. Paciência
Pode parecer estranho colocar “paciência” como um dos elementos necessários para uma estratégia de Marketing Digital, mas ela é essencial, pois os resultados podem demorar a aparecer.
Por exemplo, o crescimento orgânico – não pago – da audiência, a autoridade frente ao Google e o engajamento do público com a marca são coisas construídas com o tempo. O retorno vem de forma muito mais intensa em médio e longo prazo, apenas depois de alguns meses de investimento.
Por isso, muitas empresas acabam desistindo antes desse período, por acharem que a estratégia não está funcionando. É natural pensar dessa forma, mas recomendamos que se tenha persistência, pois um trabalho de Marketing Digital bem feito tende a trazer bons resultados.
Ainda, se você pensar bem, o crescimento em médio e longo prazo traz um retorno muito significativo. Por exemplo, crescer 10% ao mês em alguma métrica não é complicado. Se você trouxer 100 visitantes em um mês, precisa de pouco esforço para trazer 110 no próximo. O mesmo acontece com outras métricas.
A mágica acontece quando você projeta esses 10% ao mês ao longo de, por exemplo, 3 anos. Isso representa um crescimento de 30 vezes!
Crescer 30 vezes em 3 anos pode servir como um mantra e um objetivo para sua empresa não desistir nas primeiras ações. Com certeza elas serão compensadoras no futuro.
Conclusão
O Marketing Digital tem muito potencial para trazer novas oportunidades de negócio para as empresas. Mas, antes de colocar as ações em prática, é preciso identificar o que é preciso para desenvolver uma estratégia eficaz.
Se você pensa em adotar ou já está adotando o Marketing Digital para o seu negócio, tenha a certeza de que sua empresa tem o conhecimento, a tecnologia, o tempo e a paciência necessários para fazer essa estratégia rodar.
Se você puder agregar todos esses elementos antes de planejar suas ações, provavelmente atingirá os resultados que sua empresa precisa.
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