Sempre que pensamos em grandes marcas, a Apple está, sem sombra de dúvidas, no ranking das melhores e maiores. Mas, você sabe porquê? Bom, o branding da Apple é um exemplo para várias empresas e pode ser para a sua também. 

 

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Estratégia de branding, surpreender o consumidor, ligação emocional, senso de pertencimento, tudo precisa ser perfeito e o DNA disseminado, isso é o que você precisa para conquistar e fidelizar seus clientes. 

 

A estratégia de branding da Apple foi sempre baseada em inovação e design. Num mar vermelho onde tudo é igual, ser o primeiro estabelece uma enorme vantagem de mercado. O primeiro é percebido como o original e aqueles que são lançados depois, como copiadores. 

 

Mas, isso não significa que você não possa aprender a inovar usando os mesmos princípios da Apple. Por isso, nós separamos algumas das lições de branding que ela utiliza. Confira! 

 

1- Defina a sua identidade

 

É difícil estabelecer uma identidade de marca, se não souber qual é a da sua marca. Steve Jobs, disse que o branding da Apple, se desenvolveu em torno da resposta à questão: “O que estamos aqui para fazer?”

 

A resposta a esta questão abriu caminho não só para o marketing e publicidade, mas para todos os aspetos da sua cultura corporativa e as interações com os consumidores.

 

Qual é a missão da sua empresa? Deve primeiro, definir o que a sua empresa quer ser e então depois, encontrar maneiras de comunicar de forma clara e consistente a sua identidade para os seus clientes.

 

2- Seja paciente

 

Deve-se manter sempre atualizado(a), neste mercado em constante mudança, mas não tem de ser necessariamente o primeiro a chegar ao mercado. 

 

É natural para pequenos negócios competirem uns com os outros, mas se estiver sempre a fazer o que os seus concorrentes fazem, não vai ter a oportunidade de liderar. Com isto, não quero dizer que deve ignorar o que os seus concorrentes estão a fazer, a Apple nunca o ignora.

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Deve estar sempre consciente do que os seus concorrentes estão a fazer, mas a sua energia e esforços de branding devem ser usados para criar serviços ou produtos que o diferencie e não que imitem a concorrência.

 

Branding Da Apple

 

3- Crie fidelidade à marca

 

A Apple criou uma base de fãs leais, ao ouvir os seus clientes e ao melhorar constantemente os seus produtos. Steve Jobs, definiu a abordagem da marca ao dizer “Nós nos colocamo-nos no lugar do cliente e perguntamos: O que queremos?”

 

Portanto, se o seu objetivo for vender tantos produtos quantos conseguir, é importante não deixar ninguém de fora.

 

4- Mantenha a sua marca relevante

 

Escusado será dizer, que se a sua marca é tecnológica precisa se manter atualizada. Ao lançar regularmente produtos com tecnologia de ponta, que forneça soluções inovadoras para os problemas dos seus clientes, a Apple fica sempre à frente neste campo.

 

Então, sempre pense em como pode inovar nos seus produtos, em como a sua marca pode oferecer ao cliente uma solução para a sua dor. 

 

5- Simplicidade

 

Existe uma razão pela qual muitos clientes da Apple mantêm a embalagem do produto que compraram, é elegante, simples, e prática. Em todos os aspetos da marca a chave é manter as coisas simples e não complicar a sua mensagem.

 

6- Seja consistente com a sua marca

 

Alterar frequentemente o nome da sua marca ou mudar radicalmente o seu logótipo, prejudica o reconhecimento e compreensão dos consumidores de identificar a sua empresa.

 

Contudo, se o seu branding não funciona para a sua empresa, então deve investir num logotipo profissional e noutras táticas de rebranding. Mas, quando tem a identidade que atende às suas necessidades, é vital continuar com ela.

 

Isto garante aos clientes uma sensação de familiaridade quando veem um produto da Apple, conseguem reconhecer um produto novo da Apple, mesmo que ainda não tenham ouvido falar nele.

 

Aproveite estas seis táticas e adapte-as ao seu modelo de negócio, para que ajude a manter a sua marca na direção certa. 

 

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Fonte: MM, Design Portugal 

 

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