Anteriormente vimos que quando falamos de Marketing Digital em Balneário Camboriú / SC a melhor opção é a Suprema Propaganda. Dessa vez, daremos dicas para a sua fanpage no Facebook ganhar mais engajamento.

O Facebook é uma ferramenta poderosa. Com quase dois bilhões de usuários ativos mensalmente, você precisa se dirigir a esta rede social como se fosse a um local onde estão oferecendo sorvete de graça – ou seja, é um local onde você tem que estar. Não importa se seu negócio oferece consultoria financeira, bijuterias artesanais para cachorros ou até estatuetas feitas de alface, não há qualquer argumento que possa ir contra a importância de fortalecer a presença do seu negócio online e promover a sua marca através do Facebook.

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O primeiro passo que você precisa tomar é criar um site incrível com a Suprema Propaganda para mostrar as maravilhosas qualidades do seu negócio. O segundo é criar sua página no Facebook. Agora tudo o que você precisa fazer é encher ambos com excelente conteúdo – impressionante e cativante. Apesar de sua página do Facebook às vezes servir a propósitos semelhantes à missão do seu site, é importante otimizar o conteúdo da rede social e criar ideias originais e exclusivas para seus seguidores.

Ofereça Variadas Formas de Conteúdo

O mundo mudou. Logo, logo os avós vão contar aos seus netos sobre a época onde estavam restritos a postar atualizações do status no formato “Fulano está ________”. A plataforma atual do Facebook oferece uma experiência variada e interativa que te permite alcançar seu público alvo de diversas formas. Seus seguidores vão ficar saturados se você só publicar posts escritos. Por outro lado, ficar exclusivamente com fotos e vídeos não vai fazer de você o rei/rainha da rede social.

Os diferentes tipos de conteúdo que você está proporcionando, supostamente devem prender a atenção dos seus leitores. Ninguém espera que você tenha legendas escritas ao estilo do Veríssimo, por exemplo, mas pelo menos tente fazer com que cada visita à sua página seja como desembrulhar um pequeno simples. Por esse motivo, quando pensar a respeito de um novo post, você deve criá-lo de forma interessante e surpreendente. Olhe para seu perfil partindo de uma perspectiva semanal ou mensal e se certifique de estar usando todos os tipos de mídia que estão à sua disposição. Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Você anda postando muitas fotos ultimamente?
  • Quando foi a última vez que você postou um vídeo bem legal?
  • Está aproveitando ao máximo a fantástica ferramenta Facebook Live?
  • Você usa a opção de cor do “background”?
  • Você já entortou o pescoço dos seus seguidores com um vídeo ou imagem 360o?

Se você sobreviveu ao recente bombardeio agressivo de perguntas, agora deve ler as perguntas de novo para ter certeza de que está usando o espectro total dos tipos de conteúdo para sua página no Facebook.

Bônus: Depois de terminar seu doutorado na Arte do Facebook, não esqueça como é importante usar os recursos legais que o Facebook proporciona para diversificar o seu conteúdo. Emojis, check-ins, sentimentos e claro, aquelas famosas hashtags. Todos adicionam um grande valor ao seu conteúdo.

Escolha Sua Voz

Quando as pessoas preenchem seu perfil pessoal normalmente elas desenvolvem uma voz exclusiva. Nós compreendemos o estilo geral de conteúdo que podemos esperar de uma tia, do aluno encrenqueiro que agora só está em função do futebol, ou daquele cara esquisito do trabalho que só pensa em lagartos. A coisa começa a ficar um pouco mais complicada quando se trata de uma página corporativa, já que um de seus principais objetivos é alcançar novos públicos e conseguir que mais pessoas conheçam e Curtam sua página. É importante sempre manter um estilo único que seja a característica do seu conteúdo – uma voz que seus seguidores reconheçam em cada campanha, legenda ou vídeo.

É importante sempre manter um estilo único que seja a característica do seu conteúdo – uma voz que seus seguidores reconheçam em cada campanha, legenda ou vídeo.

O primeiro passo é reconhecer o “tom” do seu texto – você pode ser engraçado e brincalhão, sarcástico e espirituoso ou apenas informativo. Não importa qual opção você vai escolher, consistência é a “regra do jogo”. Você não vai querer deixar seus leitores confusos! Além disso, seu estilo exclusivo deve ser usado em todos os tipos de mídia que se encontram em sua página. Na maioria das vezes, misturar fotos artísticas em preto e branco com as fotos de baixa qualidade de tudo o que há de mais louco em seu escritório não vai trazer qualquer benefício à sua página. Lembre-se, estas regras se aplicam a todo o tipo de conteúdo que você publique.

Dica dos profissionais: Não importa qual voz você escolher, não esqueça nunca suas chamadas de ação. No meio de todos os métodos modernos de marketing isto pode até parecer meio antiquado, mas você talvez nem saiba como isso é importante. Adicione um “marque seu amigo”, “confira este _____” ou “diga-nos o que você acha nos comentários”. Você vai ficar espantado com o poder dos CTAs.

Saiba Quais São Seus Objetivos – Não Se Iluda

Após definir a personalidade do seu negócio, vem o momento de assegurar-se de que seu conteúdo serve aos objetivos da sua marca. Decida se você quer construir a sua reputação, promover um produto novo, alcançar novos públicos ou talvez dar a seus clientes uma nova maneira de entrar em contato com a sua empresa. Além disso, não se esqueça das pequenas coisas – altere a URL da sua página no Facebook para que inclua o nome da sua marca em vez de números aleatórios, pense em incluir uma marca-d’água em fotos e vídeos originais que você ache que podem viralizar, preencha todos os detalhes do seu perfil e faça Like em páginas de parceiros da sua empresa ou de outras filiais da sua companhia.

Com a sua voz na rede social e os objetivos da sua empresa em mente, você está pronto para criar um conteúdo que seja adequado às suas metas. Conseguir centenas de Curtidas (ou outras reações) pode ser divertido e gratificante, mas às vezes você se pergunta “para que isso?”. É importante lembrar que mesmo que você tenha muita vontade de postar mais fotos de bebês abraçados a gatos, isso não vai aumentar a divulgação da sua marca se o seu negócio é vender carros. Trata-se de um equilíbrio delicado entre os posts verdadeiramente relacionados à sua marca e aquele conteúdo fofo que provavelmente vai atrair mais atenção e interação.

Trata-se de um equilíbrio delicado entre os posts verdadeiramente relacionados à sua marca e aquele conteúdo fofo que provavelmente vai atrair mais atenção e interação.

O Facebook te dá a oportunidade de atualizar seu serviço de atendimento ao cliente com respostas rápidas, educadas e, na maioria das vezes, públicas. Se posicionar como uma “marca estilo Khaleesi” – fácil de alcançar, agradável e justa – pode realmente trazer benefícios para a sua empresa.

Tenha Um Cronograma Definido para Seus Posts

Postar no Facebook às vezes pode ser como uma comédia pastelão – o timing é tudo. Você não deve escrever só um post uma vez por mês, mas também não deve bombardear seus seguidores com cinco posts por hora. Mais ainda, pense antecipadamente sobre datas importantes que você possa querer mencionar ou até comemorar em sua página do Facebook. Pode ser uma imagem em homenagem a um feriado nacional ou um vídeo meio imbecil para comemorar o dia da pizza ou divulgar uma campanha da Associação Internacional de Proteção às Borboletas do Afeganistão. Há sempre uma data estranha para comemorar na esfera cibernética e isso te permite criar conteúdos divertidos e pertinentes. Monte um calendário de datas social para ter a certeza de que não vai esquecer nenhuma data especial.

No entanto, agendar posts não é apenas para as datas especiais. Isto é uma parte vital da administração de um fluxo constante de conteúdo que irá maximizar o número de cliques, impressões ou comentários – seja lá o qual for o objetivo da sua marca. Pode até parecer trivial para a maioria dos administradores das redes sociais, mas se você não está usando a ferramenta de agendamento do Facebook (ou qualquer outra alternativa externa), você está dificultando a sua vida desnecessariamente. Não há motivo para colocar o despertador para as 3:00 da manhã para poder interagir com seguidores do outro lado do mundo. Crie seu conteúdo antecipadamente e deixe sua agenda em dia para poder focar nos eventos ao vivo (e nas pegadinhas do escritório!).

Analisar e Otimizar

Uma outra parte importante do guia de otimização de sua rede social envolve a maravilhosa ferramenta de Informações do Facebook que permite analisar e monitorar a interação do usuário com sua página. Quando se trata da decisão do cronograma de posts, como mencionamos no parágrafo anterior, as Informações fornecem dados claros que ajudam a decidir qual o melhor horário do dia e qual o melhor dia da semana para você postar. Além do seu cronograma, a ferramenta Informações é imprescindível para melhorar o desempenho da página. Qualquer pedacinho de informação que é dada, está ali por um motivo, indicado para melhorar a sua compreensão da atividade na sua página:

  • Quando seus seguidores estão interagindo?
  • De onde são seus seguidores?
  • Quem eles são? (idade, gênero)
  • Com qual tipo de conteúdo estão interagindo?
  • Como estão interagindo com seu conteúdo?

Uma vez que você começar a usar a ferramenta Informações, todas as questões mencionadas acima serão respondidas. Isto vai permitir otimizar seu conteúdo escolhendo os tipos de posts que funcionam melhor para a sua página, aprimorando seu cronograma de publicações e adaptando seu conteúdo às características dos seus seguidores. Com esta informação extra na mão é garantido que você vai dar uma acelerada no ritmo para alcançar seus objetivos.

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