Anteriormente falamos sobre o que são sites responsivos e seu impacto no número de acessos. Dessa vez, abordaremos a principal rede social do momento, o Facebook.

Camila Porto é uma das autoridades em mídias sociais no país e já ensinou a alguns milhares de empreendedores as boas práticas das redes e como usá-las para fazer negócios. E agora é a sua vez!

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O site Impulso Digital conversou com a Camila e ela deu 5 conselhos essenciais para você obter os melhores resultados no Facebook. Veja só.




01. Se você não acreditar no Facebook, não vai acontecer

A especialista explicou que existem dois tipos de empreendedor: o que acredita no Facebook como um lugar para fazer negócios, e por isso investe e leva a sério a rede, e o que ainda acha que a criação de Mark Zuckerberg não passa de entretenimento.

Os integrantes do segundo grupo, mesmo quando têm uma fanpage, não acreditam na estratégia, e por isso não se empenham em fazer acontecer: não têm comprometimento com a periodicidade das postagens, não levantam temas interessantes para dialogar com o público, não pensam em maneiras de atrair novos seguidores, e muito menos param para metrificar os resultados e otimizar suas campanhas. E, muito provavelmente, é por isso que o Facebook não gera conversões para eles.

Para os descrentes, Camila explica: “Pense no seguinte: quando você vai fazer marketing, o que mais precisa é de uma audiência. O Facebook tem uma audiência de 90 milhões de brasileiros. Se você tem de estar onde seu público está, o Facebook é um excelente canal”.

A especialista completa, ainda, dizendo que, junto com um grande público consumidor, a rede ainda tem uma boa capacidade de segmentação, o que significa uma maior possibilidade de atingir o público que poderá se interessar por seus produtos.

02. Conteúdo conecta as pessoas

“Redes sociais são baseadas em relacionamentos”, diz Camila, “é extremamente importante se relacionar com as pessoas com o seu conteúdo próprio, e não ser aquela empresa que só entra em contato para vender”.

E esse relacionamento tem uma série de particularidades. Para começar, ele deve ser frequente. Um dos motivos de estar em uma rede social é estar próximo do público, mas se você postar uma vez por mês, talvez o consumidor acabe se esquecendo da sua marca.

Também é preciso pensar muito bem o conteúdo, desde os assuntos a serem tratados até a hora de publicação. Não se esqueça que suas atitudes na rede vão começar a formar uma ideia sobre sua marca na cabeça do consumidor.

03. Mídia paga ajuda você na competição

Foi-se o tempo em que era possível ter bons resultados no Facebook só com alcance e engajamento orgânico. Assim como você, outros milhões de empreendedores também usam o Facebook. E, para garantir espaço na timeline dos seus fãs, é preciso investir.

É muito importante que o seu negócio, independentemente do tamanho, destine uma verba para anunciar nas mídias sociais”, diz a especialista.

Camila enfatiza que os anúncios na rede têm preços muito mais acessíveis do que outras mídias, e que podem caber bem no bolso de pequenos empreendedores.

04. Nem todo mundo é seu público

A Camila é taxativa: “Um erro comum dos empreendedores é achar que todo mundo quer comprar os seus produtos”. De acordo com ela, você deve saber bem quem é o público interessado no seu segmento e falar especialmente com ele, afinal, são esses consumidores que vão gerar vendas para você e propagar sua marca por aí.

É possível segmentar a audiência, e você deve fazer isso, por mais amplo que seja o seu mercado. Quando você foca seus esforços em atingir quem realmente pode trazer resultados para seu e-commerce, está trabalhando para trazer novos clientes e fortalecer a relação com aqueles que você já conquistou.

05. Planejamento antes do “fazejamento”

O planejamento é uma parte chata, segundo a consultora, mas é também uma das mais importantes. “O que acontece é que as pessoas colocam as campanhas no ar e elas não dão resultados porque não existe nenhuma tática”, conta Camila.

Comece sabendo com quem você quer falar (público), o que quer dizer (mensagem) e o que deseja conseguir com isso (objetivo). Este é o planejamento básico para montar uma estratégia realmente eficiente.

Então, gostou da entrevista? Dá um curtir, compartilha nas redes sociais e comenta aí embaixo o que você achou.

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