Recentemente mostramos 10 erros que acabam com o engajamento no seu Facebook. Agora veremos algumas dicas para melhorar a usabilidade do seu site.
A usabilidade (termo criado para definir a facilidade com que as pessoas podem utilizar um objeto em seu 1º contato com ele) de um site está diretamente relacionada à experiência de navegação de seus visitantes.
Dessa forma, podemos entender que uma página com boa usabilidade é uma página na qual qualquer pessoa, independentemente da sua experiência na internet, consiga encontrar as informações que precisa sem grandes dificuldades.
Saiba mais sobre esse assunto a seguir:
Sumário
Qual é a importância da usabilidade?
É importante lembrar que qualquer site tem um objetivo específico, seja ele a conquista de novos clientes, a geração de leads ou a realização de vendas on-line, por exemplo. Porém, um site confuso e difícil de navegar pode assustar os usuários da internet, fazendo com que eles abandonem a página sem finalizar a conversão.
Além de prejudicar a conquista de resultados, uma experiência de navegação ruim pode prejudicar a imagem de sua empresa perante os seus clientes, prejudicando a saúde de seu negócio.
Agora, vamos mostrar 4 dicas para melhorar a usabilidade do seu site. Confira:
Como melhorar a usabilidade do seu site?
1. Construa um site leve e responsivo
O 1º passo para garantir uma boa experiência de navegação para os visitantes é investir em um layout leve e organizado. Isso vai ajudar o seu visitante a não ficar perdido entre vários elementos da página.
Além disso, é muito importante que seu site funcione corretamente em qualquer tipo de aparelho (desktop, tablet, smartphone etc.).
Acredite, com um site leve e responsivo, o seu cliente não se sentirá frustrado por não conseguir encontrar o que precisa na página.
2. Seja claro e objetivo
Outra boa prática é ser bem objetivo na construção de conteúdo de seu site, mostrando com poucas palavras o que o seu visitante deve fazer para encontrar aquilo que procura.
Isso fará com que ele perca menos tempo tentando entender o que você quis dizer em cada link, título ou frase. Portanto, use imagens e o menor número de palavras possível para transmitir a sua mensagem.
3. Invista nos testes A/B
Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma fórmula mágica para construir um site com boa usabilidade. Por isso, o ideal é fazer testes até que encontrar uma versão da página com a melhor usabilidade. E uma ótima ferramenta para isso é a realização de testes A/B.
Os testes A/B consistem na criação de 2 ou mais versões de uma mesma página, com alguns elementos diferentes entre si. Essas páginas são publicadas simultaneamente e são testadas por usuários reais.
Ao final de um período de avaliação, os resultados são comparados. A página que gerar bons resultados é encarada como a melhor versão e passa a ser utilizada como padrão em seu site.
4. Colha feedback de seus clientes
Uma forma simples de melhorar a navegação do seu site e garantir é perguntar, diretamente para os seus clientes, quais elementos da página poderiam ser aperfeiçoados.
Essa prática pode te ajudar a ter informações úteis que você dificilmente coletaria ao avaliar a interação das pessoas com o seu site. Assim, você poderá realizar ajustes.
Não se esqueça de realizar testes A/B para comprovar a eficiência das sugestões.
Para criação de site em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, agência digital líder no mercado. Solicite um orçamento sem compromisso clicando aqui!
E você, ainda tem dúvidas sobre como melhorar a usabilidade do site de sua empresa? Então deixe um comentário neste post e compartilhe as suas questões!