O marketing digital é uma área do conhecimento ainda muito recente. Surgiu com a consolidação da internet e os meios digitais, que a cada dia vão passando por mais transformações.
Por isso, não é raro existirem muitas dúvidas de empreendedores a respeito disso. Em alguns casos, as pessoas tiram até conclusões precipitadas baseadas em visões simplistas do Marketing Digital.
Por isso, hoje, vamos falar sobre 3 mitos que envolvem o Marketing Digital e que podem estar atrapalhando o seu negócio. Vamos lá?
Sumário
1. Tenho um pequeno negócio e é melhor ainda não investir em marketing
Antigamente, os pequenos empresários tinham a ideia de que um investimento maior em marketing era coisa de grandes empresas, mais robustas e com nome mais consolidado.
Porém, a internet trouxe mudanças e, hoje, é essencial que cada empresa tenha sua estratégia de marketing bem definida justamente pelos avanços digitais e tecnológicos que tivemos nos últimos anos.
Hoje, cada consumidor que tem um celular ou computador com acesso à internet pode encontrar sua empresa. Aliás, é importante você estar presente nas redes sociais e ter um site com bom conteúdo, do contrário os seus concorrentes terão vantagem sobre você.
E por mais que você pense que é um investimento além da conta, todos esses recursos são mais baratos. Os custos de manter um blog com bom conteúdo, manter redes sociais, são muito baixos e podem te trazer um retorno financeiro surpreendente.
2. Marketing Digital é só para empresas com operações online
Essa é outra ideia errada muito comum entre as empresas. Mesmo que você tenha uma loja física, o marketing digital pode ser aplicado ao seu negócio.
O Marketing Digital se divide em inbound marketing e outbound marketing. E as estratégias digitais são muito utilizadas no inbound marketing.
Para entender melhor a diferença entre os dois conceitos. O outbound marketing é quando a empresa procura o cliente, através de anúncios, inserções na rádio e na TV. O inbound marketing é quando o cliente procura a empresa.
Imagine, numa situação hipotética, que um cliente esteja procurando por uma academia para musculação e você é dono de uma academia. Ele digita nos mecanismos de busca algumas palavras-chave para encontrar um estabelecimento que supra as suas necessidades.
Se sua empresa estiver fazendo uma boa estratégia de marketing digital, esse cliente provavelmente vai encontrar sua academia na internet.
Porém, se você não estiver desenvolvendo uma boa estratégia, ele vai encontrar a academia do seu concorrente.
Esse processo acontece praticamente em todos os segmentos econômicos. Então, não importa se você tem loja online ou física, você vai precisar de uma estratégia de marketing digital.
3. Marketing Digital é uma “moda” e vai passar
Muitas pessoas ainda têm a ideia de que o Marketing Digital é uma moda desta época e que irá passar em breve.
Na verdade, a tendência é o contrário! O Marketing Digital não só veio para ficar, como também vai se tornar mais normalizado e complexificado com o tempo.
Pensar que o marketing digital pode passar é semelhante à ideia de achar que algum dia deixaremos de usar smartphones ou internet. Atualmente isso é impossível de acontecer. A sociedade não vai mais retroceder neste ponto.
É importante notar que a atual geração de jovens são nativos digitais, isto é, já nasceram em meio a todos esses avanços tecnológicos e isso já lhes soa como natural. Diferentemente dos imigrantes digitais, que nasceram numa época em que essas coisas não existiam e tiveram de se adaptar.
Assim, à medida que os jovens assumirem mais postos de trabalho no mercado, a tendência é que seus hábitos de consumo se consolidem. Hoje, eles estão acostumados a pesquisar tudo na internet e, certamente, irão manter esse hábito para o resto da vida.
Conclusão
Como você viu neste artigo, o Marketing Digital é essencial não somente para quem quer crescer no mercado, mas sim para quem quer sobreviver. Quem não investir nesse ponto está colocando seu negócio em risco.
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