Recentemente, vimos que a Suprema Propaganda também atua na cidade de Balneário Camboriú oferecendo o serviço de Gerenciamento de Redes Sociais. Agora veremos o que são essas siglas, B2B e B2C, qual tipo de negócio elas representam e como funciona o marketing digital em cada um deles.

B2B significa, business-to-business, é a abreviação dessa expressão em inglês. O significado de B2B se refere a duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor. Por exemplo, quando uma empresa que fabrica detergente vende seus produtos para um mercado.

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o B2C (business-to-customer), se usa quando o consumidor final é uma pessoa física. Por exemplo, quando o mercado vende o detergente para a dona Maria.

Mesmo que você não tenha ouvido falar dessas siglas, a mecânica dos negócios é bem conhecida e fácil de entender.

O Marketing Digital é uma excelente ferramenta tanto para negócios B2B como B2C, mas é preciso que você saiba bem a diferença entre os modelos para arquitetar a melhor estratégia.

Em grande parte do conteúdo que vemos na web e fora dela, encontramos dicas e informações sobre marketing para negócios B2C. Mas e se meu negócio for B2B, as técnicas e estratégias são as mesmas? Nem sempre. Às vezes, essas estratégias podem coincidir, mas a abordagem sempre se diferencia.

O Marketing Digital B2C

Você já deve ter ouvido falar de como a Dell, em 2009, vendeu mais de US$ 3 milhões em notebooks nos EUA por meio de seu perfil no Twitter.

Então, quer dizer que criar um perfil no Twitter é a solução para o marketing de qualquer negócio? Errado! A questão é que a abordagem da Dell foi coerente com o público alvo e com o momento da campanha.

No caso dos notebooks, já existe um anseio natural por esses aparelhos, pois esse tipo de aparelho faz parte da rotina das pessoas seja para lazer ou trabalho. É algo tão comum, quanto uma TV ou aparelho de som.

Portanto, para os possíveis clientes da Dell, basta um estímulo, como uma promoção, um sorteio, uma campanha chamativa, para que eles tomem a decisão de optar pelo compra dos aparelhos da Dell.

Logicamente, que o seu negócio compete com outros, e no caso da Dell, com a HP, Asus e outros. Ou seja, a sua oferta deve ser melhor ou se equiparar com a da concorrência para ter um resultado tão significativo como o da Dell.

Outro ótimo exemplo de Marketing Digital B2C no varejo brasileiro é a Netshoes. Seus links patrocinados e banners personalizados em sites de esportes são extremamente efetivos para gerar e capturar demanda.

Reparem que nos exemplos acima as empresas possuem canais de venda direta pela própria internet. Há ainda uma grande quantidade de outras empresas B2C que estão longe disso e que usam o Marketing Digital da mesma forma que o tradicional, ou seja, para gerar afinidade com a marca e demanda no ponto de venda.

Bons exemplos são as campanhas da Coca Cola, Vivo, Tim e outras empresas que não usam a internet para venda direta.

Uma observação importante: vendas B2C mais complexas como, por exemplo, as de carros e investimentos financeiros, tendem a ser mais racionais e podem ser tratadas da mesma forma que as do Marketing B2B.

O Marketing Digital B2B

Em B2B geralmente acontece o contrário. Os produtos têm uma venda complexa e ciclo mais longo. Apenas um estímulo não funciona, é necessário um convencimento.

Geralmente, nesse tipo de compra há muito mais risco, pessoas, pesquisas e análises envolvidas no processo, o que torna a confiança no fornecedor essencial.

Como gerar esse convencimento? Demonstrando autoridade e seriedade na área em questão. Algumas das formas de se fazer isso é com marketing de conteúdo, participação em eventos do nicho, automação de marketing, e-mail marketing, vídeo marketing e outbound marketing.

Na própria Suprema Propaganda fazemos isso. Grande parte da nossa estratégia é gerar conteúdos como esse, e-mails e vídeos, que atuam como evangelistas do seu trabalho.

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Participar em eventos, apoiar causas, colocar reforços de marca como outdoors e outras ferramentas como native ads são ótimas soluções para quem quer se destacar nos negócios B2B.

E qual é o seu tipo de negócio? Conta para gente nos comentários!

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