Quando a Covid-19 surgiu, ninguém imaginou que esse vírus iria impactar de forma tão expressiva a economia mundial. O que acabou influenciando na rotina e decisões do ecossistema de inovação e marketing para startups em São Paulo.
A cidade se tornou a capital financeira do país e um dos ecossistemas mais promissores do mundo. Quando o assunto é startups, são quase três mil na capital paulista, representando 20% do total brasileiro.
Por se tratar de um modelo de negócio inovador, desenvolver estratégias de marketing de forma planejada e técnica pode influenciar diretamente nos resultados. Afinal, as ferramentas de marketing vão direcionar as ações da startup no mercado, para melhor atender o público-alvo.
O marketing para startups é essencial para a sobrevivência e crescimento do negócio em um mercado repleto de disputas acirradas. Contribuindo para ter um bom posicionamento de marca, atrair clientes e atingir objetivos.
Sumário
Estratégias de marketing digital para startups
A internet é utilizada constantemente por todos os clientes, seja para trabalho ou entretenimento. Dessa forma, é o lugar ideal para aplicar estratégias de marketing e atrair os clientes — é um meio de comunicação extremamente eficiente e com ótimo custo-benefício.
As estratégias de marketing digital mais apropriadas para startups, são:
- Utilizar o SEO;
- Marketing de conteúdo;
- Ferramentas de análise de resultados;
- E-mail marketing.
Dicas de marketing para startups
O marketing digital é essencial para todas as startups, especialmente por posicionar a marca de forma estratégica e desenvolver soluções para atender melhor o público. Nós separamos algumas dicas infalíveis para impulsionar a startup e seguir uma trajetória promissora!
1- Analise o mercado
Para ter ações de marketing eficientes, o primeiro passo é fazer um análise sistemática do mercado. Pesquise tudo sobre a concorrência, pontos fracos e fortes, e as principais tendências do seu segmento de atuação.
A análise do mercado fornece informações importantes para orientar as estratégias e saber o que reunir para se destacar. Auxilia, sobretudo, a reduzir os custos, pois permite uma visão mais clara do que pode ser feito para ter diferenciais.
2- Desenvolva conteúdos relevantes
A produção de conteúdos não é simplesmente escrever sobre um assunto. É necessário aplicar técnicas que sejam relevantes e despertem o interesse do público, chamando a atenção para assuntos que sugerem a resolução de problemas.
Os conteúdos são uma maneira de estreitar o relacionamento com os clientes, promovendo o engajamento com a marca. Por esse motivo, devem ser criativos e estratégicos, com uma linguagem adequada para criar novas oportunidades de negócio e aprimorar os resultados.
3- Use as redes sociais
As redes sociais são ferramentas importantes para implantar ações de marketing digital. Além da possibilidade de fazer campanhas segmentadas, a abordagem é mais agradável, o que aumenta as possibilidades de atrair clientes.
Dessa forma, é fundamental estar presente e manter postagens frequentes nas seguintes redes sociais:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Pinterest;
- YouTube;
- Snapchat;
- Twitter.
Fonte: Remessa Online, Startupi, Neil Patel
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