Criado em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram se tornou uma rede social indispensável para marcas que desejam conquistar o público-alvo. Por ter um apelo visual (com foco em fotos e vídeos), a mídia desperta facilmente a atenção e a curiosidade dos usuários.

Atualmente, o Instagram conta com um bilhão de perfis ativos ao redor do mundo, e esse número só tende a crescer. Segundo o Hootsuite, o botão “Curtir” é clicado mais de quatro bilhões de vezes por dia e 80% dos usuários seguem ao menos uma conta comercial.

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Logo, se o seu objetivo é vender pelo Instagram, confira a seguir 3 dicas para otimizar o seu perfil, atrair mais seguidores e aumentar o tráfego do seu negócio online!

Como Aumentar Engajamento No Instgram

Planejamento de conteúdo

Já sabemos que imagens iluminadas e bem enquadradas junto de legendas complementares são a base de qualquer publicação. Contudo, há outros detalhes que podem fazer toda a diferença no engajamento (e que muitas vezes são esquecidos).

Acompanhe-os abaixo.

1. Use hashtags

Hashtags são palavras-chave precedidas pelo símbolo do jogo da velha (#). Inicialmente, eram utilizadas apenas no Twitter, mas, com o passar do tempo, foram se espalhando por todas as redes sociais, chegando inclusive no Instagram.

Elas servem como marcadores de conteúdo: ao clicarmos em uma hashtag, somos direcionados a uma lista de publicações que foram etiquetadas com a mesma tag. Assim, as marcas que utilizam-nas em seus perfis têm mais chances de serem encontradas pelos usuários.

Por exemplo: se o seu negócio é voltado para moda, as mais indicadas são #moda, #fashion, #estilo, #look e #lookdodia.

Entretanto, é importante ter cuidado com a quantidade para não gerar legendas (nem comentários) poluídos visualmente. O Instagram permite até 30 hashtags por publicação, porém, é recomendado de 5 a 6 (no máximo 10).

Ademais, use a barra de pesquisa da própria rede social e digite os termos que gostaria de postar. Na sequência, serão sugeridas outras palavras-chave similares e relacionadas à sua busca.

2. Atente-se aos horários

De nada adianta ter conteúdos interessantes se os mesmos não são publicados nos momentos em que seus seguidores estão online. Ao longo dos últimos anos, muitas análises foram realizadas para definir os períodos em destaque, e uma das mais populares é a do Sprout Social.

De acordo com tal software, os melhores horários são quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h, e sexta-feira às 5h; e os piores dias são domingo e segunda-feira.

Todavia, nem tudo deve ser levado “a ferro e fogo”, pois há públicos-alvo com diferentes rotinas. Se o foco são adolescentes, por exemplo, os momentos mais indicados são os contraturnos escolares. Já se o objetivo é alcançar adultos entre 30 e 40 anos, os horários fora do expediente são os ideais.

Portanto, a principal dica é testar: acompanhe as publicações que possuem mais curtidas e comentários e quais períodos elas foram ao ar. Desta maneira, você poderá se concentrar naqueles que trazem maiores resultados para, assim, divulgar os seus produtos.

Instagram Stories

Lançado em 2016, o recurso Stories chegou para revolucionar o Instagram. Diferentemente das publicações do feed, as fotos e os vídeos desaparecem após 24 horas – exceto quando são adicionados aos “Destaques”.

3. Faça bom uso da função “Destaques”

“Destaques” ou “Highlights” é uma das mais recentes funcionalidades do Instagram Stories. Através dela, é possível fixar as histórias que desejar no seu perfil. Elas ficam disponíveis por tempo indeterminado e são excelentes meios para compartilhar conteúdos relacionados à marca.

Essas abas se localizam abaixo da biografia e são personalizáveis: você pode escolher os títulos e as capas. Se o seu e-commerce é voltado para cosméticos, por exemplo, que tal criar diferentes divisões com dicas de beleza, tutoriais rápidos de maquiagem e linhas de produtos?

Se você possui uma loja física também, vale elaborar um destaque para mostrar o dia a dia por lá, como fotos com clientes e novas coleções. Contudo, é importante ter em mente que os highlights devem ser utilizados para conteúdos mais perenes, ou seja, que não tenham “datas de validade”.

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