Quando perguntamos às pessoas qual é a sua definição de sucesso profissional, muitos respondem instantaneamente: “eu adoraria abrir meu próprio negócio”.

Há muitas razões para que esse desejo seja tão comum. No entanto, ao pensar em boas ideias de negócios para se tornar seu próprio chefe, é difícil saber por onde começar, não é?

banner ebook

Você também tem esse desejo? Acha que escolheu a carreira errada? Seu sonho é escolher seu próprio horário de trabalho? Quer ter a autonomia para decidir quais são as melhores estratégias para alcançar seus objetivos? Adoraria decidir onde trabalhar?

Escolha a opção que mais tem a ver com você e comece a planejar seu negócio.

1. Restaurante especializado em um nicho específico

Se você pensa em abrir um restaurante, provavelmente sabe que existem milhares de opções já disponíveis no mercado. É por isso que o número de concorrentes é muito alto (e se distinguir dos outros não é uma tarefa fácil).

No entanto, se você pensa em um nicho específico, as chances de sucesso são muito maiores, porque você terá um público específico e poderá definir todas as suas estratégias pensando nele, além de ter poucos concorrentes no mercado.

Para te ajudar, pensamos em alguns exemplos:

  • Restaurante vegetariano (sem carne);
  • Restaurante de comida vegana (sem ingredientes de origem animal);
  • Restaurante de alimentos com baixas calorias;
  • Restaurante dietético para diabéticos;
  • Restaurante de saladas com ingredientes puramente orgânicos;

Você pode perceber que, em todos esses casos, há um público-alvo específico: pessoas que não comem carne, pessoas que possuem a filosofia da vida vegana, pessoas que querem perder peso, pessoas com diabetes e pessoas que se preocupam com sua saúde e não querem consumir alimentos com transgênicos, por exemplo.

Essa é uma tendência muito importante no mercado de hoje: concentre-se na necessidade de um grupo de pessoas e sirva-os da melhor maneira possível.

2. Venda de alimentos congelados

Uma das melhores ideias de negócios para quem quer ser seu próprio chefe é a venda de alimentos congelados, especialmente quando se fala de refeições saudáveis, nutritivas e caseiras.

Hoje, há uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que consumimos e, ao mesmo tempo, as pessoas querem opções práticas e rápidas (porque quase ninguém tem tempo para ficar cozinhando durante horas).

É por isso que a venda de alimentos congelados é uma excelente opção comercial. Se você tem a capacidade de cozinhar, esta é uma boa possibilidade, e pode começar com pouco investimento, até mesmo atraindo clientes do seu ambiente social.

3. Food Truck

Você provavelmente já deve ter visto um Food Truck por aí, não é mesmo? Esses veículos adaptados para produzir e vender alimentos nas ruas são muito populares e fazem grande sucesso aqui no Brasil.

É uma ótima opção de negócio para quem quer empreender na área gastronômica. Principalmente na correria do dia a dia das grandes cidades, todos estão em busca de soluções fáceis e práticas de alimentação.

Seja para vender salgados, docinhos gourmet, macarrão na chapa ou até o velho e bom “podrão”, Food Trucks têm muitas chances de dar certo, aposte e inove com essa ideia!

4. Alimentos para crianças

A alimentação para crianças é hoje uma das melhores ideias empresariais, porque é algo novo e interessante, que atrai muito a atenção das pessoas, especialmente dos pais e responsáveis de menores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2014, mais de 41 milhões de crianças estavam sofrendo de obesidade infantil, e os números estão piorando ao longo do tempo.

É por isso que mais e mais pais estão procurando opções saudáveis para seus filhos. O grande problema, no entanto, é poder competir com as conhecidas “junk foods”, que apresentam cores e gostos que chamam muito a atenção das crianças.

Uma excelente escolha, então, é a preparação de alimentos saudáveis que tenham aspectos e sabores que possam encantar os mais pequenos: saladas com desenhos engraçados, sorvetes feitos com frutas naturais e alimentos colocados em embalagens chamativas, por exemplo.

banner orcamento

5. Bolos decorados

Os bolos decorados sempre foram populares e hoje são ainda, principalmente os temáticos, com elementos atuais (como filmes, séries de televisão, desenhos, bandas e celebridades populares).

Este produto é altamente procurado para diversos eventos, como aniversários, batizados, casamentos, chás de bebê e qualquer tipo de festa em geral.

É um trabalho especializado e, portanto, pode ser cobrado um valor considerável para os clientes, especialmente quando tem alguma característica especial (como não ter glúten, por exemplo).

6. Gastronomia internacional

A gastronomia internacional geralmente é um sucesso em qualquer lugar, especialmente no mundo globalizado de hoje: as pessoas estão cada vez mais abertas e curiosas para experimentar diferentes alimentos de outros países.

O ideal é realizar uma pesquisa e perceber os interesses dos cidadãos da região onde você mora. Veja alguns exemplos:

  • Culinária árabe
  • Culinária japonesa
  • Culinária chinesa
  • Culinária mexicana
  • Culinária indiana
  • Culinária peruana

7. Aulas de culinária gourmet

Se você é um especialista em alta gastronomia, ou conhece alguém que é, uma boa ideia é criar cursos de culinária gourmet. Ensinar receitas sofisticadas e exóticas a domicílio ou em algum espaço preparado para isso (que pode até ser sua própria casa) é uma excelente escolha.

Outra ideia é criar um curso online e se tornar um professor online, como no curso que mostramos, mas falaremos sobre isso em breve.

8. Produtos reciclados

Cada vez mais gente reconhece a importância de cuidar do meio ambiente e, portanto, o número de pessoas que procuram opções de objetos menos prejudiciais para a natureza está crescendo.

É por isso que, se você tiver habilidades manuais, os produtos reciclados podem ser uma escolha excelente para você. Veja alguns exemplos:

  • Candelabros e vasos feitos com latas.
  • Cadernos feitos com papel reciclado.
  • Vasos feitos com garrafas de vidro.
  • Prateleiras feitas com caixas de frutas.

9. Presentes customizados

Esta é uma das ideias de negócios mais comuns, mas ela nunca perde o charme. Presentes personalizados são muito atraentes e não são encontrados em grandes centros comerciais e lojas. É por isso que, se você tem habilidades com artesanato, esta é uma opção muito interessante.

Qualquer tipo de produto pode ser personalizado de acordo com os gostos e demandas do cliente. Veja algumas opções:

  • Canecas com o nome da pessoa.
  • Travesseiros com fotos impressas.
  • Agendas e diários com desenhos personalizados.

10. Embalagens criativas

As embalagens são muitas vezes o que mais chama a atenção para o produto, seja ele qual for! Portanto, se você possui habilidades manuais, pode dedicar-se a criar caixas e sacolas criativas.

Além disso, você pode procurar fornecedores de diferentes tipos e oferecer-lhes o seu produto, trabalhando em parceria ou associando-se com eles.

11. Colares e pulseiras

Colares e pulseiras são itens que nunca estão fora de moda e, além disso, há uma infinidade de modelos e estilos que podem ser comercializados.

A grande vantagem é que você não precisa de muito investimento inicial e esses itens são fáceis de vender (você pode divulgá-los em suas redes sociais, em lugares onde você frequenta ou vendê-los para seus conhecidos, para começar).

Outra ideia é montar uma loja virtual com suas criações. Se você não tem conhecimento para começar, existem vários cursos e tutoriais na Internet que podem te ajudar.

12. Venda de roupas de um nicho específico

Este é um caso muito parecido com o do restaurante de nicho específico, apenas em outro segmento: moda e roupas.

A venda de itens a uma audiência menor pode ser uma boa ideia para ter clientes fiéis aos seus produtos. Veja alguns exemplos:

  • Roupas para mulheres grávidas.
  • Roupas de tamanhos especiais.
  • Roupas para adolescentes.
  • Roupas para crianças.

13. Brechó

Ter um brechó é definitivamente uma ideia de negócio simples e lucrativa. Se você ama comprar roupas, mas não quer lotar o guarda-roupas com aquelas que você não usa mais, criar um brechó é a ideia perfeita!

À medida que seu negócio for crescendo, você também poderá chamar outras pessoas para colaborar e vender as roupas em seu brechó.

Lembre-se de entregar uma experiência legal para seus clientes, tenha um perfil comercial no instagram para anunciar as peças, crie sua marca e use a criatividade para inovar com as roupas usadas.

14. Aluguel de vestidos de festa

Os vestidos de festa são itens bastante caros e as mulheres, em geral, os usam apenas uma ou duas vezes. É por isso que uma alternativa bastante popular hoje é o aluguel de vestidos de festa. Se você gosta de moda e tem boas habilidades de barganha, esta opção pode ser ideal para você.

Não é absolutamente necessário ter uma loja, porque você pode entregar as roupas em domicílio, por exemplo.

15. Coaching de estilo

Se todos te admiram pela sua capacidade de escolher e combinar peças de vestuário e acessórios, uma boa ideia pode ser o coaching de estilo ou o papel de personal shopper.

Realizar uma avaliação das roupas disponíveis no armário do cliente, dar conselhos sobre o que comprar e onde fazê-lo, ou mesmo comprar os produtos, são algumas das atividades desse profissional.

Referência: https://curt.link/ubF8Bi

Suprema Propaganda, a agência de publicidade e propaganda, com serviço completo de marketing digital, em Itajaí/SC.

Para criar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa em Itajaí/SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.

A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?