Recentemente vimos algumas previsões para o futuro da publicidade mobile em vídeo. Dessa vez, daremos 10 dicas para sua página de produto no e-commerce.

Você mergulhou no mundo do e-commerce e agora está realmente pronto para levar seu negócio um passo além. É isso aí! Definitivamente é o momento para otimizar sua loja virtual e certificar-se de que está fazendo todo o possível para conseguir mais vendas.

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Apesar de haver diferentes formas para melhorar seu site, nós vamos nos aprofundar nesta que tem o potencial para ser o melhor lugar para começar: sua página de produto. Ter uma excelente página de produto é como sair para dar uma volta e testar um carro novo: se a sensação for boa e a experiência positiva, então provavelmente você vai comprar.

Então o que faz uma página de produto ser realmente excelente? Vamos nos aprofundar neste assunto.

Endereços Claros e Limpos para Seus Produtos

Pode até parecer bastante técnico, mas este item é fácil de riscar da lista. Digamos que a Janine vende flores, plantas e equipamento para jardinagem no seu site janinelojadeflores.com. Eu quero uma nova orquídea e navego pelo site. Verifico toda a coleção e envio o link para o meu marido, como uma indireta quase direta.

Se eu enviar um endereço (URL) tipo janinelojadeflores.com/flo%re%s/or&&qui_%dea, ele pode não entender o que eu quero. Agora, se eu enviar uma URL como: janielojadeflores.com/orquídea/orquídearoxa, acho que vou ganhar uma orquídea nova!

Moral da história? Suas URLs devem ser claras e portanto amigáveis em termos de SEO (Search Engine Optimization – ou otimização dos motores de busca, como diria Jorge Amado). Se a URL for fácil de ler para o motor de busca, ele vai entender do que trata a página e colocando-a em uma posição mais elevada na página dos resultados de busca. E, se for fácil para um cliente em potencial ler, será mais provável que ele clique.

Escrever Bons Títulos e Descrições de Produtos

Este é um elemento da sua página de produto que deve ser cuidadosamente planejado. Exatamente como falamos acima em relação ao endereço (URL), um bom título de produto e um boa descrição beneficiam tanto seu SEO como também os clientes que navegam na sua loja virtual (e, consequentemente, suas vendas!). Os títulos dos seus produtos devem descrever claramente o que é o produto. Você também deve pesquisar sobre palavras-chave para descobrir o que seu público-alvo procura e aí incorporá-las ao título.

Da mesma forma, a descrição do produto deve ser curta, porém bastante explicativa, e deve incluir as palavras-chave relevantes – mas cuidado para não exagerar. Empilhar palavras-chave desnecessariamente pode ter o efeito contrário do que é esperado. Lembre-se que esta é a sua chance para atrair os visitantes e convertê-los em consumidores de seus produtos, por isso dê o melhor de você mesmo!

Mostre Seu Preço

Pode parecer óbvio, mas é essencial que você tenha os preços claramente listados na sua página de produto. Certifique-se de pesquisar o que seus concorrentes cobram para saber quanto seu público-alvo está disposto a pagar. Há algumas estratégias de preços que são recomendadas e que você deve tentar em seu site. Por exemplo, a prática de usar uma âncora ou “a tendência do ser humano confiar demais na primeira informação mostrada (a “âncora”) quando toma uma decisão”. Colocando um casaco que custa R$200,00 junto de um que custa R$300,00, a primeira opção parece ser um excelente negócio, certo? Faça alguns experimentos com práticas como esta e veja o que funciona melhor para sua loja virtual.

Use Imagens de Alta Qualidade

Não há ninguém que tenha dito “a imagem pixelada daquela bolsa fez com que eu quisesse muito comprá-la”. Uma imagem de alta qualidade de seus produtos é seu bilhete premiado; se seus visitantes conseguem ver seus produtos claramente, ficam mais inclinados a comprar. Você não precisa ser um fotógrafo profissional para conseguir fazer uma foto fantástica. Inclua múltiplos ângulos dos seus produtos para que seus visitantes possam realmente ter a verdadeira noção do que você está vendendo. Você vende o mesmo produto em cores diferentes? Mostre isso em diversas imagens! Estas devem estar na proporção de 1:1 (ou outros tamanhos recomendados) e deve ser possível fazer zoom para que seus consumidores em potencial possam realmente se sentir mais próximos. Saiba mais aqui sobre como criar imagens de produto profissionais.

Quer levar as coisas para um outro nível? Dê vida ao seu produto adicionando um GIF!

Facilite o Processo de Finalização da Compra

O que pode ser pior que comprar online e não saber onde ou como finalizar a compra? Você deve facilitar ao máximo esta etapa para seus clientes. Inclua na página de produto um botão “Adicionar ao Carrinho” bem claro, indicando ao visitante que ao clicar no botão ele vai de fato adicionar o produto ao seu carrinho de compras. Isto nos leva ao próximo passo: adicionar um carrinho de compras e colocá-lo estrategicamente no seu cabeçalho (os visitantes vão procurá-lo ali pela força do hábito!) para que os compradores possam ver quantos itens já adicionaram e saibam para onde se direcionar assim que estiverem prontos para efetuar a compra. Claro que você pode personalizar o botão para que integrá-lo perfeitamente ao seu site.

Inclua Comentários Convincentes

Sua página de produto tem o potencial de dizer muita coisa aos seus clientes. Não se trata apenas da imagem do produto em si, mas de tudo o que está por trás dele. Adicione comentários convincentes de pessoas que realmente compraram o produto, de forma que compradores em potencial se sintam confiantes (falaremos mais sobre este assunto em seguida).

Ganhe a Confiança dos Clientes

Além dos clientes publicarem comentários sobre os seus produtos, também é importante você apresentar de forma bem clara toda a informação que eles necessitam saber. Ninguém quer se dar ao trabalho de procurar para achar sua política de devolução ou opções de entrega. O ideal é colocar esses detalhes na página de produto, mas você também pode ter uma página dedicada a fornecer todas essas informações.

Quer saber uma outra forma de provar que você é confiável? Inclua suas informações de contato numa página específica para contato ou no rodapé do seu site. Vá passo além adicionando um aplicativo de Live Chat para que seus clientes possam se comunicar com você em tempo real sobre quaisquer questões que venham a ter.

Antecipando as respostas a perguntas frequentes, você evita dúvidas e conquista a confiança do consumidor com uma experiência de compra mais informada.

Não se Esqueça dos Dispositivos Móveis

Ter uma versão mobile de sua loja virtual é essencial para as pessoas que querem comprar em qualquer lugar ou em deslocamento. Felizmente, seu site para desktop é automaticamente otimizado para uma versão mobile. Dica bônus: Vale a pena adaptar sua versão mobile para ter uma mensagem mais direta e mais fácil de ler nos dispositivos móveis.

Atenção Ao Social

Como já mencionamos acima, ter clientes te elogiando é realmente um grande benefício. Por isso é importante adicionar botões para compartilhamento nas redes sociais em sua página de produto. Se um cliente faz uma compra ou quer que seus amigos vejam que produto legal encontrou na sua loja virtual, basta simplesmente clicar em um dos ícones de redes sociais que você incluiu no site. Para você é publicidade gratuita de verdade!

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Não Prenda Seus Visitantes Em Uma Página

Um conselho final: Não prenda seus visitantes na página! Se o visitante quer sair da página de produto, facilite as coisas, e proporcione algum outro lugar para onde ele possa se direcionar! Há duas formas simples para fazer isso:

Preste atenção à navegação do seu site. Adicione um link do seu cabeçalho à sua homepage, ou tenha um botão “voltar” bastante claro para direcionar os visitantes à sua coleção principal.
Inclua um rodapé rico em informação para que o visitante possa continuar a explorar o restante da sua incrível loja virtual. Isso significa adicionar suas informações de contato, política de devolução, página “Sobre”, um botão para se cadastrar, redes sociais, menções na mídia e qualquer outra coisa que seja pertinente ao seu negócio.
Lembre-se que quando se trata do seu site de eCommerce todos os aspectos (não só a sua página de produto) impactam na experiência dos seus clientes.

Fonte: Wix

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