Uma das maiores vantagens do marketing digital é que ele consegue transformar-se e adaptar-se à nova realidade. Por isso, o marketing de conteúdo está focado na criação e distribuição de conteúdo sem promover explicitamente a marca.
Com o marketing de conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto e para quem deseja continuar relevante para seus clientes na atualidade, essa é uma ótima estratégia.
Se você ainda não conhece o marketing de conteúdo e ainda não domina essa estratégia por completo, preparamos um guia completo para que você aprenda tudo sobre essa estratégia.
Sumário
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
Indo direto ao ponto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing.
A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.
Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente neste novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.
Primeiro, você precisa entender que foi-se aquele tempo em que éramos obrigados a assistir passivamente aos comerciais de TV. Hoje, o público possui mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que quer consumir e como responder a ele.
Ao mesmo tempo, você tem o poder e o conhecimento para produzir exatamente o conteúdo que o seu público deseja.
O bom conteúdo não é focado em vender, mas em trazer algum benefício para quem o lê, como resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. A venda é apenas uma consequência desse processo.
Para que serve o marketing de conteúdo?
Você deve estar se perguntando porque deve criar marketing de conteúdo. A resposta é simples: essa estratégia conseguiu atingir o que o marketing convencional não foi capaz.
Basta analisar as empresas que estão utilizando Marketing de Conteúdo hoje. É com materiais educativos e com o nosso blog que você pode atrair novos clientes, ensinando sobre metodologia e continuando um relacionamento após a compra.
Como o marketing de conteúdo ajuda a sua empresa?
O marketing de conteúdo tem garantido seu espaço no mercado brasileiro nos últimos anos. Contudo, apesar do crescimento, o percentual de empresas que utilizam a metodologia ainda é baixo.
Se formos mais a fundo e analisarmos quantas empresas documentam a estratégia, o valor é ainda menor. Ou seja, não é tarde para sua empresa iniciar agora mesmo a trabalhar em uma estratégia assim.
Segundo pesquisas, alguns dos principais insights foram:
- A adoção de Marketing de Conteúdo é feita por 71% das empresas;
- Dentre os 29% restantes, 68,9% apresentam a pretensão de adotar a estratégia;
- 71,7% das empresas bem-sucedidas com a estratégia estão presentes em um estágio intermediário/avançado;
- Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
- Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;
- 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia.
Benefícios do marketing de conteúdo
Mas por que essas empresas estão apostando nisso? Bom, as razões são várias e muito interessantes para o seu negócio. Por exemplo:
1- Aumenta o tráfego do seu site
De acordo com a Content Trends, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Ou seja, o seu site é a porta de entrada principal para novos clientes e o Google é o caminho até ele.
Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, e deixar essa porta convidativa para que ele entre.
Prova disso é que as empresas que utilizam Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. E se você produz mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes.
2- Aumenta o engajamento com a marca
O engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva.
Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento. O resultado disso são evangelizadores que a recomendam e até a defendem.
3- Educa o mercado
Muitas vezes, seu público-alvo não entende bem o mercado em que você está inserido, para que servem os produtos oferecidos pela sua empresa etc.
Produza conteúdo que respondem às dúvidas dos clientes e os ensina tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra por si mesmos.
Se o seu conteúdo for realmente de qualidade, você vai quebrar objeções e aumentar a satisfação dos clientes, pois eles chegarão à compra com total consciência do seu produto e como utilizá-lo.
4- Gera vendas
Aumentar o número de vendas, nesse caso, significa focar sua produção de conteúdo para guiar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão.
Mas esses são apenas alguns exemplos de objetivos. O importante é que você identifique o seu para direcionar seu planejamento de forma correta.
5- Impulsiona a geração de leads
Se você tem visitantes no seu site, mas não informações sobre eles, você não conseguirá enviar o conteúdo certo para transformá-los em oportunidades e colocá-los em contato com um vendedor.
É por isso que gerar leads é o objetivo principal de 64,7% das empresas brasileiras e algumas delas já estão conseguindo 3,2 vezes mais leads fazendo Marketing de Conteúdo.
E o melhor: com uma estratégia sólida, que continuará trazendo resultados a longo prazo, gerando tráfego e leads mesmo que você não produza conteúdo regularmente.
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