O TikTok é uma tendência mundial e boa parcela da população já viu algum vídeo nele ou tem um perfil (mesmo que inutilizado) nessa rede social. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o TikTok e e-commerce combinam duas poderosas estratégias de marketing para alavancar o seu negócio.
O aplicativo, que virou uma febre mundial, tem crescido cada vez mais e além do sucesso das suas dancinhas e brincadeiras, ele tem se tornado um grande aliado para aumentar as vendas e a visibilidade de muitas lojas e empresas.
Sumário
TikTok: conheça-o!
Utilizado como uma ferramenta para a criação e propagação de conteúdos, o TikTok, é uma rede social em que os usuários, a partir da criação de um perfil, publicam vídeos de até 3 minutos. Por lá são produzidos, diariamente, milhões de conteúdos, já que a plataforma possui mais de 3 bilhões de downloads em todo o mundo.
Inicialmente, o TikTok era uma plataforma voltada para jovens e adolescentes se divertirem, encontrarem pessoas com o mesmo interesse e interagirem entre eles de forma prática, rápida e divertida.
Porém, muitas empresas viram o crescimento potencial desta plataforma e começaram a investir na ferramenta como forma de, por lá, também se posicionarem como nomes fortes e presentes no mercado digital.
Foi, a partir disso, que o TikTok expandiu-se para públicos de outras idades e com que buscavam conteúdos jornalísticos, instrutivos, de marcas que acompanham de outras redes sociais e muito mais.
Como usar o TikTok no seu e-commerce
Como a busca pelo TikTok aumentou, a plataforma tornou-se um terreno fértil e propício para fazer vendas, aumentar a visibilidade, conquistar e recrutar novos clientes.
Mas, algumas pessoas ainda não sabem como utilizá-lo de forma eficaz e acabam “flopando”, ou seja, não alcançam o resultado desejado. Nós resolvemos dar algumas dicas de criar conteúdos dinâmicos e aproveitar essa ferramenta. Confira!
1- Divulgue o seu perfil do TikTok em outras redes sociais
A sua loja ou empresa deve possuir redes sociais, como Instagram e Facebook, então, anuncie a entrada do TikTok por meio destes outros canais de comunicação. Afinal, é lá que estão os seguidores da sua marca e que já acompanham as novidades e demais notícias.
Faça uma arte simples mas que chame a atenção das pessoas dizendo que você chegou no TikTok e para segui-los também. Além disso, não esqueça de indicar na arte e na legenda o seu “user” para que você seja indicado mais facilmente.
Outra forma bem eficaz, é divulgar trechos dos vídeos que você criou no TikTok, escolha os mais engraçados, chamativos ou algum conteúdo que seja tendência. Use e abuse da sua criatividade para atrair os clientes.
2- Seja constante
Não adianta nada você criar um perfil, divulgá-lo e não criar conteúdos para o seu público. Crie uma rotina de gravação, pelo menos 3x na semana. Seja constante e mais uma vez, abuse da criatividade na hora de criar novos conteúdos.
3- Faça tutoriais para divulgar seus produtos
A sua loja virtual vende utensílios domésticos? Que tal construir videoclipes mostrando como é fácil usar algum desses produtos? Você pode, até mesmo, criar receitas utilizando a panela mais indicada para tal.
O seu e-commerce é de moda? Diariamente, você pode criar looks com as peças que você vende! Dá para criar conteúdos para todo mundo e para diversos segmentos. Deixe a imaginação fluir!
4- Mostre os bastidores e novidades da sua empresa
Uma das estratégias que tem dado certo, é mostrar os bastidores da sua empresa. Revele como alguns produtos são feitos ou embalados, sua equipe de trabalho, novas aquisições, tudo que possa ser interessante para o público.
5- Certo ou errado? Faça testes
Não há “certo e errado” no TikTok. A plataforma é leve, divertida e pode ser testada de maneira livre. Porém, evite conteúdos que possam atingir, negativamente, os usuários. Um exemplo é evitar piadas racistas ou homofóbicas. Use o bom senso e consciência. No mais, faça testes e veja o que o seu público está mais gostando de assistir.
6- Acompanhe o que está viralizando
Tente acompanhar o que está “bombando” no TikTok e veja o que pode te ajudar a criar conteúdos para a sua empresa. Existem muitas ações legais sendo produzidas e você pode perder algo importante se ficar dentro da sua bolha do mercado. Expanda!
Mais sobre o TikTok
Cada vez mais, o TikTok vem se posicionando como uma plataforma de conversão e aumento de consciência de marca para várias empresas.
Um dos diferenciais dessa plataforma é ter um funil de vendas de “volante contínuo” onde uma única campanha pode entregar consciência, consideração e conversão.
Por ter uma cultura de anúncios com cara de nativos, o TikTok entrega mais valor de marca aos usuários. O resultado são pessoas sendo influenciadas pela ferramenta a todo o momento.
Dessa maneira, quando uma marca viraliza com algum tipo de conteúdo, os usuários compartilham os vídeos em massa, alavancando as vendas e, claro, a sua autoridade.
Viu como o TikTok pode ser uma estratégia vantajosa para a sua empresa? Não perca a oportunidade de testar, coloque a criatividade para jogo e faça os seus testes!
Fonte: Bertholdo
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