Técnica AIDA

No século XIX, foi criada pelo norte-americano Elmo Lewis a técnica AIDA. E apesar de bastante tempo e de novas tecnologias surgirem com o passar dos anos, sua importância segue relevante nas estratégias de marketing e vendas, bem como no engajamento digital.

Primeiro é necessário saber o que significa a sigla: Atenção, Interesse, Desejo e Ação, são etapas de interação entre você e seu público, as quais você aplica na sua estratégia de venda para conquistar sua persona. Mas como fazer isso? Primeiro você precisa conhecê-la para então seguir o passo a passo da AIDA.

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ATENÇÃO: Por ser o primeiro contato entre você e seu público, é o momento que você o atrai para a venda e mostra a importância que seu produto terá para ele.

No marketing digital, um exemplo que você pode utilizar é o e-mail marketing para segmentar a persona e atrair quem de fato gostaria para adquirir seu produto, o campo assunto torna-se a atenção.

INTERESSE: Nesta fase, você precisa manter o interesse das pessoas na sua venda, vale a pena investir nas redes sociais, blogs, e-commerce, e-mail marketing com conteúdos criativos e chamativos para o desejo permanecer.

DESEJO: A partir do interesse nasce o desejo da pessoa no que você oferta à ela. Saiba usar estratégias de marketing para manter o desejo no seu produto, promoção e sorteio em redes sociais são táticas bastante usadas para conquistar o público-alvo.

AÇÃO: Aqui é o famoso ‘’empurrãozinho’’ que você dá e atinge seu objetivo, fazer a pessoa acessar seu negócio, cadastrar o e-mail ou comprar seu produto em sua página.

 

Tecnica Aida

 

Como dissemos, a ação é um “empurrãozinho” que você precisa dar para captar seu lead, é uma ação que precisa acontecer de ambos os lados, da sua parte e do cliente.

Notou que todas as etapas estão ligadas? Isso porque engloba todas as estratégias de marketing em apenas uma técnica, que apesar de antiga, ainda continua sendo bastante usada e adaptada às novas tendências a fim de atingir o ciclo final do consumidor, que é ele adquirir o que você tem a oferecer. Para saber se você realmente entendeu a técnica AIDA no marketing digital, vamos usar o exemplo de um curso de culinária online, no qual será divulgado nas redes sociais.

INTERESSE: Legenda chamativa “com nosso curso você aprende as melhores receitas que vão mudar sua vida e te tornar um profissional único”,

DESEJO: Você conseguiu chamar a atenção da sua persona, ela curtiu sua publicação com o desejo de fazer o curso posteriormente por ser online;

AÇÃO: Você faz outra publicação falando sobre o curso de culinária, fazendo com que seu lead realize a compra.

 

Referência: https://bityli.com/hke0G

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