Inbound Marketing
Itajaí / SCOferecemos os serviços usando a estratégia de Inbound Marketing, em Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Itapema, Brusque, Blumenau, Florianópolis e em todo o Brasil.
Inbound Marketing nada mais é do que identificar o seu público-alvo, atraí-lo, converte-lo, vender para ele e fidelizá-lo. Nesse processo se usam várias ferramentas bem conhecidas no marketing como Redes Sociais, Blog, Google Ads, Landing Pages, no entanto, o foco não está nas ferramentas, mas sim na estratégia e planejamento.
O Inbound Marketing é uma das melhores formas de chegar no seu cliente, pois a venda surge naturalmente, após despertar o seu interesse.
Com base nisso e para buscar atender nossos clientes, oferecemos soluções para que seu produto ou serviço seja encontrado também nesses meios. Veja abaixo como funciona o serviço de Inbound Marketing.
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Cinco Princípios do Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo: é preciso produzir conteúdos que sejam direcionados para as pessoas certas. Para isso é preciso definir as personas que irão comprar de você e que tipo de conteúdo ela consome, como e onde ela consome esse conteúdo.
- Ciclo de Compra: é o ciclo que um usuário percorre até finalizar a compra, desde anúncio no Google ou post nas redes sociais até a venda. É preciso pensar nesse processo e otimizá-lo.
- Personalização: quanto mais você sabe sobre os seus clientes, mais você consegue interagir com eles no momento certo e com o conteúdo que eles realmente gostariam de receber, tratando cada um de maneira individual e especial.
- Multiplataforma: Interagir com pessoas nos momentos certos é saber que essa interação pode vir de vários lugares. O usuário de internet hoje passa bastante tempo no Facebook, procura diariamente no Google, lê blogs de seu interesse, etc. É importante entender quais os canais necessários para alcançar as pessoas certas e gerar os leads certos.
- Integração: Todo conteúdo divulgado precisa ser mensurado, relatado e analisado com precisão para que o processo se reinicie e continue a ser melhorado.
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A Metodologia de Trabalho do Inbound Marketing
A metodologia que usamos para realizar o trabalho expressa na imagem acima é desenvolvida através de quatro ações: atrair, converter, vender, fidelizar.
O que é Inbound Marketing? Essa é a metodologia que usamos para exemplificar um pouco do conceito.
1. Atrair
Depois de já ter as personas em mãos, e saber o que fazem, onde habitam e quais os seus gostos, definimos por aonde iremos atraí-las. Podemos dizer que é a etapa da arapuca, pois lançamos a isca para saber quais usuários estão famintos e quais podem ser tornar clientes.
Os principais meios que usamos nessa etapa para atrair clientes são:
- Redes Sociais: Na visão dos leigos, a principal ferramenta de para atração de clientes. Hoje todos estão nas redes sociais, seja Facebook, Instagram, Youtube, enfim, todos usam. Por isso, ter um perfil para a sua empresa nessas redes sociais, manter uma rotina de publicações, e interagir com os seus visitantes é fundamental.
- Blog: Marketing de conteúdo é tendência e só tende a crescer, pois já se passou o tempo onde as propagandas falavam sobre algo e ninguém questionava. A internet possibilita a pesquisa e a comparação, e que serve de fonte para essa pesquisa, ganha autoridade no meio que atua.
- SEO: O processo de pesquisa por um produto ou serviço é comum entre a maioria dos usuários na internet atualmente. Não estar posicionado nos buscadores, como o Google, para as palavras que seus prospects pesquisam, significa perder leads diariamente.
- Anúncios Patrocinados (Google Ads, Facebook e Instagram Ads): O alcance orgânico nas redes sociais e Google é um tanto limitado, por isso é fundamental inserir uma verba mensal nessas plataformas para atingir mais pessoas e expandir o mercado.
2. Converter
Uma vez que você tem um volume de visitantes em seu site, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem verdadeiramente um lead, ou seja, um possível cliente.
Para isso você deve captar o e-mail dele e o máximo de informações oferecendo algo em troca, como: e-books, checklists, manuais, vídeos, consultorias e conteúdos em geral.
As principais práticas utilizadas para converter visitantes em leads são:
- Calls-To-Action: a famosa “chamada para ação” são botões ou links que tendem a incentivar os visitantes a tomarem determinadas decisões, como realizar o download de um e-book, agendar uma consultoria gratuita, pedir um orçamento ou participar de algo. É o que induz o visitante a se cadastrar para adquirir o conteúdo oferecido. Eles devem se destacar nos sites e conteúdos, para que sejam vistos e gerem cliques.
- Landing Pages: ao clicar no call-to-action o visitante será encaminhado para uma landing page. Ela é o local onde a oferta do call-to-action é finalizada, e é onde o prospect encontra o formulário a ser preenchido para realizar a ação. Dessa forma, a empresa conseguirá algumas informações do visitante para realizar um contato posterior.
- Formulários: os formulários são encontrados nas landing pages para serem preenchidos pelos visitantes no ato da conclusão do call-to-action. Esses formulários não possuem um tamanho padronizado, pois são feitos baseados nas informações que a empresa quer colher sobre seu visitante, de forma a tentar transformá-lo em um cliente fiel. Muitas vezes menos é mais, pois fazer o lead preencher muitas informações pode fazê-lo desistir.
3. Vender
Agora precisamos transformar esses leads em clientes. Aqui abaixo eu te conto as principais ferramentas para te ajudar a fechar um cliente agora!
- CRM: Com ele você consegue ter de maneira fácil, organizada e acessível todas as informações detalhadas sobre seus leads, bem como: contatos, empresa em que ele trabalha, o cargo que ele ocupa e a fase do funil de vendas em que ele está. Nada mais é do que uma relação dos contatos captados até então. Depois é necessário, selecionar os melhores, para não perder tempo com curiosos e leads pouco prováveis para fechamento.
- E-mail Marketing: E o que fazer quando seu visitante clica no seu CTA, preenche sua landins page para alguma de suas ofertas mas ainda não vira cliente? É aí que o e-mail entra! Oferecendo conteúdos de utilidade e relevância, você consegue criar confiança e autoridade com o seu lead e ainda o ajuda a se informar mais até ficar preparado para a compra.
Boa parte da venda vai depender da relação do seu representante com o prospecto. Isso pode ser por telefone, presencial ou por e-mail. Nessa parte o Inbound Marketing começa a expandir para fora do digital.
4. Fidelizar
Só porque alguém já está pagando pelos seus serviços todo mês, não significa que ele não possa te esquecer ou trocá-lo pelo seu concorrente.
Separamos aqui as ferramentas mais usadas para encantar seus clientes:
- Pesquisa de satisfação: O melhor jeito de saber o que seu cliente quer e precisa é perguntando diretamente para ele. Use os feedbacks e as pesquisas para garantir que você está alcançando o grau de satisfação e fornecer tudo que ele precisa.
- Monitoramento das mídias sociais: Será nas mídias sociais em que acontecem as conversas que mais nos interessam. Ouçam seus clientes e não ignore avaliações, sejam elas positivas e ou negativas. Lá eles deixarão dúvidas, comentários, curtidas ou insatisfações. É o seu papel engaja-los, respondendo e oferecendo sempre conteúdos relevantes às questões abordadas.
O Inbound Marketing se tornará imprescindível em pouco tempo, pois a evolução da sociedade e da comunicação online tem mostrado cada vez mais que é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca e/ou produto certo, na hora certa.
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