No mundo do Marketing Digital vários fatores influenciam para que as estratégias e ferramentas funcionem corretamente e da forma esperada.
Quando o assunto é Funil de Vendas, encontram-se muitos artigos e matérias sobre ele. Mas restam as dúvidas: Eles estão certos? O funil de vendas está sendo aplicado de maneira correta? As etapas dele estão corretas?
Essas e outras questões serão discutidas aqui.
Sumário
Importância do Funil de Vendas
Toda venda tem seu começo, meio e fim. O funil de vendas é uma ferramenta que organiza os prospectos de acordo com o estágio em que ele está.
A importância de ter as etapas do funil de vendas bem definidas de acordo com a realidade do seu negócio são várias. O gestor consegue ter uma visão do todo, identificar onde estão as maiores falhas do seu processo de vendas e planejar ações de melhorias.
Por exemplo, ele pode observar que a etapa “apresentação” (que seria o meio do funil) é a que tem maior taxa de perda no funil. Com essa informação, é possível investir em uma solução para poder melhorar essa taxa, como treinar melhor os vendedores, reformular a apresentação etc.
Etapas do Funil de Vendas
Prospecção
Aqui é o primeiro contato que seu cliente terá com a empresa. É o topo do seu funil, onde o volume de negócios é maior, mas que também muitos contatos são perdidos.
Os novos negócios podem surgir por prospecção outbound, que é quando o próprio vendedor busca a informação do contato do cliente através de pesquisa e ligações. Ou podem surgir pelo Inbound através da geração e nutrição de leads.
A próxima etapa é verificar se o contato gerado, realmente está de acordo com a persona do seu negócio. Assim, você só entregará para sua equipe de vendas contatos qualificados e mais propensos a fechar uma proposta.
Qualificação
Esse é o momento em que o vendedor qualifica se realmente o cliente tem a necessidade e enfrenta o problema que será solucionado pelo seu produto ou serviço.
Geralmente essa qualificação é feita em uma conversa por telefone, videoconferência e alguns casos, em reuniões. O gatilho para a próxima etapa é o vendedor confirmar as necessidades e interesse do contato gerado na etapa anterior.
Apresentação
É nesse momento que o vendedor específica como a sua solução vai ajudar no problema que o cliente enfrenta, as características da solução, vantagens, valor do investimento e envio de proposta.
Negociação
Aqui o cliente está avaliando a sua proposta e muito provavelmente comparando com a concorrência.
Além de negociar valores, o cliente vai querer tirar todas as dúvidas em relação à sua solução, pois chegou o momento de decidir e ele precisa confiar na sua empresa para fechar o negócio. Tente tomar uma posição de conselheiro e não querer empurrar uma venda.
Fechamento
Essa confirmação em vendas simples, geralmente é o pagamento do produto ou serviço. Em vendas complexas pode ser um contrato assinado ou o cliente enviar o pedido de compra.
É necessário ter essa etapa, pois muitos vendedores relaxam quando o cliente fala que vai usar a sua solução, mas a venda só é dada como ganha quando de fato é confirmado a venda.
Conclusão
Cada negócio tem suas características e as etapas do funil devem estar de acordo com a sua empresa, então não tente se encaixar no funil de vendas de outros negócios.
Após estabelecer as etapas do funil de vendas da sua empresa, certifique-se de que está sendo aplicada corretamente e que as etapas estão funcionando. E, se achar algum erro, corrija!
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Fonte: https://www.venki.com.br/blog/etapas-do-funil-de-vendas/
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