A definição da persona é um dos pilares do marketing de conteúdo. Inclusive, sem essa etapa, toda sua estratégia pode passar por grandes dificuldades. Apesar de sua importância, a criação das personas, muitas vezes, é deixada de lado. O que é um erro comum no mercado.

Muitas pessoas podem não ter sucesso com estratégias de marketing de conteúdo. Mas isso se deve principalmente por pularem algumas das etapas do planejamento, que engloba a análise do cenário da empresa, a construção de persona, o estudo de palavras-chave, entre outros fatores.

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E para ajudar você com isso, separamos algumas informações importantes, confira!

 

Qual E A Importancia Da Persona Para Estrategia De Marketing De Conteudo 1

 

O que é uma persona no marketing de conteúdo?

Persona é o cliente ideal para o seu negócio. Isso porque o marketing de conteúdo não é feito para atingir qualquer um e essa estratégia visa atingir a pessoa certa, focando nas dores, necessidades e desafios do consumidor.

Por esse motivo, criar um personagem que seja a representação do cliente que você quer atingir fará com que sua campanha de marketing de conteúdo tenha altos índices de retorno.

Para isso, é preciso considerar o uso de informações reais na construção da persona, como dados de comportamentos, motivações e até desejos.

 

Persona x público-alvo

É comum profissionais da área de marketing associarem a palavra “persona” com “público-alvo”. No entanto, esses termos referem-se a conceitos diferentes.

A persona é o seu potencial cliente, o qual tem um problema que seu produto/serviço será a solução. Para entender a persona, é necessário conhecê-la mais a fundo: quais são suas necessidades, gostos, características, objetivos etc.

Já o público-alvo é uma descrição muito mais abrangente. Trata-se do perfil geral dos clientes ativos e do perfil de potenciais consumidores da sua solução. Para defini-lo, os dados demográficos, comportamentais e socioeconômicos são os itens mais importantes.

 

Como definir uma persona

A criação da persona não pode ser totalmente fictícia, deve basear-se em dados reais e em pesquisas com pessoas que têm o perfil que a sua empresa procura. Abaixo, estão as principais perguntas que devem ser respondidas para definição da persona ideal.

    • Quais são as características físicas do seu cliente (faixa etária, sexo, classe social etc)?
    • Quais tipos de assunto ele se interessa?
    • Qual seu nível de escolaridade e instrução?
    • Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
    • Quais são seus objetivos, desafios e dificuldades?
    • Se for empresa B2B, qual o setor em que ele trabalha? E qual o seu cargo?

 

Importância de uma persona no marketing de conteúdo

Criar uma relação de engajamento com o usuário é a estratégia da produção de conteúdo, porque, dessa forma, a conversão dos leads ocorrerá de modo natural e qualificada.

Mas, para chegar a esse resultado, é preciso colocar o cliente no foco e centro das suas decisões. Só assim, será possível criar uma relação que o conquiste.

Ao criar o conteúdo certo para a pessoa certa, você estará atendendo à necessidade do seu potencial cliente e poderá ajudá-lo a tomar uma decisão inteligente.

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