A definição da persona é um dos pilares do marketing de conteúdo. Inclusive, sem essa etapa, toda sua estratégia pode passar por grandes dificuldades. Apesar de sua importância, a criação das personas, muitas vezes, é deixada de lado. O que é um erro comum no mercado.
Muitas pessoas podem não ter sucesso com estratégias de marketing de conteúdo. Mas isso se deve principalmente por pularem algumas das etapas do planejamento, que engloba a análise do cenário da empresa, a construção de persona, o estudo de palavras-chave, entre outros fatores.
E para ajudar você com isso, separamos algumas informações importantes, confira!
Sumário
O que é uma persona no marketing de conteúdo?
Persona é o cliente ideal para o seu negócio. Isso porque o marketing de conteúdo não é feito para atingir qualquer um e essa estratégia visa atingir a pessoa certa, focando nas dores, necessidades e desafios do consumidor.
Por esse motivo, criar um personagem que seja a representação do cliente que você quer atingir fará com que sua campanha de marketing de conteúdo tenha altos índices de retorno.
Para isso, é preciso considerar o uso de informações reais na construção da persona, como dados de comportamentos, motivações e até desejos.
Persona x público-alvo
É comum profissionais da área de marketing associarem a palavra “persona” com “público-alvo”. No entanto, esses termos referem-se a conceitos diferentes.
A persona é o seu potencial cliente, o qual tem um problema que seu produto/serviço será a solução. Para entender a persona, é necessário conhecê-la mais a fundo: quais são suas necessidades, gostos, características, objetivos etc.
Já o público-alvo é uma descrição muito mais abrangente. Trata-se do perfil geral dos clientes ativos e do perfil de potenciais consumidores da sua solução. Para defini-lo, os dados demográficos, comportamentais e socioeconômicos são os itens mais importantes.
Como definir uma persona
A criação da persona não pode ser totalmente fictícia, deve basear-se em dados reais e em pesquisas com pessoas que têm o perfil que a sua empresa procura. Abaixo, estão as principais perguntas que devem ser respondidas para definição da persona ideal.
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- Quais são as características físicas do seu cliente (faixa etária, sexo, classe social etc)?
- Quais tipos de assunto ele se interessa?
- Qual seu nível de escolaridade e instrução?
- Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
- Quais são seus objetivos, desafios e dificuldades?
- Se for empresa B2B, qual o setor em que ele trabalha? E qual o seu cargo?
Importância de uma persona no marketing de conteúdo
Criar uma relação de engajamento com o usuário é a estratégia da produção de conteúdo, porque, dessa forma, a conversão dos leads ocorrerá de modo natural e qualificada.
Mas, para chegar a esse resultado, é preciso colocar o cliente no foco e centro das suas decisões. Só assim, será possível criar uma relação que o conquiste.
Ao criar o conteúdo certo para a pessoa certa, você estará atendendo à necessidade do seu potencial cliente e poderá ajudá-lo a tomar uma decisão inteligente.
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