Na última matéria falamos sobre algo muito importante, os mitos que existem a respeito de E-mail Marketing. Hoje falaremos de algo um pouco mais técnico, mas que é de grande valor para todas as empresas, o cartão de visita.
O cartão de visita, logicamente, é uma ferramenta mais usada na venda ativa, mas que também pode ser usada na passiva, que contém os contatos essenciais para que o seu cliente possa lhe encontrar sem dificuldades.
Há diversas formas de expor essas informações e também diversos materiais para confeccionar um cartão de visita. Através dessa matéria queremos lhe ajudar a construir um cartão que seja funcional e dê resultados. Continue lendo essa matéria e você verá:
- Informações essenciais de um Cartão de Visita
- Formatos, acabamentos e substratos que diferenciam o seu negócio
- Contrate a Suprema Propaganda para criar e imprimir os seus Cartões de Visita
Sumário
Informações essenciais de um Cartão de Visita
A primeira e mais fundamental etapa para a confecção de um cartão de visita é identificar quais informações serão inseridas neste impresso.
Regra 1 – Seleção das informações
Devido ao espaço reduzido, sugerimos incluir apenas os dados básicos de identificação e contato como:
- Logotipo
- Nome completo
- Cargo
- Site
- Telefone
- Endereço
Certifique-se de que o logotipo está com boa resolução e os dados atualizados.
Regra 2 – Organização
Estruture o layout para que todos os dados de contato permaneçam no mesmo lado. Esta prática é importante para que o destinatário identifique facilmente quem é o profissional, sua área de atuação e a empresa.
Considere que 9% das pessoas preferem armazenar os contatos em dispositivos eletrônicos e o layout deve favorecer a leitura das informações.
Regra 3 – Identidade Visual
Esta ferramenta é muito importante para ser desenvolvida por pessoas sem experiência. Trabalhar a identidade visual de uma empresa ou de um profissional autônomo deve ser pensada e elaborada com critérios técnicos, estudados por designers gráficos e publicitários.
Além da estrutura do cartão de visita, o designer irá selecionar as fontes e cores mais adequadas a sua área de atuação e objetivos. Ele também utilizará programas adequados para este fim, o que irá influenciar na qualidade final dos cartões de visitas.
Regra 4 – Revisão e Prova
Revisar as informações: sempre que possível, peça para terceiros fazer a revisão dos dados.
Prova de impressão: utilizadas para conferir a diagramação, ortografia e legibilidade das informações. As provas podem ser produzidas em impressoras domésticas e em preto e branco.
Regra 5 – Fechamento do arquivo
O PDF-X1a faz parte de uma norma internacional que possibilita uma impressão mais previsível. Esta extensão é utilizada por grande parte da indústria gráfica, pois garante que todas as informações do documento sejam transferidas com mais estabilidade, minimizando erros de impressão e possibilitando edições simples, sempre que necessárias.
Formatos, acabamentos e substratos que diferenciam o seu negócio
Impressos promocionais, se criados com criatividade, podem se transformar em modelos diferenciados e atraentes para o público-alvo. Além do material a ser utilizado, o tamanho e o acabamento também podem contribuir para produzir cartões de visitas inovadores.
Formatos padrão
Manter o padrão nem sempre é sinônimo de resultado e assertividade, mas é válido lembrar que ainda é grande o número de pessoas que utilizam os chamados porta-cartões. Estes são confeccionados visando atingir o maior nível de compatibilidade possível com o mercado. Portanto, modelos maiores podem ser descartados ou guardados em locais separados, perdendo visibilidade.
- Brasil: 9×5 cm e 8,8×5 cm
- Estados Unidos: 8,89×5,08 cm
- Itália: 8,8×5,5 cm
- Japão: 9,1×55 cm
Regra 1 – Formato
A não ser que o modelo de cartão de visita possa ser deixado sobre a mesa ou possua características extremantes inovadoras, procure não fugir do padrão de mercado.
Então, como eu posso diferenciar meu cartão de visitas mantendo o formato padrão?
Se você seguiu as dicas anteriores e contratou (ou é) um bom designer, provavelmente seu cartão de visita já será percebido com bons olhos pelo mercado. Existem estudos que apontam que cartões com artes bem elaboradas e que fogem do padrão preto e branco são guardados por até dez vezes mais tempo.
Mas, os diversos tipos de enobrecimentos disponíveis para este impresso podem ressaltar ainda mais o layout:
- Enobrecimentos tradicionais: verniz total e laminação fosca, apesar de muito utilizados ressaltam cores, fontes e imagens
- Hot stamping: permite aplicar cores impossíveis de atingir através de pigmentação (CMYK e Pantones), como o dourado, o prata e cores fluorescentes
- Verniz em alto relevo: proporciona textura diferenciada e ressalta uma determina informação como o logo, por exemplo
Regra 2 – Enobrecimento
Utilize o enobrecimento que dará mais destaque às principais informações do cartão ou simplesmente para deixar o visual mais interessante, como por exemplo, laminação fosca com verniz localizado, conforme o exemplo abaixo.
Regra 3 – Acabamento
Assim como as demais, o acabamento pode ser bonito, criativo e diferente. Porém, ele tem que estar, obrigatoriamente, relacionado a área de atuação do profissional e/ou empresa. Um ponto de atenção é que o acabamento não pode dificultar o acesso as informações obrigatórias, citadas anteriormente.
Podemos destacar as facas especiais que podem formar o cartão ou apenas algum detalhe, como por exemplo, cantos arredondados, dobra, texturas, montagens e outras técnicas. Também é possível fazer uma mistura de mais de um acabamento.
Além do layout, formatos, acabamentos e enobrecimentos, os cartões de visita podem (e devem) explorar substratos diferenciados, sempre atentando-se as duas regras básicas: material compatível com o público-alvo e informações sempre legíveis.
Regra 4 – O papel
O papel é bem aceito por qualquer pessoa, é um material barato e de fácil acesso. Na dúvida, optar pelo tradicional é a melhor solução.
- Couchê: são resistentes, lisos e delicados e proporcionam ótima qualidade de impressão. O interessante deste papel é que possui versões brilho e fosco, normalmente com pouca ou nenhuma diferença de valor. Aconselha-se utilizar, para cartão de visita, gramatura (espessura do papel) entre 120g e 300g, de acordo com o enobrecimento a ser aplicado
- Supremo: substrato muito resistente possui textura extremamente lisa. São recomendados a partir de 250g a 350g para cartões de visita
- Reciclato: muito procurado por empresas que querer reforçar suas políticas de sustentabilidade ambiental. A partir de 250g também é utilizado para cartão de visita, porém possui menos flexibilidade a aplicação de enobrecimentos. Devido a sua cor e textura típicas, com tons caramelados, deixam as cores mais opacas
Mas, quando a criatividade vai além do convencional, materiais de outros segmentos tornam-se igualmente compatíveis. Imagine receber de uma casa de costuras um cartão de visita bordado? Ou de uma doceria uma barra de chocolate? Ou uma perfumaria te entregar um cartão de visita com o ‘cheiro’ da marca?
Conhecendo essas dicas, podemos formar mais uma regra:
Regra 5 – Incorpore elementos do dia a dia do seu negócio no seu cartão de visita
Ao elaborar a arte do cartão de visita, é importante se preocupar com as questões apresentadas. A somatória de dois ou mais itens irão compor cartões de visita irresistíveis aos olhos e ao toque. Para cada composição, novas possibilidades irão surgir. Para cada possibilidade, um modelo, uma apresentação, uma reação.
Contrate a Suprema Propaganda para criar e imprimir os seus Cartões de Visita
É isso mesmo… A Suprema Propaganda possui uma equipe preparada para lhe atender e produzir um cartão de visita de destaque. Portanto, se você é de Itajaí / SC e região e quer confeccionar cartões para o seu negócio, solicite um orçamento!
Gostou do post? Deixe o seu curtir e compartilhe com os amigos! Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.