Simon Sinek é atualmente, um dos maiores autores do mundo, além de ser um palestrante motivacional e consultor de marketing. Ele é autor de três livros, incluindo o best seller “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, que dá origem à metodologia do Círculo Dourado.
Ele é autor de best-sellers como “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, além de ser fundador da Start With Why, uma empresa que oferece os recursos para inspirar pessoas a fazerem aquilo que mais as motiva.
Sumário
A teoria do Círculo Dourado de Simon Sinek
Como empresas que têm acesso aos mesmos talentos, ao mesmo público alvo e algumas vezes mesmo tendo mais recursos que outras não conseguem prosperar?
A Resposta de Simon Sinek para isso é que empresas ou líderes que inspiram multidões de pessoas se comunicam de maneira diferente. Eles têm um propósito, um motivo, uma razão de existir, um porquê bem claro e definido.
O Círculo Dourado é um modelo que Simon Sinek criou para explicar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradores que geram lealdade e criam verdadeiros movimentos.
O raciocínio simples, porém poderoso, é simbolizado com 3 círculos: o primeiro é maior e representa o “o que”; o segundo é menor e está dentro do primeiro, representando o “como”; e o terceiro é ainda menor e está dentro do segundo, representando o “porquê”.
No contexto dos negócios, isso mostra que grande parte ou todas as empresas sabem definir o “o que” com facilidade: os produtos que vendem, os serviços que oferecem, a indústria a qual pertencem e os seus concorrentes.
A quantidade de negócios que entendem o “como” é menor, já que isso envolve, entre outros fatores, os diferenciais do negócio e processos bem definidos.
Por fim, o número de companhias que têm noção do seu “porquê” é ainda mais baixo, afinal, defender uma causa ou ter um propósito forte é o mais complicado.
Ou seja, o que encontramos na maioria das empresas são decisões e ações de comunicação voltadas ao que é mais óbvio para elas e para o mercado (o “o que”) e menos preocupadas com um lado mais subjetivo (o “porquê”). É uma abordagem de fora para dentro do Círculo.
Simon defende que o sucesso está na visão de dentro para fora, por isso, ele faz questão de repetir que “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.
Assim, Sinek propõe que as empresas passem a agir e a fazer campanhas de marketing a partir de um “porquê” e só então, estabelecer o “como” e o “o que”.
Qual a utilidade do Círculo Dourado?
Ao transparecer primeiro os motivos pelos quais o negócio existe e depois falar sobre as soluções que ele tem a oferecer, as chances de gerar empatia com os consumidores são muito maiores. Assim, o que ocorre é uma conexão com os sentimentos e a confiança das pessoas, facilitando a criação de laços ainda mais estreitos.
Uma das consequências mais favoráveis dessa abordagem é a fidelização de clientes. Se eles realmente se identificam com a causa da sua empresa, encontrarão nos seus produtos e serviços uma forma de expressão que, provavelmente, não terão com os concorrentes.
Fonte: Rock Content, Viva Decora
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