Na última postagem vimos sobre o Google Trends, um grande aliado para analisar o seu mercado. Agora falaremos sobre o novo comportamento do consumidor digital.
Para entender o comportamento do consumidor digital é preciso uma análise do que ele faz no espaço online. Por quais canais navegam? O que buscam? O que seus passos no ambiente online sugerem? Cercar-se de informações como estas é fundamental para elaborar as estratégias que irão conduzir o potencial cliente para o canal de vendas da sua empresa. É importante conhecer as atuais tendências, bem como o perfil do consumidor digital para, a partir disso, investir no relacionamento com ele.
Sumário
A Força do Bom Conteúdo
Uma das mais importantes etapas do processo de análise e consequente conquista do consumidor digital é o conteúdo de qualidade. Lançar informações adequadas em cada um dos estágios da jornada de compra a fim de conquistá-lo pouco a pouco e respeitando o seu grau de interesse é fundamental para construir uma relação de confiança. É preciso identificar, o mais rápido possível, as reais necessidades dessas pessoas e oferecer a elas o que tanto buscam. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor, afinal de contas, o tempo do seu potencial cliente é curto. É preciso conquistá-lo o quanto antes para não correr o risco de perdê-lo para um concorrente cuja comunicação se apresente de forma mais ágil, mais objetiva, logo mais eficaz.
Lançar informações adequadas em cada um dos estágios da jornada de compra a fim de conquistá-lo pouco a pouco e respeitando o seu grau de interesse é fundamental para construir uma relação de confiança.
O Crescimento das Novas Tecnologias
Não é novidade dizer que a realidade virtual está muito perto de ultrapassar a real no que se refere aos hábitos de consumo. E caminha a longos passos rumo a isso. Com os consequentes avanços tecnológicos, a experiência virtual vem ganhando ainda mais espaço, uma vez que oferece mais agilidade, mais qualidade, vantagens que, antes, apenas o real era capaz de proporcionar.
O mundo está mudando e com ele, os consumidores digitais, que estão mais exigentes e cada vez mais imediatistas.
Isso se deve também à grande oferta, ao grande número de empresas que têm se capacitado mais, visto que entendem a importância de conhecer mais a fundo o consumidor e as experiências que ele deseja viver. Cabe dizer também que o novo consumidor busca valor. Suas necessidades têm um peso maior. Ele quer se cercar de razões que o façam tomar a decisão correta, baseada em suas buscas, e não mais se atrelar a apenas uma empresa para conseguir isso.
Consumidor Mais Independente
A independência do consumidor para realizar compras é outro ponto que merece destaque. Isso porque os aplicativos que não param de surgir no mercado têm dado a ele mais autonomia do que nunca. Não é novidade dizer que, hoje, o poder está em suas mãos. O consumidor digital não quer mais ser importunado toda hora, sem que tenha feito qualquer pedido. Cabe, portanto, às empresas a missão de identificar o melhor momento, aquele de maior aceitação do potencial cliente para que a abordagem aconteça de forma mais certeira.
Posicionamento da Marca
Outro ponto que merece atenção diz respeito às opiniões emitidas em nome de uma empresa. Algumas, alheias ao posicionamento de seu público, manifestam-se e acabam gerando uma crise não esperada. Não há razão para envolver-se em questões polêmicas e ter como ônus um desgaste desnecessário da marca. Não seja uma empresa sem posicionamento, mas saber o que seu público pensa a respeito de um determinado assunto não só traça o perfil do seu público como sugere qual caminho seguir sem que a imagem da empresa fique comprometida.
Atualização Constante
É preciso se manter sempre atualizado sobre quem é o seu consumidor. Esse exercício não deve parar, afinal de contas, ele está em constante mudança. Se levar essas pessoas para o funil de vendas e aumentar as taxas de conversões são os seus reais objetivos dentro da sua empresa, fique de olho em quem você tem como público-alvo e em quem já deu indícios de que é um potencial cliente. Saiba sempre quais são os seus hábitos, do que gostam, o que procuram e estabeleça um contato estreito com eles.
Entender o comportamento do consumidor é a sua atual necessidade? A Suprema Propaganda está pronta para analisar as pessoas que se encaixam no perfil de público-alvo de sua empresa. Entre em contato conosco para falarmos mais a respeito.
Fonte: Tsuru
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