Anteriormente vimos como criar um site perfeito. Hoje queremos mostrar no que consiste a última atualização do Google Penguin e o que isso vai refletir nas nossas estratégias de SEO.
No dia 23 de Setembro de 2016, o algoritmo Penguin do Google foi atualizado, quase 4 anos depois do seu lançamento em 2012.
Conforme a nota oficial do Google, as mudanças prometem alterar a forma que as páginas são indexadas nas páginas de resultado.
Confira com a gente como essa atualização pode influenciar a sua estratégia de SEO e marketing de conteúdo! Continue lendo e você verá:
- O que é o o Google Penguin?
- O que essa atualização traz de novidade?
- O que isso quer dizer?
- Como posso me beneficiar da atualização?
Sumário
O que é o o Google Penguin?
O “Penguin” é na verdade uma série de atualizações no algoritmo de buscas do Google, que penalizam táticas de linkagem externa spammers, ou seja, links conseguidos de forma não natural — através de compra, por exemplo — e em páginas que não tem um conteúdo relevante.
Um dos fatores de ranqueamento de um site é quantos links (principalmente externos) ela tem apontando para sua página ou conteúdo, mostrando que ela tem autoridade.
Mas não é só a quantidade que é considerada, mas também de onde eles vem. Se seu site ou conteúdo é indicado por um site grande e com autoridade, o Google interpreta que esse é um link de qualidade e você ganha pontos com isso.
Mas se você recebe links de qualidade baixa, ou seja, de sites que não tem relevância ou que não tem nada a ver com o seu nicho, isso pode até prejudicar o seu site. Principalmente se esse site for um spammer.
Sabe aquelas páginas cheias de links e sem conteúdo nenhum ou aquele comentário em blog “Parabéns pelo post, conheça agora meu blog xxxx.com.br” e quando você vai ver o link não tem nada a ver com o conteúdo em que apareceu postado?
Pois é, o Penguin tem o objetivo de fazer com que tudo isso influencie de forma negativa a indexação da página que buscar backlinks dessa forma.
Desde o seu começo, o Penguin penaliza os sites que usam estratégias blackhat de SEO, ou seja, formas de driblar os robôs de busca para conseguir que sua página esteja nos primeiros resultados, sem investir em boas práticas e na relevância do conteúdo.
A função do Penguin e do Panda, outra atualização importante do algoritmo, é fazer com que cada vez mais os resultados da pesquisa sejam satisfatórios para o usuário.
O que essa atualização traz de novidade?
Quando você faz otimizações no SEO da sua página, isso é reconhecido prontamente por alguns algoritmos do Google, mas o Penguin especificamente demorava um certo tempo para reavaliar a sua página e refletir os resultados da sua atualização nos resultados de busca.
Agora isso acabou: depois desse upgrade no algoritmo, agora as mudanças que você faz no seu site em relação as táticas de backlinks são atualizadas em tempo real no Penguin, afetando imediatamente como seu site ou blog é posicionado nas páginas de resultado do Google.
O que isso quer dizer?
Que se você foi penalizado por alguma prática spammer, agora vai ser bem mais rápido conseguir voltar as primeiras posições, basta que você limpe o que fez de errado e otimize sua estratégia de link building, procurando uma linkagem natural através da relevância do seu conteúdo e em páginas que tenham autoridade.
Mas se você pisar na bola ou alguém mal intencionado fazer linkagem para o seu site em alguma página spammer, o seu ranqueamento e seu tráfego sentirão bem mais rápido também.
Como posso me beneficiar da atualização?
Para descobrir se seu site está sendo penalizado, uma boa é conferir o Google Penguin Checker Tool que mostra como seu tráfego ficou depois das principais atualizações do Penguin e do Panda.
Não esqueça de selecionar “google.com.br” na opção Choose Your Database! Se não você não vai conseguir resultados bons sobre o tráfego do seu site, que provavelmente vem mais de pesquisas em solo nacional, não é mesmo?
Mas essa é uma análise somente inicial que pode ajudar você a ter uma perspectiva geral.
O próximo passo é procurar saber efetivamente o que tem de errado com a sua página e consertar o mais rápido mais possível, e você consegue isso usando o Google Search Console.
Essa ferramenta tem um conjunto de funcionalidades que mostram se existem problemas de indexação, se o site foi hackeado, quais melhorias você pode fazer e como é o tráfego do site.
Ou seja, vai mostrar exatamente o que pode estar prejudicando o seu ranqueamento e dar dicas de como consertar esse erro.
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E aí, o que achou da nova atualização do Google Penguin? Chega mais no comentário e conte para a gente!