Na matéria anterior abordamos porque sua empresa precisa de uma agência de marketing digital e, nesta semana, mostraremos sobre o marketing de relacionamento.
Mais importante que conquistar novos clientes é manter os já existentes. Já ouviu isso em algum lugar?
A captação de um novo consumidor à marca chega a custar 5 a 7 vezes mais do que investir em ações para conservar aqueles atuais.
Por conta disso, empresas começaram a perceber que apenas ter produtos de qualidade não era mais suficiente, pois não geravam lucro como elas queriam. Essa constatação enfatizou a importância de aplicar estratégias a fim de buscar a fidelização de clientes, aumentar as vendas e vencer outros concorrentes do mercado.
Mas você sabe o que é preciso fazer para alcançar a satisfação do consumidor por meio da melhoria do relacionamento com o cliente? Acompanhe, que falaremos sobre isso!
Sumário
Então, o que é marketing de relacionamento?
É um conjunto de ações estratégicas com a finalidade de fidelizar clientes e mantê-los próximos à marca. O mercado de vendas está cada vez mais competitivo e ter consumidores fiéis, seja qual for o tipo de produto ou serviço oferecido, é um dos melhores meios de manter uma empresa lucrando.
E a vantagem do marketing de relacionamento não está apenas em conseguir bons ganhos financeiros no final do mês. Uma marca que conquista consumidores tende a se tornar autoridade no seu segmento, o que colabora para que se mantenha mais consolidada no mercado.
Isso tudo diminui, também, as chances de precisar fechar as portas ainda nos primeiros anos de atuação, pois um dos maiores motivos de queixas dos consumidores, é a forma como o atendimento (antes, durante ou após a compra) é realizado. E acredite: isso influencia bastante a visão que outros usuários passam a ter da empresa. Pessoas gostam de se sentirem importantes e especiais, e não apenas mais um cliente.
Exemplos de ações em marketing de relacionamento
O marketing digital é cheio de estratégias para aumentar o sucesso da marca, e aqui a coisa não é diferente. Existem diversas ações que um empresário ou comerciante pode aplicar a fim de melhorar o relacionamento com o cliente. Confira algumas.
Conheça seu público
Conhecer quem são os consumidores mais ativos é a primeira atenção que uma empresa deve ter. É com base no perfil desses compradores que as demais ações serão realizadas. Assim, é importante saber questões do tipo: idade, estado civil, localização, renda média mensal, profissão, objetivos na vida, problemas, interesses, outras marcas que costuma consumir etc.
Na hipótese de o negócio ainda estar no começo e não existir um público de consumo formado, é possível realizar pesquisas sobre quem são os clientes dos concorrentes e, com o tempo, ir adaptando melhor esses dados.
Realize pesquisas de satisfação
Uma das maneiras mais eficientes de saber exatamente como o cliente se sente com o serviço que você oferece é perguntar a ele sobre isso. Nem todos têm a iniciativa de fazer alguma reclamação quando se sentem insatisfeitos. Por motivos diversos, alguns preferem apenas parar de comprar da marca e partir para o concorrente. Não deixe que isso aconteça.
Estimule a sinceridade, mas esteja preparado para o feedback negativo, caso ele venha. E, se vier, tente reverter a situação. Veja seus erros como oportunidades de saber onde melhorar e poder oferecer produtos cada vez mais qualificados.
Realize contatos após as compras
Uma relação não deve terminar com a compra. Da mesma forma que é importante realizar, de vez em quando, pesquisas de satisfação, não se esqueça de manter contato com o consumidor após a aquisição do produto. Mesmo que seja por emails, pergunte o que ele achou da mercadoria e se ficou satisfeito.
Invista em um CRM
Monitorar o comportamento do consumidor tem sido uma estratégia adotada por muitos empreendimentos. É por meio disso que a marca consegue entender mais sobre o que agrada e o que ela deve fazer.
O Customer Relationship Management (CRM) é um software que avalia os dados dos consumidores, a forma como eles interagem com a empresa (por exemplo, curtindo fotos nas redes sociais), os produtos mais comprados, os itens mais visualizados no site etc. Isso tudo traz um insight sobre no que investir.
Tenha vários canais de comunicação
Redes sociais já fazem parte da vida de todos que acessam a internet. Ainda que não tenham um comportamento de interagir constantemente, muitas pessoas conectam-se lá com seus perfis.
Facebook e Instagram são bons canais para manter essa relação em dia. Fazer publicações, postar conteúdos, incentivar a interação por meio de curtidas e compartilhamentos traz bons resultados.
Trabalhe com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound que atrai leads com o fim de torná-los clientes da marca. Por meio de conteúdos com informações relevantes, escritos, em áudio ou em vídeos, a empresa consegue não só chamar a atenção para o serviço que ela oferece, mas também pode encantar os usuários, educá-los e torná-los fãs.
Adote programas de fidelidade
Incentivar o retorno do consumidor é outra tática válida quando falamos em marketing de relacionamento. Por meio de ações, como a de distribuir pontuações gradativas a cada compra e presentear os usuários com descontos especiais, é possível conseguir a fidelização de clientes.
Além disso, o gestor pode pensar em estratégias de gamificação junto desse incentivo, o que tornará mais rica ainda a técnica de estimulá-los a tomar ações.
Mande mensagens
Outro modo de buscar a satisfação do consumidor é manter a relação por meio de mensagens enviadas, fazendo-o se sentir especial. Isso pode se dar por meio de felicitações no dia do aniversário, aviso sobre descontos especiais por tê-lo como cliente ou mesmo pelo envio de um conteúdo importante e informativo por e-mail.
É preciso estar sempre em busca de aperfeiçoamento do que você tem a oferecer a seus consumidores. É claro que investir apenas em marketing de relacionamento não surtirá todos os efeitos desejáveis ao negócio. Contudo, ele tende a ser uma excelente estratégia para conseguir aumentar o sucesso da empresa.
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