No último post vimos sobre que a Suprema Propaganda também atende a cidade de Itapema / SC. Agora veremos para que servem os infográficos e qual é a sua relevância.

Um infográfico, ou a arte da infografia, é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico é a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um infográfico é um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, explica ou informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto. Os infográficos são muito utilizados em jornais, mapas, manuais técnicos, educativos e científicos, e também em sites.

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Como o objetivo do infográfico é buscar de uma forma fácil e clara de expor uma informação, com o avanço da tecnologia o áudio e o vídeo foram adicionados aos infográficos criando infográficos interativos.

Origem da Infografia

A infografia tem suas raízes fixadas na pré-história. Os mapas são os primeiros vestígios de um infográfico criado, e foram criados milênios antes da escrita. O mapa mais antigo que se conhece, foi encontrado na Turquia, Çatal Hüyük exatamente, e foi datado há cerca de 6.200 anos a.C., eles foram encontrados pintados numa parede da cidade (que por acaso é muito antiga).

Em 1626, Christoph Scheiner publicou um livro chamado de Rosa Ursina sive Sol, que continha uma grande variedade de gráficos. Estes gráficos continham dados que relatam os resultados obtidos através de sua pesquisa astronômica sobre o sol. Christoph usou uma série de imagens para explicar o tempo de rotação do sol, através de manchas solares. O livro era cheio de infográficos.

Origem Da Infografia Para Que Servem E Qual A Sua Importancia

Leonardo Da Vinci, entre 1510 e 1513, estudou sobre os fetos resultando em obras que podem ser considerados como infografias de uma imensa complexidade. Da Vinci tentou entender o fenômeno e descreve-lo em detalhe extremo, isso sem enfatizar ou explicações teóricas. No decorrer de sua vida, Da Vinci planejou uma enciclopédia que era baseada em desenhos que detalhavam basicamente tudo. Ele realizou autopsias e elaborou desenhos anatômicos extremamente detalhados, tendo planejado um trabalho sobre o corpo humano, que era de anatomia comparativa.

Evolução da Infografia

A partir do século XIX, com o avanço da tecnologia de impressão, o uso de imagens e fotografias em jornais acaba se tornando mais fácil. Já na década de 1920, as novas tecnologias permitiram o envio de imagens por cabo ou por antenas, e logo em 1960 o uso de satélites permitia que fatos ocorridos no mesmo dia, porém, em locais distantes fossem informados rapidamente. O que de fato teve uma influência maior no uso dos infográficos foi à possibilidade de digitalização de dados em 1980.

Durante a Guerra do Golfo (1990) a visibilidade dos infográficos aumentou que pela falta de fotografias o uso de expressões gráficas foi à saída. O uso de interfaces gráficas que houve com a chegada do Windows 95 e o Macintosh aumentaram consideravelmente as possiblidades do uso do material visual em jornais.

Exemplo De Infografico Para Que Servem E Qual A Sua Importancia

Então, com a possibilidade do uso de interfaces gráficas para a criação de sites, unindo os recursos de mídia e visuais disponíveis, a infografia se tornou sem dúvidas a melhor maneira de tratar informações. Por volta de 1995, com o surgimento de programas capazes de tratar o desenho vetorial, o uso da infografia se consagrou como um dos melhores modos de expressar uma informação.

Por Que Fazer Um infográfico?

Por quê eles são extremamente eficazes!

Um estudo realizado pela Ethos3 – We Live In A Visual World – apontou que:

  • 90% da informação enviada ao cérebro é visual;
  • Recursos visuais são processados pelo cérebro 6 mil vezes mais rápido;
  • O ser humano retém, em média, 80% do que vê, 20% do que lê e 10% do que ouve;
  • Os infográficos podem aumentar o tráfego do seu site em 12%;
  • Nos últimos 5 anos as buscas no Google por infográficos aumentaram 25 vezes;
  • Conteúdos visuais está 40 vezes mais suscetível a ser compartilhado nas redes sociais que os demais tipos de conteúdo.

Além disso, os infográficos são atrativos, intuitivos, as informações são absorvidas mais facilmente, oferecem mais de um ponto de entrada para informações (isto é, proporciona uma leitura não linear), ficam na memória, são auto explicativos, são extremamente compartilháveis e possuem um incrível potencial de gerar engajamento.

Infográficos Valem a Pena

Por mais que possa ser um pouco mais trabalhoso do que os demais materiais, infográficos possuem um potencial de transmissão de mensagens às vezes muito superior ao de um texto corrido.

Na verdade, alguns assuntos são muito mais bem esclarecidos se forem “desenhados”. Além disso, a sua assimilação é de fato muito rápida e o potencial de viralização de um infográfico é muito grande (se o seu infográfico tratar de um assunto relevante para um segmento e se for muito bem feito).

São diversas as vantagens de se investir um pouco mais de tempo em um material que vai dar visibilidade e credibilidade à sua marca, além de gerar tráfego e leads.

Fontes: Ofinia da Net, Resultados Digitais e Marketing de Conteúdo

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