Saiba como utilizar o Google Ads no seu escritório de advocacia corretamente, realizando um bom marketing digital para captar clientes.
Você já parou para refletir sobre como os resultados de uma pesquisa são exibidos de maneira dinâmica para o usuário?
Para fornecer resultados relevantes, os mecanismos de busca se baseiam no conceito de palavra-chave, encontrando palavras que são importantes para a pesquisa do usuário e então, passam a ranquear quais os melhores resultados para a respectiva pesquisa.
Uma forma de poder atrair novos clientes para o seu escritório de advocacia, permitindo total personalização e alto poder de segmentação, é a utilização da ferramenta conhecida como Google Ads, permitindo que anúncios patrocinados possam ser criados e vinculados na rede.
Apenas para reforçar a importância e relevância do Google, segundo último levantamento, o Google recebe cerca de 8,5 milhões de pesquisas todos os dias, sendo mais da metade com origem de dispositivos móveis. Tais dados somente cooperam em evidenciar a importância de empregar tal estratégia de anúncios patrocinados com o Google Ads para divulgar do seu escritório de advocacia e prospectar novos clientes.
Nesse sentido, elaboramos esse blog post com os principais tópicos sobre Google Ads, sendo um verdadeiro guia para advogados e escritórios de advocacia que desejam iniciar na ferramenta ou conquistar uma melhor performance nas suas campanhas.
Preparado para saber mais sobre Google Ads para advogados? Então vamos começar!
Sumário
O que é o Google Ads?
Para aqueles que ainda não conhecem ou nunca ouviram falar, o Google Ads é uma ferramenta de marketing digital que permite a criação de campanhas e anúncios personalizados que serão exibidos em diversas plataformas e meios, como nos resultados de pesquisa do Google, cartazes e banners em sites parceiros, no YouTube e até mesmo no Gmail.
De modo geral, com a criação de um anúncio, tal publicação patrocinada é veiculada e exibida para usuários que a ativarão a partir de uma palavra-chave previamente escolhida por você, ou seja, por uma palavra como “advogado perto de mim”, “escritorio de advocacia” ou “contratar advogado”.
Também destacamos que o Google Ads possui diversas funcionalidades que permitem tornar seus anúncios altamente segmentados, que pesquisam ativamente pelos seus produtos ou serviços naquele tempo, sendo o momento ideal para captá-los para a sua empresa e fechar negócio.
Advogado pode anunciar no Google Ads?
A resposta é SIM! Advogados e escritórios de advocacia podem sim vincular anúncios patrocinados utilizando o Google Ads, sendo referendados pela publicação do Provimento de Nº. 205/2021, em que aborda os principais temas relacionados à publicidade e a informação no segmento de advocacia pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Embora o Provimento de Nº. 205/2021 permita o emprego do Google Ads para os advogados e escritórios de advocacia, o mesmo documento também apresenta alguns limites que deverão ser respeitados no momento de veiculação dos anúncios para publicidade jurídica.
Nesse mesmo sentido, também é preciso destacar que o Google Ads exige certo conhecimento para criar anúncios e campanhas. É possível criar anúncios sem um auxílio especializado de uma agência, todavia, a chance de obter os melhores resultados é menor.
Google Ads para Advogados X Código de Ética da OAB
Inicialmente, destacamos que o Provimento de Nº. 205/2021 foi um verdadeiro marco revolucionário para a área jurídica brasileira, visto que antes da sua publicação, não existia nenhuma norma ou regulamentação que abordasse o assunto de publicidade jurídica, dentre elas, ferramentas de marketing digital, como é o caso do Google Ads.
Dessa forma, o Provimento de Nº. 205/2021 trouxe consigo novas regras para os advogados e escritórios de advocacia, permitindo o emprego de anúncios patrocinados ou não. Além disso, é possível a utilização do marketing de conteúdo com temas jurídicos, sendo eles tratados como publicidade ativa ou passiva.
Todavia, o ponto de maior importância, é que a publicidade jurídica deve ser elaborada para ser um conteúdo informativo, sendo vedada a publicidade com cunho de captação de forma clara, conhecida como captação de clientela ou mercantilização. Portanto, é preciso estar atento a todas essas informações no momento de realizar os seus anúncios do Google Ads.
Quanto custa para um advogado anunciar no Google Ads?
De modo geral, o Google Ads se baseia em determinados elementos para realizar a cobrança dos anúncios patrocinados. Um ponto importante é que a utilização da ferramenta não exige um valor mínimo de investimento para que o anúncio possa ser veiculado.
No entanto, é preciso considerar alguns aspectos importantes no momento da criação das suas campanhas, tais como palavras-chave que ativarão os anúncios, duração de veiculação, de maneira a garantir que o seu anúncio possa ser veiculado pelo tempo desejado.
Outro aspecto relevante, é que o Google Ads é totalmente customizável, permitindo ao administrador da conta escolher qual será a ação desejada para que, quando concluída, possa ser descontado do orçamento da sua conta. Algumas das principais ações que podem ser escolhidas são visualização ou clique no anúncio.
Por fim, o Google Ads dá total controle da gestão das campanhas ao administrador, permitindo que os anúncios possam ser apagados a qualquer momento. Também, o valor diário gasto do investimento pode apresentar variações diárias, todavia, não ultrapassará o valor previamente estipulado como seu orçamento mensal.
Como fazer Google Ads para advogados?
Atualmente, há várias alternativas de estratégias que podem ser aplicadas para realizar o seu marketing digital jurídico com o Google Ads, todavia, é necessário focar naquelas que podem garantir os melhores resultados para os seus objetivos e metas.
O primeiro passo para fazer Google Ads para advogados é possuir objetivos bem claros e definidos, de modo a reunir insumos para construir um planejamento de marketing digital para o seu escritório de advocacia que ajudará no momento de definição de estratégias no Google Ads.
Na hora de definir seus objetivos, busque objetivos que possam ser atingíveis e mensuráveis, bem como, que sejam significativos para o seu negócio.
No Google Ads, são alguns dos objetivos disponíveis, como: Vendas, Leads, Tráfego do site, Consideração de produto e marca, Alcance e reconhecimento de marca e promoção de app.
Outro ponto a ser destacado para fazer Google Ads para advogados é definir quais serão seus indicadores chave de performance (KPIs), sendo os valores quantitativos e qualitativos que vão expressar a qualidade e a performance da sua campanha. Os indicadores chave de performance do Google Ads são: Impressões, Cliques, CTR, CPC, taxa de conversão, CPA e ROI.
Como funciona o Google Ads para advogados?
Agora que já abordamos alguns pontos importantes sobre o Google Ads, chegou o momento de abordarmos sobre como funciona o Google Ads para advogados, de modo que o entendimento da ferramenta coopera para investir e prevê o seu orçamento, além de saber quais recursos estão disponíveis para uso.
Também, ter um conhecimento do funcionamento do Google Ads para advogados permite que suas chances de obter resultados efetivos aumentem, diminuindo suas possibilidades de erros.
Em termos gerais, o Google Ads funciona no sistema de leilão, em que diferentes anunciantes realizam lances, sendo que os anunciantes com melhor ranqueamento, garantem a visibilidade dos seus anúncios. Importante aspecto é que o ranqueamento não é construído apenas pelos maiores lances e sim, além dos lances, são levados em conta alguns fatores sobre a qualidade do anúncio.
A fórmula do ranqueamento é baseado no Ad Rank, consistindo em:
- Índice de Qualidade do Anúncio x Lance (Custo por Clique Máximo)
Dessa forma, para estar entre as primeiras posições e ter uma boa visibilidade dos seus anúncios patrocinados, além de ter lances compatíveis com outros anunciantes, é preciso também atentar-se aos fatores de qualidade do anúncio.
Como anunciar no Google Ads
A seguir, vamos listar o passo a passo indicado para criar o seu primeiro anúncio no Google Ads:
Passo 1: Acessar a página oficial do Google Ads e Clicar em Comece Agora.
Passo 2: Inserir suas credenciais válidas de login e senha. Caso você não tenha uma conta, clique em Criar Conta.
Passo 3: Dentro já do Google Ads, navegue pelo menu lateral até o item Campanhas e clique no mesmo. Após, clique no ícone de “+” e selecione Nova Campanha.
Passo 4: Chegou o momento de escolher qual será o seu time de campanha. Atualmente há 6 tipos de campanhas no Google Ads. Posteriormente falaremos mais sobre campanhas no Google Ads para advogados. Escolha a mais indicada para o seu objetivo.
Passo 5: Selecione a meta da sua campanha. As metas disponíveis atualmente são: Vendas, Leads, Tráfego do Site, Consideração de produto e marca, Alcance e reconhecimento da marca. Também é possível criar uma campanha sem metas, apesar de não ser o mais indicado. Após a escolha da meta da sua campanha, é necessário escolher qual ação será desejada pelo usuário. As opções são: Visitas ao site, ligações telefônicas, visitas à loja física e download do aplicativo. Após, clique em Continuar.
Passo 6: Adicione um nome claro e conciso para a sua campanha.
Passo 7: Adicione uma segmentação de local e idioma para a sua campanha. Nesse ponto é possível escolher uma cidade, estado, país ou um raio de distância.
Passo 8: Adicione o seu orçamento diário e a estratégia de lance.
Passo 9: Adicione o seu público-alvo.
Passo 10: Crie o seu grupo de anúncios.
Passo 11: Crie o seu anúncio, preenchendo título, URL de destino e descrição.
Como criar campanhas de Google Ads
Em princípio, uma campanha no Google Ads é uma coleção de grupos de anúncios reunidos e que possuem fatores em comum, tais como orçamento, segmentação de idioma ou local, bem como, possuem um orçamento que será distribuído por todos os grupos de anúncio, aspecto importante pois influenciará diretamente na criação dos anúncios.
De modo geral, a forma de hierarquização no Google Ads consiste em: Campanha (podendo uma conta ter uma ou mais campanhas), Grupos de anúncios (podendo uma campanha ter um ou mais grupos de anúncios) e Anúncios (podendo um grupo de anúncios possuir um ou mais anúncios).
O Google Ads dessa forma permite uma melhor organização das suas estratégias de marketing digital para escritórios de advocacia dentro da ferramenta.
Atualmente, são seis tipos de campanhas de Google Ads disponíveis para os anunciantes, sendo elas:
- Rede de Pesquisa: Sendo o principal tipo de campanha e também o de mais fácil configuração. É ideal para dar visibilidade e gerar tráfego para o seu site. Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa.
- Rede de Display: Baseando-se no conceito de banners, os anúncios da rede de display são imagens estáticas que aparecem nos sites parceiros do Google.
- Google Shopping: Os anúncios do Google Shopping são exibidos em um nível acima dos resultados de pesquisa, exibindo fotos e serviços da sua loja virtual ou e-commerce.
- Vídeo: Com esse tipo de campanha, é possível criar anúncios em vídeos que serão veiculados no YouTube, sendo indicado para as empresas que desejam incentivar o engajamento.
- Smart: Esse tipo de campanha é automatizada pelos próprios algoritmos do Google, criando anúncios automáticos que podem ser veiculados no Google e no Google Maps.
- Discovery: Esse é um tipo de campanha novo e que vem em uma alta nos últimos tempos, sendo ideal para criar anúncios personalizados para o seu público-alvo.
Campanhas de Google Ads por Área de Atuação
O Google Ads vem cada vez mais se destacando e alcançando diversos segmentos do mercado como anunciantes na sua plataforma, pois permite que empresas divulguem seus serviços e produtos de forma online, com alto poder de segmentação e personalização dos anúncios, atraindo novos clientes e fechando mais negócios.
A área de advocacia vem também crescendo na sua utilização do Google Ads, sendo uma ferramenta poderosa para veicular anúncios informativos e assim dar visibilidade para o seu escritório de advocacia, além de cooperar para destacá-lo como referência na sua área de atuação.
Por isso, seja na área de atuação criminal, trabalhista, previdenciária ou do direito do consumidor, é possível criar anúncios segmentados e personalizados no Google Ads, estabelecendo estratégias eficazes e obtendo resultados efetivos para o seu escritório de advocacia.
Campanhas de Google Ads por tipo de Ação
O Google Ads é uma ótima ferramenta para advogados que desejam qualificar leads e gerar leads para o site do seu escritório de advocacia ou site de advocacia pessoal.
Uma das grandes vantagens do Google Ads para advogados é a possibilidade de impactar seus clientes em toda a jornada até a realização de uma ação desejada, como por exemplo, a contratação dos serviços jurídicos.
Embora o Google Ads seja uma ferramenta completa para captar leads e dar visibilidade para o seu negócio, o sucesso das suas campanhas dependem de certos fatores, tais como objetivos claramente definidos, estratégias eficazes, bom mapeamento das palavras-chave e constante monitoramento para possíveis oportunidades e otimizações.
Independente qual seja a ação judicial que o seu cliente deseja abrir, com o Google Ads é possível atrair um público-alvo com o mesmo perfil que o seu escritório de advocacia possui especialistas, destacando tal fato para maximizar seus resultados.
Dicas para Anunciar seu Escritório de Advocacia no Google Ads
Uma das principais e mais importantes dicas para anunciar seu escritório de advocacia no Google Ads é realizar um mapeamento das palavras-chave que mais fazem sentido para ativar os seus anúncios e que sejam específicos, pois dessa forma, há uma menor competitividade de anunciantes, além do preço da palavra-chave tender a ser menor.
Bastante alinhado à dica anterior, tão importante quanto realizar um bom mapeamento das palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio é também negativar as palavras-chave que não podem ativar seus anúncios, garantindo que o seu anúncio não seja veiculado para pesquisas indesejadas, como por exemplo, por concorrentes ou serviços que você não presta.
Por fim, é de suma importância possuir uma página de destino específica para as suas campanhas, como uma landing page para seus serviços, de modo a indicar para os usuários que o seu escritório de advocacia possui exatamente os serviços indicados na pesquisa. Bem como, tal ação ajuda o Google a identificar que o seu anúncio é relevante para a pesquisa do usuário, melhorando o seu índice de qualidade de anúncio.
Como fazer marketing para advogados?
Atualmente, com as ferramentas que o marketing digital oferece para os anunciantes, há diversas estratégias que podem ser aplicadas para fazer marketing para advogados. Como, por exemplo, um canal no YouTube que compartilha dicas e aborda temas jurídicos ou um blog que posta conteúdos relevantes e atuais sobre advocacia.
Por conta disso, antes de mais nada, o primeiro passo (e talvez o mais essencial), é definir quais são os seus objetivos, a fim de compreender como aplicar o marketing digital para ajudar o seu escritório de advocacia a alcançá-los. Além disso, é preciso destacar que os clientes nos dias atuais buscam empresas que solucionem as suas dores e necessidades, além de oportunizar uma experiência agradável.
Uma das principais estratégias de marketing digital para advogados e que vem se destacando cada vez mais é o Inbound Marketing, que é a produção de conteúdos relevantes e ricos para o usuário a fim de instigar a sua atenção e curiosidade, dando visibilidade para o seu escritório de advocacia e permitindo que o usuário o reconheça como autoridade no assunto.
Qual a melhor plataforma para advogados e para promover escritórios de advocacia?
Com o advento da internet e o desenvolvimento das tecnologias da web, muitas ferramentas foram desenvolvidas com o intuito de auxiliar as empresas a interagir e exibir seus produtos e/ou serviços para o seu público-alvo. Dentre essas ferramentas, uma que vem se destacando cada vez mais para alcançar a sua audiência é o Google Ads.
Com o Google Ads, é possível criar anúncios e vinculá-los de forma rápida e prática, com processos bem simples e claros para os anunciantes. Os requisitos obrigatórios a serem preenchidos no Google Ads são: criação da campanha(s) e grupo(s) de anúncio(s), definição das palavras-chave, idioma e localização, além de adicionar o seu orçamento mensal.
Outro motivo que destaca o Google Ads como sendo a melhor plataforma para advogados e para promover escritórios de advocacia é que os resultados são muito mais rápido e fácil se comparados aos resultados obtidos pelas estratégias de SEO (orgânica), no curto prazo.
Google Ads Advogado Criminalista
Buscando fazer Google Ads para advogado criminalista, atuando em ações penais particulares, ou seja, como advogado de defesa, defendendo os interesses dos seus clientes?
Com o Google Ads é possível fazer anúncios com alto poder de segmentação para impactar e alcançar clientes em momentos estratégicos da sua jornada de intenção de compra. Além disso, com o Google Ads, os anunciantes pagam apenas pelos resultados previamente escolhidos, tais como cliques, visualização do anúncio ou ligações para a sua empresa.
Google Ads Advogado Trabalhista
O advogado trabalhista busca atuar na garantia e defesa dos clientes que estão com seus direitos trabalhistas violados ou sob ameaça, de modo a abrir um processo trabalhista para que o caso seja analisado pela Justiça. Para quem está buscando fazer Google Ads para advogado trabalhista.
Também é reconhecido que com o Google Ads é possível atrair leads qualificados e em boa quantidade, pois a plataforma permite segmentar os anúncios levando em conta alguns aspectos como idade, localização, renda, grau de escolaridade, bem como, permite veicular em horários e dias específicos.
Google Ads Advogado Previdenciário
A demanda por advogados previdenciários ganhou bastante destaque nos últimos anos, ainda mais pelas reformas aprovadas recentemente. Todavia, o advogado previdenciário atua em diversas questões previdenciárias, tais como aposentadorias, benefícios, pensões, restituições do INSS e fraudes previdenciárias. Procurando empregar o Google Ads para advogado previdenciário?
Com o Google Ads é possível veicular anúncios em diversos canais e com alto poder de segmentação, visto que é possível criar anúncios da rede de pesquisa (que serão exibidos nos resultados de pesquisa do usuário), na rede de display (que serão veiculados em formatos de banners em sites parceiros) e também anúncios de vídeos (que serão veiculados no YouTube).
Google Ads para Advogado Direito do Consumidor
O advogado especialista em direito do consumidor é aquele profissional que busca garantir aos seus clientes a defesa das questões relacionadas às relações comerciais de compra e consumo, e de todos os participantes do ciclo de consumo, tais como compradores e fornecedores. Para fazer Google Ads para advogado de direito do consumidor.
Com o Google Ads, é possível criar anúncios personalizados para advogados de direito do consumidor, permitindo segmentar seus anúncios levando em conta alguns aspectos como idade, renda, localidade e escolaridade. Bem como, o Google Ads possui recursos completos para métricas, permitindo uma evolução e otimização constante das suas campanhas.
Tráfego Pago para Advogados
Quando uma empresa deseja iniciar no marketing digital, buscando atrair leads e direcioná-los para o seu site com tráfego pago, uma das principais plataformas que se destacam é o Google Ads, visto que, com o Google Ads é possível atender a grande maioria dos objetivos de marketing, tais como atrair leads, construir novos relacionamentos, fechar mais negócios, conquistar autoridade de marca e gerar visibilidade para o seu site/marca.
O Google Ads para advogados é uma das principais ferramentas de tráfego pago do mercado, onde é possível veicular anúncios de maneira simples e rápida, com alto poder de segmentação e personalização. Além disso, o Google Ads conta com uma plataforma completa, com recursos e funcionalidades tanto de segmentações quanto para métricas.
Além disso, também destacamos que o Google Ads tende a oportunizar aos anunciantes resultados rápidos no curto prazo, se comparado a outras estratégias de marketing digital, tais como otimização de SEO e Inbound Marketing. Todavia, é preciso realizar um mapeamento de palavras-chave eficiente, além de configurar suas campanhas de maneira condizente com os seus objetivos.
Referência: https://bityli.com/YOPnYBAM
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