Como começar a vender produtos ou serviços on-line?

Você decidiu vender seus produtos pela internet e montou um site de e-commerce?

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Vender on-line é essencial para a maioria das empresas hoje. Tanto para a venda de produtos físicos quanto para a venda de serviços, a Internet é um formidável canal de aquisição de clientes.

O marketing on-line em motores de busca, em sites afiliados ou numa rede social, são alavancas muito poderosas para gerar volume de negócios e vender os seus produtos.

 

Vendas on-line: os principais números

  • Em média, cada comprador on-line faz 3,5 pedidos por mês e gasta cerca de € 2.600 por ano em produtos e serviços
  • Em média, um site de comércio eletrônico permite um aumento de +14% na receita de uma loja física
  • Os tipos de produtos mais comprados on-line pelos indivíduos são: moda e vestuário, produtos culturais, jogos/brinquedos, viagens e turismo, calçado, electrodomésticos, beleza e saúde
  • 70% das compras on-line favorecem sites de vendas que promovem uma abordagem responsável na fabricação de seus produtos, por exemplo
  • Atividade de e-commerce entre profissionais atinge e supera 150 bilhões de euros em faturamento
  • Com uma taxa de crescimento de aproximadamente 15% ao ano nos últimos 3 anos, as vendas on-line de produtos ou serviços B to B (através de um site de comércio eletrônico) representam em média 4% do faturamento total das empresas.

 

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Comece a vender seus produtos on-line em 6 passos

Vender seus produtos pela internet, sim, mas como? Onde começar ? Devo obter ajuda? Por quem ? Vou precisar fazer treinamento on-line ?

Ao iniciar sua loja de produtos, nem sempre é fácil separá-la. De fato, há muito conteúdo e conselhos na web contendo várias abordagens e métodos para começar a vender na internet .

Aqui estão 6 passos que permitirão que seu projeto de vendas pela internet veja a luz do dia! Mas acima de tudo, este é obviamente o ponto mais importante, atrair visitantes de forma limpa e fazer vendas on-line.

 

1 – Defina o catálogo de produtos on-line

Comece preparando uma matriz Excel de seus produtos para venda. Quer tenha 5 ou 1500 produtos, este catálogo de produtos será essencial para o resto do seu projeto de vendas on-line.

Esta matriz deve conter todas as informações sobre seus produtos ou serviços: nome, categoria, descrições dos produtos, preço, variação (cores, tamanhos, etc.).

 

2 – Defina com precisão o target da sua loja on-line

A quem se destinam seus produtos ou serviços? Essa reflexão parece bastante básica, mas não deve ser apressada antes de iniciar a criação do site.

Tente detalhar:

  • Idade, sexo, localização geográfica
  • Frases e palavras-chave que eles podem usar para encontrar seus produtos no Google.
  • Que hobbies eles praticam, quais são as marcas favoritas.
  • Se eles estão confortáveis ​​com ferramentas digitais e e-commerce, com entrega a domicílio…
  • Quais métodos de pagamento eles querem usar.

Esses elementos vão orientar as decisões relacionadas ao site de vendas (design, acessibilidade, funcionalidades, etc) e trazer consistência ao seu ambiente on-line.

Esta informação também será muito útil para comunicar e divulgar a sua loja on-line e os seus produtos.

 

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3 – Defina a carta gráfica e a linha editorial do seu negócio

Esta etapa permite excluir erros e inconsistências, definindo claramente um documento de referência sobre o conteúdo do site de vendas on-line.

 

O gráfico

Este documento lista todos os elementos relativos ao design do site.

Paleta de cores, fontes, logotipo, tipologia de fotos e ícones, e toda a informação dedicada ao aspecto gráfico do site.

 

A carta editorial

Ela define códigos editoriais como o tom ou a forma de se dirigir aos visitantes.

Este é o momento de escrever “punchlines” e definir campos semânticos relativos aos produtos e serviços vendidos.

 

4 – Configure o site e insira o catálogo de produtos on-line

Chega de planejamento, é hora de agir!

Difícil dar mais detalhes sobre esta etapa. Isso dependerá da solução de criação de e-commerce que você escolheu.

Por outro lado, aqui estão algumas dicas e pontos de vigilância:

  • Cuide da versão mobile da sua loja virtual, principalmente se você tiver como alvo pessoas físicas. Deve ser fluido, rápido e fácil de navegar para simplificar a busca de produtos.
  • Garanta que seus clientes recebam e-mails profissionais e claros em todas as etapas do processo de pedido dos seus produtos
  • Não negligencie o volume de conteúdo editorial em sua página inicial, páginas de categorias de produtos e descrições de produtos. 
  • Cuide das suas fichas de produto e visuais, detalhando as características o máximo possível
  • Oferecer várias taxas de entrega dependendo do tempo e do peso dos produtos

 

6 – Testes

Antes de colocar sua loja on-line em produção e começar a vender seus produtos na internet, faça vários testes.

Lembre-se também de testar o back office da loja on-line para entender como funciona a administração e a logística.

 

Atraia visitantes para o seu site de comércio eletrônico

O site está lançado e pronto para vender na internet! Mas como fazer suas primeiras vendas? Como você vai atrair visitantes para esta loja on-line?

 

Gestão de tráfego em Itajaí qualificada nos motores de busca

Os motores de busca são alavancas muito rentáveis. Na verdade, são os internautas que iniciam a pesquisa.

Será necessário desenvolver uma estratégia de palavras-chave relevante, em conexão com os produtos vendidos na loja on-line. As frases-chave geralmente contêm de 2 a 7-8 palavras. Quanto mais longa a consulta, menor o volume. Mas a intenção do visitante é mais comprovada.

Para esperar atrair tráfego do Google, o mecanismo de busca mais usado (95%), você tem 2 possibilidades: referenciamento pago (SEA) ou referenciamento natural (SEO).

A SEA, é comprar as palavras-chave para garantir imediatamente a primeira página do Google. Com o SEO você vai colocar em prática um conjunto de ações específicas para chegar na primeira página de forma “natural”. Ou seja, sem pagar o clique para o Google!

Em ambos os casos, você posiciona um link para seu site e recebe a visita de um prospect qualificado.

 

Notoriedade nas redes sociais

Menos qualitativas em termos de intenção de visita, as redes sociais continuam a ser uma formidável alavanca de notoriedade. Uma página do Facebook, uma conta vinculada ou uma página do instagram dá a você notoriedade entre um grande público.

Se você quiser ir além e segmentar seu público com mais precisão, necessitará de ferramentas de publicidade.

Você terá acesso a opções mais avançadas para obter uma segmentação mais precisa.

 

Fidelização por e-mail

Quando você tiver um banco de dados de e-mail qualificado, segmente-o para fornecer ofertas personalizadas.

Muitas ferramentas de e-mail permitem que você crie belos e-mails. Envolva seus clientes com ofertas cuidadosamente selecionadas para eles. 

Não se esqueça, vender pela internet vai além de um simples site de vendas on-line. Se não receber visitas, é tão eficaz quanto uma loja física bonita com a cortina fechada!

Referência: https://bit.ly/3BZSw9V

 

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