Sumário
Como começar a vender produtos ou serviços on-line?
Você decidiu vender seus produtos pela internet e montou um site de e-commerce?
Vender on-line é essencial para a maioria das empresas hoje. Tanto para a venda de produtos físicos quanto para a venda de serviços, a Internet é um formidável canal de aquisição de clientes.
O marketing on-line em motores de busca, em sites afiliados ou numa rede social, são alavancas muito poderosas para gerar volume de negócios e vender os seus produtos.
Vendas on-line: os principais números
- Em média, cada comprador on-line faz 3,5 pedidos por mês e gasta cerca de € 2.600 por ano em produtos e serviços
- Em média, um site de comércio eletrônico permite um aumento de +14% na receita de uma loja física
- Os tipos de produtos mais comprados on-line pelos indivíduos são: moda e vestuário, produtos culturais, jogos/brinquedos, viagens e turismo, calçado, electrodomésticos, beleza e saúde
- 70% das compras on-line favorecem sites de vendas que promovem uma abordagem responsável na fabricação de seus produtos, por exemplo
- Atividade de e-commerce entre profissionais atinge e supera 150 bilhões de euros em faturamento
- Com uma taxa de crescimento de aproximadamente 15% ao ano nos últimos 3 anos, as vendas on-line de produtos ou serviços B to B (através de um site de comércio eletrônico) representam em média 4% do faturamento total das empresas.
Comece a vender seus produtos on-line em 6 passos
Vender seus produtos pela internet, sim, mas como? Onde começar ? Devo obter ajuda? Por quem ? Vou precisar fazer treinamento on-line ?
Ao iniciar sua loja de produtos, nem sempre é fácil separá-la. De fato, há muito conteúdo e conselhos na web contendo várias abordagens e métodos para começar a vender na internet .
Aqui estão 6 passos que permitirão que seu projeto de vendas pela internet veja a luz do dia! Mas acima de tudo, este é obviamente o ponto mais importante, atrair visitantes de forma limpa e fazer vendas on-line.
1 – Defina o catálogo de produtos on-line
Comece preparando uma matriz Excel de seus produtos para venda. Quer tenha 5 ou 1500 produtos, este catálogo de produtos será essencial para o resto do seu projeto de vendas on-line.
Esta matriz deve conter todas as informações sobre seus produtos ou serviços: nome, categoria, descrições dos produtos, preço, variação (cores, tamanhos, etc.).
2 – Defina com precisão o target da sua loja on-line
A quem se destinam seus produtos ou serviços? Essa reflexão parece bastante básica, mas não deve ser apressada antes de iniciar a criação do site.
Tente detalhar:
- Idade, sexo, localização geográfica
- Frases e palavras-chave que eles podem usar para encontrar seus produtos no Google.
- Que hobbies eles praticam, quais são as marcas favoritas.
- Se eles estão confortáveis com ferramentas digitais e e-commerce, com entrega a domicílio…
- Quais métodos de pagamento eles querem usar.
Esses elementos vão orientar as decisões relacionadas ao site de vendas (design, acessibilidade, funcionalidades, etc) e trazer consistência ao seu ambiente on-line.
Esta informação também será muito útil para comunicar e divulgar a sua loja on-line e os seus produtos.
3 – Defina a carta gráfica e a linha editorial do seu negócio
Esta etapa permite excluir erros e inconsistências, definindo claramente um documento de referência sobre o conteúdo do site de vendas on-line.
O gráfico
Este documento lista todos os elementos relativos ao design do site.
Paleta de cores, fontes, logotipo, tipologia de fotos e ícones, e toda a informação dedicada ao aspecto gráfico do site.
A carta editorial
Ela define códigos editoriais como o tom ou a forma de se dirigir aos visitantes.
Este é o momento de escrever “punchlines” e definir campos semânticos relativos aos produtos e serviços vendidos.
4 – Configure o site e insira o catálogo de produtos on-line
Chega de planejamento, é hora de agir!
Difícil dar mais detalhes sobre esta etapa. Isso dependerá da solução de criação de e-commerce que você escolheu.
Por outro lado, aqui estão algumas dicas e pontos de vigilância:
- Cuide da versão mobile da sua loja virtual, principalmente se você tiver como alvo pessoas físicas. Deve ser fluido, rápido e fácil de navegar para simplificar a busca de produtos.
- Garanta que seus clientes recebam e-mails profissionais e claros em todas as etapas do processo de pedido dos seus produtos
- Não negligencie o volume de conteúdo editorial em sua página inicial, páginas de categorias de produtos e descrições de produtos.
- Cuide das suas fichas de produto e visuais, detalhando as características o máximo possível
- Oferecer várias taxas de entrega dependendo do tempo e do peso dos produtos
6 – Testes
Antes de colocar sua loja on-line em produção e começar a vender seus produtos na internet, faça vários testes.
Lembre-se também de testar o back office da loja on-line para entender como funciona a administração e a logística.
Atraia visitantes para o seu site de comércio eletrônico
O site está lançado e pronto para vender na internet! Mas como fazer suas primeiras vendas? Como você vai atrair visitantes para esta loja on-line?
Gestão de tráfego em Itajaí qualificada nos motores de busca
Os motores de busca são alavancas muito rentáveis. Na verdade, são os internautas que iniciam a pesquisa.
Será necessário desenvolver uma estratégia de palavras-chave relevante, em conexão com os produtos vendidos na loja on-line. As frases-chave geralmente contêm de 2 a 7-8 palavras. Quanto mais longa a consulta, menor o volume. Mas a intenção do visitante é mais comprovada.
Para esperar atrair tráfego do Google, o mecanismo de busca mais usado (95%), você tem 2 possibilidades: referenciamento pago (SEA) ou referenciamento natural (SEO).
A SEA, é comprar as palavras-chave para garantir imediatamente a primeira página do Google. Com o SEO você vai colocar em prática um conjunto de ações específicas para chegar na primeira página de forma “natural”. Ou seja, sem pagar o clique para o Google!
Em ambos os casos, você posiciona um link para seu site e recebe a visita de um prospect qualificado.
Notoriedade nas redes sociais
Menos qualitativas em termos de intenção de visita, as redes sociais continuam a ser uma formidável alavanca de notoriedade. Uma página do Facebook, uma conta vinculada ou uma página do instagram dá a você notoriedade entre um grande público.
Se você quiser ir além e segmentar seu público com mais precisão, necessitará de ferramentas de publicidade.
Você terá acesso a opções mais avançadas para obter uma segmentação mais precisa.
Fidelização por e-mail
Quando você tiver um banco de dados de e-mail qualificado, segmente-o para fornecer ofertas personalizadas.
Muitas ferramentas de e-mail permitem que você crie belos e-mails. Envolva seus clientes com ofertas cuidadosamente selecionadas para eles.
Não se esqueça, vender pela internet vai além de um simples site de vendas on-line. Se não receber visitas, é tão eficaz quanto uma loja física bonita com a cortina fechada!
Referência: https://bit.ly/3BZSw9V
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