Usados frequentemente no Inbound Marketing, o funil de conteúdo e o funil de vendas possuem diferenças básicas, mesmo possuindo o mesmo objetivo: transformar prospectos em consumidores. 

A estrutura dos dois funis é semelhante em sua disposição, mas possui diferenças em sua composição. O processo das duas etapas acaba se encontrando e trabalhando em conjunto para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

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Válido contextualizar e informar que, antes, as mensagens transmitidas pelo marketing eram genéricas e tinham o objetivo de atingir o máximo de pessoas possível. Hoje, o processo não funciona assim. Foram desenvolvidas outras formas para alcançar possíveis clientes como o inbound marketing e marketing de conteúdo. 

Com o inbound marketing, o foco não é para o produto, mas na mensagem. O marketing de conteúdo trabalha com a criação e distribuição de conteúdo relevante para o cliente, mas sem deixar sua marca em evidência.

Para que todos esses processos tenham eficiência, é essencial ter um funil de conteúdo bem definido, assim como um funil de vendas. Acompanhe o artigo e entenda mais! 

O que é o funil de conteúdo?

O funil de conteúdo é uma ferramenta de marketing digital criada para auxiliar na condução do lead pela sua jornada de compra a partir de entregas ou conteúdos com informações relevantes e valiosas. 

Como já abordei, seu principal objetivo é atrair, converter e fidelizar um cliente, convencendo-o de que você oferece a melhor solução para o seu problema.

O funil é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Para cada uma delas, existem contextos adequados para a entrega de conteúdos valiosos, confira!

 

Funil De Conteudo E Funil De Vendas B2b

 

1. Conteúdo topo de funil

O conteúdo topo de funil (TOFU) é a porta de entrada do público para o seu negócio. O principal objetivo desta etapa é atrair a maior quantidade possível de usuários e gerar bastante conhecimento da marca.

Para isso, o conteúdo TOFU deve responder às principais dúvidas do usuário, ajudando-o a entender que possui um problema. Algumas sugestões de conteúdo para essa etapa inicial:

    • Conteúdo em blogs educativos;
    • Posts em redes sociais;
    • Vídeos educativos;
    • E-books ou materiais ricos. 

 

2. Conteúdo meio de funil

No topo do funil, o lead não sabia que tinha um problema. Porém, com os seus conteúdos de topo, ele entende que precisa de uma solução e passa a buscar mais sobre ela. Ou seja, agora, no meio de funil (MOFU), o público já está familiarizado com a sua marca e começa a entender quais as necessidades que os seus produtos ou serviços atendem.

No entanto, esse usuário ainda não está 100% pronto para comprar. É necessário aquecê-lo um pouco mais por meio do conteúdo de meio de funil – conteúdo que pode complementar o entendimento dele acerca do problema ou da solução.

Para isso, o conteúdo MOFU deve ser mais específico em relação ao problema que o lead enfrenta e a solução que a sua marca oferece. Algumas sugestões de conteúdo para essa etapa:

    • Conteúdo em blogs mais aprofundado;
    • Posts específicos sobre o produto, serviço ou solução;
    • Materiais comparativos;
    • E-mail marketing;
    • E-books ou materiais ricos. 

 

3. Conteúdo fundo de funil

Esta última etapa, o fundo de funil (BOFU), é formada pelo público que já sanou quase todas as dúvidas. Nesta fase, é preciso encantar e incentivar o lead a tomar uma ação de compra.

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Para isso, o conteúdo BOFU deve mostrar que a sua solução é, de fato, a melhor para o problema do lead, transmitindo autoridade e confiança. Algumas sugestões de conteúdo para essa etapa:

    • Cases de sucesso;
    • Reviews;
    • Depoimentos.

O que é o funil de vendas?

A partir da última etapa do funil de vendas, a equipe de vendas assume e é necessário que tenha um funil de vendas bem definido para que o cliente faça um caminho até a concretização da venda. 

Cada empresa terá necessidades diferentes e, por isso, o funil de vendas pode variar. Mas, geralmente, ele é dividido em topo, meio e fundo de funil:

    • Topo de funil de vendas: nessa primeira fase, acontece o contato inicial com o cliente.
    • Meio de funil de vendas: se o cliente chegou até essa fase, o cliente já entendeu o seu problema e tem interesse em solucioná-lo e quer saber o que a sua marca irá oferecer para isso.
    • Fundo do funil de vendas: o cliente já tem uma relação de confiança com a empresa, entendendo que é uma referência no assunto. ele já está pronto para escolher e espera uma proposta para o fechamento do negócio. 

Importante dizer que o funil de vendas dá suporte à jornada de compra. Ela possui o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição do seu produto e é formada:

    • Descoberta do problema;
    • Reconhecimento do problema e consideração da solução;
    • Decisão de compra. 

Todas essas ferramentas são parte do marketing de conteúdo – uma estratégia estruturada para elaborar e distribuir conteúdos relevantes com o objetivo de atrair, cativar e reter clientes. 

Ou seja, diferente da mídia tradicional, que interrompe e evidencia a marca e o produto a serem vendidos, o marketing de conteúdo fornece informações valiosas que primeiro ajudam o cliente e, depois, fixam a marca com uma relação de troca.

Primeiro gera confiança, depois realiza a venda, criando conexões mais profundas entre as marcas e seus consumidores.

 Referência: https://bit.ly/3NuV8i0

 

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