Anteriormente discutimos a importância de se usar um blog para a publicidade da sua empresa. Falaremos nesse artigo de um tema relacionado, o Marketing de Conteúdo.

Muita gente concorda que os tempos são outros e os hábitos de consumo já mudaram. Hoje a decisão de compra é do cliente e não depende mais no poder de persuasão da propaganda. A cada dia, decisões de marca, modelo e valor agregado de cada produto e serviço no mercado são discutidos em mesas de bar, fóruns de discussão na internet e nas avaliações positivas de outros consumidores como eu e você. Quanto mais as pessoas vão sendo educadas, e levadas a tomar suas próprias decisões, o marketing tradicional vai perdendo cada vez mais sua força.

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O que existe (e funciona) hoje é o Inbound Marketing (Marketing de Atração Digital), e uma de suas principais ferramentas é o Marketing de Conteúdo. O que é, e como pode funcionar a seu favor é o que vamos ver a partir de agora.

Continue lendo essa matéria e você verá:

  • Marketing Tradicional vs. Marketing de Conteúdo
  • Marketing de Conteúdo… mas o que é conteúdo?
  • Como usar Marketing de Conteúdo para sua empresa




Marketing Tradicional vs. Marketing de Conteúdo

“Fazer marketing tradicional e publicidade é como dizer ao mundo que você é uma estrela. Fazer marketing de conteúdo é mostrar porque você é uma estrela”
Robert Rose

No Marketing Tradicional, o principal objetivo é convencer o público de que sua marca é a melhor, por x e y razões, geralmente utilizando algum apelo emocional. A principal característica deste tipo de Marketing é ser intrusivo, ou inapropriado, atrapalhando as pessoas que estão fazendo alguma coisa, mas são interrompidas por uma propaganda, banner ou chamada comercial.

Outbound Vs Inbound

O Marketing de Conteúdo, por outro lado, presta um serviço de informação, educando o público para que tome decisões melhores e mais acertadas, de acordo com suas necessidades. A principal característica do Marketing de Conteúdo é produzir respostas para perguntas que realmente são feitas, ao invés de oferecer soluções em constante busca de quem possa ter o problema.

Marketing de Conteúdo… mas o que é conteúdo?

“Conteúdo é a razão pela qual existem os buscadores, em primeiro lugar”
Lee Odden

Diariamente, milhares de perguntas são feitas na internet. Os mecanismos de busca são as ferramentas mais essenciais no cotidiano de qualquer internauta. Costuma-se dizer: “Se você não sabe, pergunta para o Google que ele responde”. No entanto, estas perguntas são respondidas por quem?

  • Wikipédia
  • Fóruns de Discussão
  • Sites e Portais especializados
  • Seus Concorrentes
  • Sua Empresa (?)

Quem quer que produza conteúdo relevante pode responder às perguntas feitas, e terá muito mais chances de ser encontrado pelos buscadores. Conceitualmente falando, conteúdo pode ser qualquer coisa, em qualquer formato, e não necessariamente tem que responder a nenhuma pergunta. Mas quando falamos de pesquisas na internet, vamos avaliar alguns tipos de conteúdo e seus principais meios de distribuição, ou seja, quem geralmente responde a qual tipo de pesquisa:

  • Flickr, Google Imagens – Respondem procuras por imagens, fotos
  • SoundClound, SuperPlayer, Spotify – Respondem às necessidades de quem quer ouvir musicas
  • YouTube, Vimeo, DailyMotion – Respondem pesquisas de vídeos de qualquer natureza
  • Wikipedia, Portais de Informação – Respondem perguntas de quem quer ampliar seus conhecimentos
  • Terra, CNN, BBC, G1, R7, etc. – Respondem sobre notícias, de todas as áreas, ininterruptamente
  • Portais Direcionados, Fóruns de Discussão, Blogs – Responde dúvidas específicas, para os mais variados públicos

Desta forma percebemos que o conteúdo pode estar em qualquer lugar, e assumir qualquer formato: áudio, vídeo, texto, imagem, animação, documento PDF, apresentação em PPT, planilha do Excel, etc. O que precisamos entender agora é como isso tudo se encaixa em sua estratégia de Marketing.

Como usar Marketing de Conteúdo para sua empresa

Antes de prosseguirmos, é importante mencionar a frase de Jon Buscall: “Marketing de Conteúdo é um compromisso, não uma campanha.” – A partir do momento que decidir avançar por esta metodologia, você irá cativar um determinado público, que demandará mais informações e buscará em você as respostas que antes não sabia onde encontrar.

O Marketing de Conteúdo demanda um enorme esforço inicial para produção de material, numa quantidade e qualidade suficientes para se sobressair da concorrência. O mais importante é saber que será uma ação de longo prazo, com retorno certo, mas sem previsão exata de quando e como. No entanto, existem formas de prever o crescimento a partir dos primeiros resultados, e assim ajustar as ações para manter as metas desejadas.

Se você acredita que tem o perfil para produzir conteúdo relevante e frequente, e sua empresa já tem um site/blog para publicar este conteúdo, aqui vão algumas dicas essenciais para seguir a jornada.

01. Conhecer seu público-alvo

Nem sempre as empresas sabem exatamente quem é seu público-alvo. Se isto já está bem definido, vamos adiante; mas se ainda existem dúvidas nesta área, busque mais informações e certifique-se de ter isso bem claro antes de seguir, pois os próximos passos dependem desta definição.

Uma vez que você saiba quem exatamente é seu público-alvo, defina suas Personas; uma Persona para cada segmento deste público. As Personas te ajudarão a manter-se no trilho, e não perder o foco enquanto produz conteúdo para cada uma delas.

02. Ajude seu público a te encontrar

Desde a descoberta de uma necessidade até o momento da aquisição de algo, todos passamos por 4 etapas.

  1. Aprendizado e descoberta (awereness) – quando tomamos conhecimento da novidade;
  2. Reconhecimento do problema – quando buscamos mais informações e nos deparamos com as implicações desta novidade;
  3. Consideração da solução – quando buscamos soluções disponíveis para enfrentar os problemas e alcançar o que desejamos;
  4. Decisão de compra – quando já coletamos todos os dados e nos dirigimos convictos para a aquisição do bem.

Este processo mental – natural e inconsciente – se chama Jornada de Compra. Avalie seu público, e separe suas necessidades dentro destas 4 etapas. Assim você poderá oferecer respostas para suas Personas, em cada um destes estágios:

  • Informando mais sobre algum assunto novo relacionado ao seu nicho de mercado;
  • Apontar problemas para considerar suas implicações;
  • Apresentar possíveis soluções aos problemas apresentados;
  • Mostrar os diferenciais da sua empresa como alternativa de compra.

Como perceber o momento de compra do seu público a fim de levá-lo ao próximo estágio, é o que aprendemos na metodologia de Marketing de Atração Digital. Portanto, nada mais natural que usar o próprio conteúdo para indicar o caminho e levar seu público de uma etapa para outra.

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03. Se relacione com seu público e conheça suas dores

A partir do momento em que você começar a receber contatos de seus clientes em potencial, verá que boa parte deles estará pedindo mais informações sobre como resolver problemas específicos. As pessoas precisam de atenção, e ficam sinceramente gratas com quem se preocupa com suas questões. O relacionamento pode ser através de e-mails, mas também é comum recebermos menções, mensagens privadas e solicitações nos comentários das redes sociais.

A regra de ouro é: não abandone seu público. Uma empresa ou marca pode demorar anos até desenvolver uma cultura e conquistar a confiança de seu público consumidor, mas basta uma série de reclamações não atendidas para desfazer todo o esforço até ali. Veja inúmeros casos de empresas que simplesmente perderam a credibilidade por ignorar seus clientes em sites como o Reclame Aqui. Por outro lado, as empresas que resolvem seus problemas são consideradas em alta estima pelo público e geram ainda mais confiança e novos negócios.

04. Encante seus clientes, sempre!

“O objetivo do marketing é conhecer e entender tão bem o cliente que o produto ou serviço se venda sozinho.”
Peter Drucker

Desde seu primeiro contato, mostre seu interesse genuíno em ajudar seu cliente a resolver seus problemas. Uma das principais formas de manter a clientela é continuar se relacionando com ela. Pense na padaria da esquina, que oferece amostras-grátis na hora de maior movimento. Ou então naquele garçom do restaurante que te recepciona e te chama pelo nome quando você chega. Ou ainda o gerente da oficina que te liga para conferir se seu carro precisa fazer manutenção preventiva, pois ele sabe quando foi a última vez que você esteve lá. Isto é relacionamento, é encantar para manter o cliente.

Infelizmente é muito comum as empresas se esquecerem do pós-venda. Então pense em formas de manter sua equipe informada sobre o perfil de seus consumidores, e desenvolvam “mimos” que possam oferecer, e manter o brilho nos olhos de cada nome em sua carteira de clientes. Experimente dar um atendimento personalizado para ver se não receberá novas indicações destes clientes satisfeitos.

05. Saiba onde quer chegar e analise seus resultados com frequência

A tarefa do Marketing de Conteúdo pode ser dividida entre duas grandes forças: Produção e Análise, ambas igualmente divertidas e desafiadoras.

Para continuar produzindo conteúdo relevante e atrair novas pessoas para o que você tem a oferecer, a análise dos resultados deve ser levada a sério e com muita disciplina. A partir de suas metas, você poderá avaliar se está conseguindo crescer sua base de Leads, onde está recebendo mais receptividade e montar campanhas pontuais para alcançar resultados mais rapidamente. A análise levará à definição de novos conteúdos ou à revisão de algo que já foi publicado (se for possível), ou até mesmo à descoberta de demandas reprimidas e novas oportunidades de negócios. Fique de olho nos seus relatórios a cada semana para manter seu público interessado e seus objetivos em dia.

É importante lembrar que você não está sozinho nesta jornada. Você pode contar com parceiros, tanto para produzir conteúdo quanto para ajudar a medir seus resultados. Você também pode contar com a Suprema Propaganda para montar e implementar um plano de ação estratégico em Marketing de Conteúdo para sua empresa, basta entrar em contato.

Gostaríamos muito que você nos contasse suas impressões sobre este assunto no espaço de comentários abaixo. E não esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais.

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