O Instagram mudou muito nos últimos anos e passou a oferecer diversas possibilidades de conteúdo atraentes, mas para ter resultado e aproveitar essas atualizações, é preciso entender como funciona o algoritmo do Instagram em 2022.
Utilizando de machine learning, esse algoritmo é o responsável por entregar conteúdo a cada um dos usuários do Instagram. Dessa forma, um post com mais visualizações no reels e curtidas o algoritmo mostrará para mais pessoas.
Porém, muitas empresas e influenciadores sentiram que estavam perdendo seu público. Muitas contas sentiram a queda em seu alcance.
Por isso, resolvemos explicar como ele funciona e como você pode vencê-lo!
Sumário
O que é o algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram usa machine learning para “aprender” exatamente que tipo de conteúdo cada usuário do Instagram tende a engajar mais.
A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado com o tipo de conteúdo que tendem a engajar mais.
O algoritmo do Instagram leva em conta três fatores principais:
- Interesse: O algoritmo faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais importante baseado no histórico de cada usuário.
- Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
- Relacionamento: consiste em o quão engajado você está com o perfil que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
O novo algoritmo do Instagram determina a ordem das postagens que os usuários veem quando estão percorrendo o feed do Instagram.
Com base em sinais específicos, prioriza os posts, levando os mais relevantes para o topo e dando-lhes maior visibilidade, enquanto outros conteúdos acabam sendo colocados mais abaixo no feed.
Embora seja importante observar que o novo algoritmo está sujeito a alterações, esses três principais fatores de classificação que foram destacados ainda podem ajudar a formar sua estratégia do Instagram:
- Relacionamento com o usuário: Se um determinado usuário tiver interagido muito com o seu conteúdo anterior, será mais provável que ele veja seu conteúdo futuro. Isso torna o engajamento contínuo e repetido em seus posts importante para a criação de um público fiel.
- Interesse que o usuário transmitiu: Esse sinal é baseado em se o usuário interage com outros posts e contas semelhantes quando eles exploram o Instagram. Os usuários que também se envolvem com conteúdo semelhante têm mais chances de ver suas próprias postagens.
- Recência do post: Embora o simples feed cronológico do Instagram seja uma coisa do passado, a atualidade ainda é relevante. Postagens mais recentes serão favorecidas e enviadas para o topo do feed, enquanto as postagens mais antigas aparecerão um pouco mais abaixo.
Dúvidas sobre o algoritmo do Instagram
Ainda existem muitas dúvidas sobre o algoritmo do Instagram e nós vamos esclarecê-las agora:
1- O tipo de conta influencia o alcance?
Essa dúvida é bem comum. Como existe a possibilidade de escolher o tipo de conta que você quer trabalhar, muitos usuários acham que essa escolha precisa ser estratégica também para a definição do sucesso no engajamento.
No Instagram temos três tipos de contas (perfis):
- Pessoal;
- Comercial;
- Criador de conteúdo.
O Instagram explica que o tipo de conta não altera em nada com relação ao alcance e engajamento. O que importa na verdade é o quanto as pessoas interagem com seu conteúdo.
Então, se você não tem um bom alcance, não é por conta do tipo de perfil, mas porque as pessoas não estão se interessando pelo seu conteúdo. Segundo o Instagram, nem mesmo se a conta é verificada impactam no alcance do conteúdo.
2- Vídeos geram mais engajamento que imagens?
Esse é outro mito. Na verdade o que importa é a preferência do usuário. O Instagram também entrega mais vídeos para quem assiste mais e mais fotos para quem interage mais com fotos.
Então, nesse caso, você precisa observar o comportamento da sua audiência. É claro que o vídeo nos permite criar um conteúdo com mais profundidade e personalidade. Isso só será atraente para quem de fato para e assiste.
Não é o Instagram que dá preferência para um tipo de conteúdo ou outro, é a sua audiência. Sendo assim, só você poderá determinar a resposta.
3- Usar ferramentas de agendamento prejudica o alcance?
Não. O que prejudica o alcance é postar e sair correndo. Se você não investe tempo na plataforma, você não é um usuário interessante. É preciso responder os comentários e criar conteúdo fresco como Stories e Lives.
Como vencer o algoritmo do Instagram?
Agora você aprendeu um pouco sobre como o algoritmo funciona e entendeu um pouco como usar o tempo a seu favor. Veja o que pode utilizar em sua conta:
1- Use os stories para ser visto
Essa ferramenta do Instagram não é tão recente assim. Mas, ainda, garante bastante visibilidade, quando utilizada. Isso pois elas possuem a capacidade de burlar o algoritmo presente no feed.
Além disso, são ótimos para se envolver com seus seguidores. E, assim, criar maior lealdade com eles. E, como sabemos, relacionamentos melhores geram maior alcance.
2- Responda as mensagens
Apesar da ironia, elas tendem a melhorar o seu engajamento indiretamente. Isso porque quando os usuários se sentem bem atendidos, eles tendem a curtir, comentar e interagir mais com as suas publicações.
No entanto, trate cada conversa individualmente. As pessoas sabem quando você está utilizando uma resposta vaga ou genérica.
3- Frequência é a chave
Não apenas uma grande quantidade de postagens de uma vez, seguida de um hiato atormentador. É preferível que você mantenha um ciclo regular em suas publicações.
Assim, você supera o que o próprio Instagram chama de ciclo completo do algoritmo. Ou seja, é uma recomendação da própria rede social. Além disso, você pode experimentar vários conteúdos e abordagens. E ver quais funcionam melhor.
4- Qualidade
Não basta ter muitas fotos. Elas precisam fazer sentido. Especialmente, para quem você quer alcançar. Isso vale para os stories também.
Cores fortes e bastante luz são a preferência geral. Mas você deve se atentar para o que o seu público-alvo vai parar e prestar atenção.
5- Foque no vídeo
Mesmo que o Instagram afirme que não diferencia vídeos e fotos, na realidade, não é bem assim. Isso pois os vídeos acabam por chamar mais atenção. Ainda mais com a reprodução automática.
Estamos falando dos vários formatos de vídeos disponíveis. Com destaque para a IGTV. Isso pois ela acaba por, também. Aparecer no feed comum.
6- Crie legendas atraentes
Por fim, as legendas funcionam como molduras para as suas fotos. Assim, elas devem combinar. E chamar a atenção de quem está vendo para o que você quer mostrar.
O algoritmo do Instagram vive mudando, assim como o comportamento de quem o utiliza. Assim, você deve se atentar a essas mudanças se quer continuar sendo relevante nele.
MARKETING DIGITAL EM ITAJAÍ / SC
Para criar uma estratégia de Marketing Digital para a sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.
A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.
ORÇAMENTO
Solicite um orçamento sem compromisso! Teremos o maior prazer em lhe atender
contato@supremapropaganda.com.br
Rua Galdino de Borba, 60
Bairro Cordeiros, Itajaí / SC
CEP 88310360
Aponte a câmera do seu celular:
Trackbacks/Pingbacks