Você sabe quais estratégias de marketing para B2B e B2C utilizar? Esses dois termos são amplamente utilizados no comércio. Apesar de terem diferenças muito claras, seus conceitos acabam causando certa confusão em quem não tem muita familiaridade com o assunto.
Hoje, vamos te explicar as principais diferenças entre o marketing para B2B e B2C e como isso pode te ajudar a identificar as estratégias corretas. Confira!
Sumário
O que marketing B2B?
No comércio eletrônico, B2B é uma abreviação para o termo Business to Business, que significa “negócio para negócio”. Ele é utilizado para definir transações comerciais onde empresas comercializam seus produtos ou serviços para outras empresas, e não para consumidores finais.
O Marketing B2B, então, é a estratégia de marketing voltada exclusivamente para o processo de compra e venda desse tipo de negócio. Nele, os esforços precisam estar focados nas vendas, na geração de leads, no acompanhamento dos processos de venda e nas entregas do serviço.
Objetivos do marketing para B2B
De forma geral, o marketing para B2B possui os seguintes objetivos:
- Aumentar a qualidade dos leads de vendas;
- Aumentar a quantidade dos leads de vendas;
- Aumentar a taxa de conversão dos leads;
- Melhorar conhecimento de marca e reputação;
- Aumentar o ROI de marketing.
O que é Marketing B2C?
O termo B2C vem do inglês Business to Consumer que significa “negócio para consumidor”. No mercado B2C as empresas vendem diretamente para um consumidor final (pessoa física) e o marketing que torna essas vendas possíveis é o chamado Marketing B2C.
As estratégias de Marketing B2C são focadas em atingir um número maior de pessoas, recorrendo às suas necessidades básicas e desejos. Dessa forma, são criadas campanhas de relacionamento e conversão direta em vendas.
Objetivos do marketing para B2C
Os objetivos do marketing para B2C são:
- Fazer o negócio se sobressair no mercado;
- Conseguir atingir o consumidor fazendo-o conhecer e gostar da marca;
- Convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço;
- Garantir uma boa experiência de compra;
- Realizar o pós-venda de forma a fidelizar o cliente.
Diferenças entre B2B x B2C
Não é só o público-alvo que difere o Marketing B2B do B2C. A linguagem e a forma de abordagem também é bem diferente, já que um é focado em empresas e outro é focado em pessoas.
Pode-se dizer que o B2B se destina a executivos e pessoas com poder de decisão dentro das empresas, e o B2C foca em alcançar clientes finais que buscam determinado produto ou serviço.
Ainda, enquanto o B2C foca no relacionamento e conversão em vendas, o B2B acontece de forma mais prática, com o objetivo de reduzir custos, aumentar os lucros e gerar leads qualificados.
Uma outra diferença importante entre os dois modelos é a duração e a complexidade da decisão de compra. Quando se trata de empresas, o processo de tomada de decisões costuma ser mais complexo, o que justifica a necessidade dos leads para vendas.
Já para consumidores finais, a decisão é mais simples e rotineira, tomada por um indivíduo só. Por isso há um foco maior em tráfego no site e taxas de conversão.
Fonte: Pop Comunicação, Leads²B
MARKETING DIGITAL EM ITAJAÍ / SC
Para criar uma estratégia de Marketing Digital para a sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.
A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.
ORÇAMENTO
Solicite um orçamento sem compromisso! Teremos o maior prazer em lhe atender
contato@supremapropaganda.com.br
Rua Galdino de Borba, 60
Bairro Cordeiros, Itajaí / SC
CEP 88310360
Aponte a câmera do seu celular: