Na última matéria apresentamos 10 Motivos do Porquê Somos a Melhor Agência de Marketing Digital em Itajaí, dessa vez, explicaremos acerca das Etapas do Inbound Marketing.

Introdução

O mundo está em constante mudança e, juntamente com ele, o pensamento dos consumidores.

Atualmente, devido ao avanço tecnológico, as pessoas possuem o controle da informações e do que desejam ver.

Atrair a atenção público-alvo sem ser invasivo é um dos maiores desafios encontrados por aqueles que necessitam vender seus produtos e serviços por meio da internet.

Desta maneira, o Inbound Marketing surgiu com a finalidade de solucionar de vez esta questão!

1. O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração consiste no conjunto de estratégias voltadas para as necessidades dos clientes. Segundo esta metodologia, o cliente é quem busca a empresa.

2. Quais São as Etapas?

O processo de Indound Marketing é composto por 6 etapas:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Relacionar
  4. Vender ou Fechar
  5. Analisar
  6. Reter ou Fidelizar

2.1. Atrair

Nesta fase, a finalidade é conquistar potenciais clientes através de conteúdos personalizados de acordo com os interesses destes, bem como da área de atuação da empresa.

Importante ressaltar que, as matérias devem ter apenas informações de cunho informativo. Dessa forma, a empresa não poderá dispor, em seu conteúdo, apelos comerciais.

Os meios mais utilizados para atrair clientes são:

  • Artigos de blog
  • Redes sociais (Facebook e Instagram)
  • E-books
  • Vídeos explicativos
  • Infográficos

2.2. Converter

Esta etapa possui a intenção de transformar o potencial cliente em um lead; em outras palavras, fazer com que o visitante ingresse no processo de compra.

A referida fase ocorre quando este oferece suas informações pessoais em troca do fornecimento de algum material por parte da empresa, como e-book, por exemplo. Ao deixar o seu contato com a empresa, o visitante permite uma relação mais estrita deste com a empresa.

Como Atrair Mais Clientes Atraves Do Inbound Marketing

Geralmente, os referidos conteúdos ficam dispostos na Landing Pages, que são páginas que dispõe de um formulário para que o visitante preencha os seus dados e baixe do material.

No mais, existe também a possibilidade de conversão de outras ferramentas como o campo do fale conosco, solicitação de orçamento e cadastro de newsletter.

2.3. Relacionar

A etapa de “Relacionar” trata-se do ato de encaminhar, de maneira estratégica, uma série de e-mails marketing, newsletters e materiais com a finalidade de atrair a atenção do lead e alinhá-lo para uma abordagem comercial.

É importante ressaltar que o procedimento de como será realizada esta fase deve ser bem planejada, devendo ser organizada, eficaz e segura para que o lead não se sinta incomodado com o excesso de conteúdo oferecido e acabe tendo o comportamento oposto ao proposto pelo Inbound Marketing.

2.4. Vender ou Fechar

Após o lead estar inteirado acerca dos produtos ou serviços prestados, é necessário esclarecer para este as razões pelas quais a sua empresa é a melhor alternativa de contratação e porque deveria negociar com ela.

A etapa de “Vender ou Fechar” consiste na disponibilização de materiais (depoimentos de clientes, ligações telefônicas, cases etc.) com a finalidade de influenciar o lead a optar pela sua empresa.

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2.5. Analisar

Como o próprio nome diz, esta etapa do Inbound Marketing visa examinar o procedimento com um todo, prosseguindo com as estratégias que deram certo e encerrando as atividades que não trazem resultados.

As ferramentas mais comuns para realizar esta etapa são o Google Analytics e RD Station, que tem a finalidade de otimizar todo o sistema e apresentar informações para constantes avaliações.

A fase de análise é se suma importância, pois é por meio dela que se obterá a melhor estratégia para conseguir atingir os objetivos almejados.

2.6. Reter ou Fidelizar

Depois de vender, é interessante que você não perca esse cliente. Já foi tão difícil conseguir esse cliente, agora precisamos mantê-lo e vender mais para ele.

Para isso existe o processo de fidelização, que consiste em continuar agregando valor para o usuário, seja com conteúdos no blog ou nas redes sociais, dar bônus e brindes para quem já cliente, entre outras estratégias.

Conclusão

Diante do apresentado, podemos concluir que, com a evolução tecnológica, bem como em virtude da grande quantidade de informações apresentadas diariamente ao clientes, as empresas têm de aperfeiçoar seus métodos para conquistar clientela e fazer negócios.

Desta maneira, o Inbound Marketing é a solução mais eficiente e prática para suprir as necessidades da sua empresa!

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