Muitos empreendedores costumam nos pedir dicas de marketing digital em Jaraguá do Sul para aumentar as vendas, então resolvemos reunir as principais nesta matéria. Vamos lá?
O e-commerce vive um momento muito bom, sendo inclusive potencializado pela pandemia. E quando falamos e-commerce, não estamos nos referindo apenas ao varejo on-line, mas sim aos negócios provenientes da Internet, seja comércio, serviço ou indústria.
Para você ter uma ideia, enquanto as lojas físicas ficaram fechadas por conta das medidas restritivas de combate à COVID-19, as vendas no comércio eletrônico registraram um crescimento superior a 48% nos três primeiros meses de pandemia no Brasil (março, abril e maio), chegando a incríveis 75% de crescimento no mês de maio de 2020.
A concorrência entre empresas no ambiente digital também se fortaleceu. Daí surgem aquelas dúvidas:
- Como fazer o site da minha empresa ser encontrado pelos clientes?
- Por onde devo começar?
- Em que devo investir?
Vamos responder a todos esses questionamentos apresentando a você 5 dicas de marketing digital em Jaraguá do Sul para aumentar as vendas on-line. Confira!
Sumário
5 dicas de marketing digital em Jaraguá do Sul para aumentar as vendas
1. Seja facilmente encontrado
Ter um site é importante? Muito. Mas é suficiente? Não.
De nada vai adiantar se os seus clientes não conseguirem encontrá-lo.
Para que eles te localizem, você precisa investir em conteúdo e conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa — com destaque para o Google, é claro.
Estar na primeira página do Google é deixar a sua empresa sempre em evidência. Afinal, quando o usuário pesquisa algo, ele quer uma resposta rápida. Raramente vai ficar navegando por várias páginas para encontrar o que procura.
Pense nas suas pesquisas pela Internet. Você provavelmente começa acessando os sites que aparecem na primeira página, certo? E como eles conseguem aparecer ali?
Além do Marketing de Conteúdo, as empresas utilizam técnicas para otimizar os sites e aumentar as chances de subir no ranking do Google.
Produzem conteúdos — geralmente em um blog — com palavras-chave que sejam relevantes para o público-alvo; utilizam técnicas de SEO; melhoram a velocidade de carregamento das páginas… Tudo isso faz diferença.
Ter um site relevante para o Google ajuda até mesmo na hora de pagar mais barato pelo CPC (Custo por Clique) dos seus anúncios, assunto que abordaremos na sequência.
Google Meu Negócio
Outra ferramenta bem importante é o Google Meu Negócio. Nela você pode cadastrar gratuitamente o endereço da sua empresa com telefone, site, horário de funcionamento e avaliações de outros clientes (fundamental!).
Assim, quando alguém pesquisar por empresas dentro de uma localização específica (por exemplo: “agência de turismo em São José dos Campos”), seu negócio terá maior probabilidade de ser encontrado.
2. Conheça bem o seu perfil ideal de cliente
Se você quer aumentar as vendas on-line, antes de começar qualquer estratégia de marketing, o passo número um é criar a sua persona.
Afinal, do que adianta gastar tempo e dinheiro produzindo conteúdo e anúncios se eles forem direcionados para as pessoas erradas?
Vá além de saber apenas o gênero, idade e classe social do seu público. Descubra quais são as suas dores, necessidades, desejos, conquistas, frustrações, sonhos, ídolos, hobbies…
Quanto mais informações você tiver sobre a persona, tenha certeza: sua estratégia terá muito mais chances de sucesso.
3. Qual conteúdo você é capaz de oferecer?
Falamos sobre a importância do conteúdo ali no primeiro tópico, né? É porque não tem jeito: você pode pesquisar as melhores dicas de marketing digital em trezentos lugares, e em todos eles o marketing de conteúdo será citado.
O tráfego orgânico é fundamental para quem quer aumentar as vendas on-line. Consiste basicamente em trazer o seu público até o seu site, sem precisar pagar por isso. Funciona como um ativo da empresa para ficar nas primeiras posições do Google, sempre em evidência, sempre próximo.
E como conseguir? Mandando-o comprar incessantemente e enviando o seu link para pessoas aleatórias no WhatsApp? Não!
Entregando conteúdo que gere valor, que seja realmente relevante e que faça o seu cliente pensar: “Opa, esse pessoal sabe do que tá falando”.
Por exemplo, você tem uma loja virtual de roupas? Pode ser interessante montar um blog e escrever artigos sobre dicas de moda, o look ideal para cada evento, apresentar as tendências para o ano…
A partir do momento em que você consegue fazer o cliente vir até a loja, você gera um lead e cria relacionamento, e aí fica muito mais fácil convencê-lo a comprar. É assim que funciona o funil de vendas e o Inbound Marketing.
Mas lembre-se: primeiro você precisa definir bem a sua persona, para depois pensar em assuntos que sejam relevantes para cada etapa da jornada do consumidor.
4. Otimize suas campanhas
Acompanhando as métricas obtidas com o tráfego orgânico, você consegue informações importantes como, por exemplo, qual tipo de conteúdo o seu público gasta mais tempo lendo, os produtos mais clicados, quais são as páginas mais visitadas e as palavras-chave que mais geram engajamento.
A partir daí, você pode usar o tráfego pago (os famosos anúncios) para acelerar as conversões, aumentar as vendas on-line e fidelizar o interesse da persona. Isso porque você terá em mãos uma segmentação muito precisa.
Conseguirá separar o seu público por gênero, idade, localização, interesses, canais e dispositivos mais usados, antes de começar a rodar o anúncio.
É por isso que o marketing digital em Jaraguá do Sul é tão eficaz. Afinal, qual publicidade off-line permitiria esse tipo de segmentação?
E mais uma vez: entendeu a importância de conhecer a sua persona? Sem isso, são grandes as chances de perder dinheiro.
Vale lembrar que o Google Ads não é o único lugar em que você pode anunciar. Também é possível fazer anúncios no Facebook e no Instagram, por exemplo.
5. Vá além das redes sociais
Dentro do marketing digital, as redes sociais são os canais mais populares. Afinal, quem é que não tem hoje um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube?
Dados do próprio Instagram revelam que mais de 1 bilhão de contas usam a rede social por mês em todo o mundo. Além disso, 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa por lá.
São números realmente impressionantes, e as mídias sociais devem, sim, fazer parte da sua estratégia de Inbound Marketing. Porém, elas não podem ser os únicos canais para quem deseja aumentar as vendas on-line.
Lembre-se de que o Inbound consiste em atrair o público e manter um relacionamento constante, por meio do Marketing de Conteúdo e de canais variados, que devem ser usados em cada etapa do funil de vendas.
Referência: https://bit.ly/3PVxInu
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