Sumário
Quer saber como funciona a criação de um site e de lojas virtuais?
Essa é uma decisão muito importante para manter sua loja física engajada, além da possibilidade de alcançar clientes de qualquer lugar do país ou mundo.
Agora, você quer saber como criar um site de vendas e ter sucesso? Não existem segredos, basta um trabalho contínuo, estudar o mercado e conhecer minimamente o seu cliente.
Cada esforço aplicado no marketing digital vai fazer valer a pena, uma vez que o mercado tem grandes expectativas de crescimento, que pode chegar a 15%.
Existem três maneiras de criar um site de vendas matador.
A primeira é tentar fazer sozinho, usando plataformas “gratuitas”. Essa escolha consumirá muito tempo para aprender a usar novos softwares, ter um conhecimento básico em design, e, talvez, esperar dias, semanas ou meses até entender todo o processo e conseguir concluí-lo.
A segunda maneira é escolher um modelo e contar com a ajuda de uma rede de franquias especializada em criar sites de vendas. Simples assim, você escolhe um modelo ou passa informações e referências do que deseja e nós criamos para você.
A terceira, e última opção, é criar um site de vendas 100% personalizado.
Criar um site de vendas
É muito mais fácil do que abrir qualquer tipo de negócio no mundo físico. É mais rápido, menos burocrático e muito barato.
Use a internet como um canal de vendas para o seu negócio. Comece a aplicar ainda hoje as estratégias de marketing digital e faça seu negócio crescer tanto no mundo virtual, quanto físico.
Antes de explicarmos como criar um site de vendas, confira abaixo um vídeo que vai te apresentar alguns resultados digitais conquistados por nossos clientes que entenderam a importância das vendas online:
É difícil criar um site de vendas?
Não é difícil criar um site de vendas, a partir do momento que você sabe o que está fazendo e em que ponto quer chegar no final.
Por isso criar um site de vendas é algo tão difícil para pessoas que não entendem de marketing digital, design, programação e vendas.
Muitas empresas falham em criar um site de vendas por acharem que basta criar um site e pronto. Na verdade, é muito mais que isso.
Esse tipo de mentalidade é o que diferencia sites medianos de sites de sucesso.
A principal diferença entre os dois tipos é que antes de criar um site de vendas, o empreendedor precisa se questionar como é diferente da concorrência. Claro que o site precisa ser bonito, o texto atraente e amigável ao cliente. Mas você não pode vender a mesma coisa que a concorrência.
Você precisa mostrar o seu grande diferencial. E isso não envolve qualidade e preço baixo. Esse tipo de argumento não é diferencial. Preço baixo todo mundo tem e qualidade é uma “obrigação”.
É preciso inovar e ser criativo.
Quando um usuário entra em seu site de vendas, ele te dá 30 segundos para ser convencido do seu diferencial. Isso faz sentido para você?
É justamente esse grande diferencial que transforma um site em um site de vendas de sucesso.
Como fazer um site de vendas se diferenciar da concorrência?
O primeiro passo é ter um produto (ou serviço) diferenciado e fora do padrão. Esse produto deve ser seu carro chefe, que seja um grande diferencial é que transforme sua marca em algo bem-sucedido.
Com um bom produto seu site será mais conhecido, e a partir dele, você leva os usuários a conhecerem outros produtos que integram o seu portfólio.
Vamos dar um exemplo prático, caso você tenha um site de vendas de cursos, foque em seu principal treinamento e, só depois que as pessoas comprarem o treinamento, mostre os demais produtos como materiais, serviços ou até mesmo produtos de afiliados.
Abra agora o site da Apple e repare como ela vende seus produtos.
Apesar de contar com uma grande variedade de itens, o carro chefe da marca é o iPhone.
Depois que os seus clientes comprarem o smartphone, a marca começa a vender os acessórios e outros produtos como computador, tablet, smartwatch e muito mais.
Entendeu a diferença? Você pode sim ter uma variedade de produtos, mas deve sempre focar em um carro-chefe e, depois que os seus clientes comprarem a ideia, vender seus demais produtos.
Pense no conteúdo antes de focar no design
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes para uma empresa vender mais no mundo digital.
Seu objetivo é aumentar conversões? O marketing de conteúdo é a escolha certa para o projeto. As estratégias de SEO vão desempenhar um papel crucial em sua jornada de “como criar um site de vendas de sucesso”.
A primeira grande regra a seguir deve ser criar conteúdos exclusivos. Sabe aquela ideia de simplesmente copiar e colar algo que você gostou? Esqueça!
Duplicar conteúdos deve ser evitado, pois pode te prejudicar com o Google e o seu site ser penalizado durante as buscas orgânicas.
Além de exclusivo, seu conteúdo precisa ser relevante. O comprimento mínimo é de 300 palavras por página, mas se você conseguir alcançar 500 palavras, melhor.
O que deve ter em um site de vendas?
O site de vendas é uma máquina de gerar novos negócios. O que significa que ele deve ser feito para chamar a atenção e cativar os seus clientes de um jeito que a sua concorrência não consegue.
Seu site de vendas precisa representar sua marca de um jeito único.
Como ele é sua principal ferramenta de vendas, a primeira impressão deve ser importante.
Quando seus clientes acessarem seu site pela primeira vez, eles precisam encontrar aquilo que procuram em poucos cliques. Por isso existem vários elementos que precisam ter em seu site de vendas.
Por ser importante, você precisa dar prioridade.
Essa é a lista de itens que seu site de vendas precisa ter para ser um verdadeiro sucesso:
- 100% personalizado;
- Navegação fácil de usar;
- Amigável ao Google;
- Tempo de carregamento rápido;
- Amigável ao Usuário;
- Integrada com suas redes sociais;
- Sistema de gestão de loja;
- Controle de estoque;
- Certificados SSL;
- Cálculo de frete;
- Conexão segura;
- Forma de pagamento no PagSeguro e PayPal;
- Pagamento online seguro;
- CTAs relevantes e atraentes;
- SEO;
- Responsivo.
Além disso, você precisa estruturar as entregas, o contato com seus clientes para tirar dúvidas e resolver problemas, contar com bons fornecedores, ter ótimos produtos.
Como fazer um site de vendas do zero?
A presença online é inevitável, o que significa que um site de vendas é a porta de entrada para apresentar seu negócio. Essa aparência, antes de mais nada, deve oferecer segurança e credibilidade aos usuários, mas como fazer isso?
Você precisa incluir os seguintes itens.
A página inicial, também chamada de “home” ou “homepage”
Seu website de vendas deve ter uma home organizada, intuitiva e completa, com informações claras sobre o que a empresa faz e oferece. Lembre-se que logo de início deve-se despertar o interesse do cliente e o atrair para navegar pelas outras páginas do website de vendas.
Veja um exemplo de como criar um site de vendas:
Sua página inicial precisa:
- ser clara;
- ter um design bem planejado;
- ter um excelente copy para convidar os visitantes a realizarem uma ação;
- apresentar a navegação de todo o site para o visitante;
- ter todas as redes sociais da empresa.
Quem Somos
Nesta seção do site de vendas apresente quem é seu negócio, seus valores, missão, qualificações e diferenciais que o tornam único e diferente da concorrência.
Invista em um bom vídeo institucional, com os fundadores da empresa e colaboradores que vivem a cultura do negócio.
É interessante destacar os certificados conquistados pelos seus produtos e pela empresa.
Não esqueça boas fotos da sua estrutura física e da sua equipe para passar mais credibilidade e confiança. Invista em estratégias que vão gerar uma conexão e criar empatia com os visitantes.
Contato
Ter uma página com todos os seus contatos é bem interessante.
Atualmente as pessoas querem agilidade, clicar em um botão do WhatsApp e mandar uma mensagem para a pessoa certa para iniciar um contato.
Pense em montar um site de vendas integrado com suas redes sociais, você pode utilizar Widgets para facilitar essa tarefa.
Se você tem uma loja física, inclua um mapa para facilitar sua localização e aproveite a integração com o Google Maps para que os visitantes cliquem no link e já tenham acesso ao endereço pelo GPS.
Todas essas dicas dependem do seu objetivo em mente na hora da criação de sites e lojas virtuais.
Serviços
Conquiste novos clientes ao compartilhar seus projetos de sucesso e dar a oportunidade dos visitantes do seu site de vendas de decidir escolher seu negócio. Outra boa opção é inserir depoimentos de clientes para cada serviço prestado.
É muito importante separar seus principais serviços em landing pages, ou seja, uma página para cada serviço bem detalhado.
Não esqueça de montar um site de vendas com páginas específicas para impulsioná-las no Google, mas apenas implemente a estratégia que faz sentido para os seus clientes.
Produtos
Você também pode criar um site de vendas de produtos, também conhecido como loja virtual. Nesta seção do site estruture seu portfólio de produtos, mostrando detalhadamente cada produto vendido. Quanto mais informações conseguir juntar, mais fácil seus produtos serão vendidos.
Não esqueça de incluir boas fotos e, se possível, vídeos dos produtos.
Aproveite para incluir depoimentos sobre as experiências dos clientes interagindo com o seu cliente.
Recomendamos a criação de uma landing page para três produtos sucesso em vendas. Crie e trabalhe suas vendas com estratégias de marketing digital.
Dê preferência para as plataformas que têm cadastros de produtos mais completos e que sejam simples, assim você pode descrever muito bem seus produtos, características, benefícios e ainda utilizar esse espaço para aplicar boas práticas de SEO.
Se você está começando a fazer seu site de vendas, pense que antes de ter quantidade tenha qualidade e fuja do comum, senão você irá se misturar com a “multidão” de sites de vendas criados sem nenhuma estratégia, pense nisso!
Landing Page
É importante ter uma landing page para os serviços e produtos mais vendidos. Confira tudo o que consideramos importante sobre a criação de uma landing page matadora em nosso blog: aprenda como criar uma landing page.
Criar site de vendas com blog integrado
Quer saber como criar um site de vendas matador? Integre um blog com os conteúdos mais relevantes para o seu cliente.
Além de construir autoridade sobre o assunto, seu negócio:
- vai ganhar um excelente canal para comunicação com seu público;
- ganhará relevância com os buscadores como o Google;
- vai poder vender conhecimento.
- Certificado SSL
O que também não pode faltar em relação à segurança é o certificado SSL do seu site.
O Certificado SSL é uma garantia digital de que o site é confiável, seguro e respeita as diretrizes de privacidade para qualquer pessoa que navegar nele.
Caso contrário, o Google alerta seus usuários de várias formas visuais quando um site não é seguro e isso pode inibir seus clientes de comprarem os seus produtos.
Toda a estratégia de como montar um site de vendas de sucesso depende de alguns fatores como a sua identidade como empresa, seu público-alvo e suas metas de curto e longo prazo.
O tempo de experiência de um negócio pode influenciar suas metas e objetivos. Elas podem ser:
- Aumentar o volume de vendas?
- Melhorar o reconhecimento de marca?
- Conquistar um novo público?
- Reformular a sua marca?
- Conquistar a lealdade do seu cliente?
- Lançar um novo produto ou serviço?
- Garantir sua presença na internet?
- Independente da sua necessidade, a estratégia deve ser exclusiva.
Quando se tem o objetivo de vender, é essencial saber para quem você está vendendo.
Ter um entendimento amplo do seu mercado-alvo vai permitir que estudos sejam feitos para determinar seus gostos, preferências e hábitos de compras. Somente assim você consegue aproveitar ao máximo cada elemento do seu site para gerar interesse e novas vendas.
Além da definição de um público-alvo, a filosofia do seu negócio precisa estar alinhada com aquilo que você está vendendo. Sua filosofia é a alma do seu negócio. Muitas vezes a filosofia é resumida em duas linhas explicando os principais valores da sua empresa.
Apesar de pequena, sua filosofia deve ser sua referência, seu mapa, seu guia. Respeite seus valores e os aplique em seu design e no conteúdo do site.
Sua filosofia defende o fácil acesso aos produtos e serviços?
Você deve seguir essa proposta. Não opte por um site tão elaborado que faça as pessoas pensarem muito para encontrar as informações que precisam. Deixe de lado os formulários gigantes e outras complicações. Aposte no minimalismo.
Lembre-se sempre que o usuário vai esperar aquilo que você prometeu para eles.
Referência: https://bityli.com/vrhHTJqtA
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