Você já parou para pensar na importância que tem um profissional ou empresa que sabe como criar uma identidade visual estratégica?
Praticamente toda empresa deseja deixar um legado, impactar pessoas e ser lembrado de maneira positiva por seu público!
Atualmente, os clientes estão dando mais valor para produtos bonitos, visualmente harmônicos e que agradem os sentidos.
Ou seja, agora, mais do que nunca, a aparência de sua marca pode garantir ou acabar com o seu sucesso e as organizações bem-sucedidas sabem disso, tanto que investem recursos significativos na criação de uma identidade visual de qualidade. A Uber, por exemplo, é famosa por publicar seu próprio guia de identidade visual.
Mas, não se engane: descobrir como criar uma identidade visual forte e impactante não é algo que acontece da noite para o dia, não basta simplesmente escolher algumas cores e criar um logotipo. É necessário uma abordagem estratégica de cada projeto.
E isso requer conhecimento aprofundado, uma equipe com fortes habilidades de comunicação e design gráfico e um entendimento íntimo para a criação de marca.
A boa notícia é que com a orientação certa, você pode passar pelo processo de maneira eficaz e produzir algo que reflita verdadeiramente o que se deseja.
Neste artigo você verá alguns pontos relevantes na hora de saber como criar uma identidade visual para o seu negócio e dicas dos nossos especialistas. Então, vamos conferir?
Sumário
O que é uma identidade visual?
Se você nunca teve contato com o mundo do design talvez você esteja se perguntando: “o que é uma identidade visual e por quê preciso criar uma?”.
Uma identidade visual é um conjunto de elementos como logotipo, cores e tipografia que ajudam o público a registrar e reconhecer uma marca.
Ela também serve como um “guia”, que ajuda os membros da equipe e parceiros (como designers autônomos ou uma agência de marketing digital) a transmitirem a essência criação de marca em Tijucas.
Nesse conjunto de identidade visual estratégica também podemos incluir outros fatores, como:
- Hierarquia;
- Fotografia;
- Ilustração / padrões / gráficos;
- Iconografia;
- Tipografia;
- Visualização de dados;
- Elementos interativos;
- Vídeo e movimento;
- Slogan;
- Web design.
Resumindo: a identidade visual é a combinação de vários elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.
As cores, formato das letras, e até frases, ajudam o público a se lembrar de uma marca de forma rápida e objetiva.
Essencialmente, a identidade da sua marca é a personalidade da sua empresa e uma promessa aos seus clientes.
Como criar uma identidade visual forte e impactante?
O termo “logotipo” é frequentemente usado de forma errada para se referir à uma identidade visual. Embora um logotipo possa ser o símbolo de uma empresa, não é a totalidade de uma organização.
Na verdade, criar um logotipo é apenas um pequeno passo em direção ao desenvolvimento de uma marca forte.
Para criar uma identidade visual consistente e eficaz para sua companhia, separamos um guia prático, com dicas valiosas, para você iniciar o seu projeto.
1) Conheça o seu público
Defina um segmento claro com o qual você deseja se comunicar.
Dados demográficos, como: sexo, faixa etária e localização geográfica, podem ser obtidos com base em seus seguidores das redes sociais, tráfego no seu site ou até mesmo realizando uma pesquisa com atuais clientes.
Você pode então se aprofundar nos hábitos, comportamentos e motivações da sua pessoa ao planejar sua identidade visual.
Assim, conhecendo bem o seu público-alvo, sua marca poderá se conectar verdadeiramente com ele e gerar mais resultados positivos.
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O Mapa da Empatia é um dos métodos mais usados para analisar os dados coletados e formar o perfil do seu cliente ideal.
2) Avalie a concorrência
Assim como ao abrir um negócio, um passo essencial ao criar uma identidade visual é fazer uma pesquisa de mercado.
Por isso, é importante verificar o que a concorrência está fazendo para ter algum parâmetro e referência e ver qual a diferença entre a sua proposta de valor e a deles. Lembre-se que o que torna sua empresa única em seu segmento define a diferença entre você e seus concorrentes.
Olhar para outros exemplos de branding que funcionou, ou falhou, também o ajudará a tomar decisões mais assertivas.
3) Crie um logotipo
Depois de conhecer sua empresa por dentro e por fora, é hora de dar vida às suas ideias e começar a criação de marca em Tijucas.
Embora o logotipo não seja a identidade completa da marca, é um elemento vital, pois será a parte mais fácil de lembrar e, portanto, mais reconhecível para o público, o processo de criação do logotipo de sua empresa compreende os vários fatores listados abaixo.
Logotipo
O logotipo é uma representação visual, composta por símbolos e palavras. Para criar um design diferenciado que simbolize sua marca, a melhor opção é contratar um designer de marcas profissional, ou uma agência de marketing digital, e dar um briefing detalhado do que você deseja.
Não existe uma receita pronta para a criação de um logotipo e cada designer tem seu próprio método.
Mas para ajudar você e ele, preencha o briefing com a maior quantidade de informações possíveis. Quanto mais rico em detalhes, mais acertado será o projeto..
Em geral, mantenha seu logotipo simples, sem muitos elementos que possam causar confusão visual, para que seja facilmente identificável e responsivo para diferentes formatos.
Valores como empatia, gratidão, evolução permanente, comprometimento e reinvenção fazem parte do nosso DNA.
E por ser uma agência “orientada a dados”, análises estatísticas e algoritmos, o nosso logotipo tem como referência materiais que inspiram ciência, métodos, partes de receituários e prontuários, tabela periódica, lógica, dados, ordem e conceito de tecnologia. Ou seja, tudo o que é de fácil assimilação ao universo científico.
Cores
Depois de obter imagens visuais sólidas, você pode explorar as cores. As cores escolhidas devem apoiar a personalidade que você deseja que sua marca tenha.
Pense nas emoções que melhor se alinham com essa personalidade. Elas não são universais e cada indivíduo pensa nas cores de uma forma um pouco diferente, mas em geral, as emoções associadas às cores são estas:
- Laranja: entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo;
- Verde: frescor, equilíbrio e harmonia;
- Azul: potência, segurança, confiança;
- Vermelho: ação, urgência, agilidade;
- Amarelo: felicidade, simpatia, animação
- Rosa: romance, docilidade, inocência;
- Roxo: luxo, mistério, beleza;
- Cinza: conservador, moderno, formal, sólido;
- Branco: brilho, limpeza e tranquilidade;
- Preto: força, formalidade e elegância.
Responder qual desses recursos melhor corresponde à personalidade e ao propósito da sua empresa ajudará a definir uma cor-chave para criar uma identidade visual para seu logotipo.
Mas você não precisa escolher apenas uma opção. Criar uma paleta de cores é uma forma de enriquecer e aprimorar ainda mais sua identidade.
Uma boa paleta de cores é limpa e flexível, fornecendo aos designers opções suficientes para serem criativos, mas não o suficiente para sobrecarregar o visualizador. Pode incluir:
- 1 cor principal
- 2 cores primárias
- 3-5 cores complementares
É permitido o uso flexível nos tons de suas cores primárias, o que possibilita uma gama mais ampla de cores nas aplicações!
Mas, com toda a nossa flexibilidade, o tom de voz da marca também pode se “aproveitar” de outras cores, nos materiais institucionais, por exemplo, a presença do preto e branco é predominante e o laranja compõe apenas algumas partes dos produtos. Já numa comunicação indireta, como redes sociais, pode-se usar o roxo, por exemplo.
Tipografia
A tipografia também pode ser uma faca de dois gumes se não for usada corretamente. Criar uma identidade visual para o seu negócio significa criar um padrão, e para isso não podem haver várias fontes sendo utilizadas.
Em sua logomarca, no site e em todos os documentos elaborados por sua empresa (impressos e digitais), deve haver uso consistente de tipografia.
E-mails, landing pages, mídias sociais, banners, folhetos etc, tudo deve manter a mesma linguagem e sentido.
Portanto, escolha a fonte que você usará em seu logotipo com cuidado para que corresponda à mensagem de sua empresa.
Se você tem uma empresa de tijolos, por exemplo, escolha uma fonte resistente e robusta. Se você vende cursos de artesanato online, uma caligrafia mais delicada ou rústica pode ser uma opção melhor, e assim por diante.
Embora você provavelmente use apenas um tipo de fonte em seu logotipo, há muitos outros textos que sua empresa precisará criar, o que significa que você nem sempre (e não deve) usar a mesma fonte.
Selecione dois ou três tipos diferentes para criar sua comunicação, mas tome cuidado para que eles sejam bem legíveis . Faça testes em diferentes aplicativos, se necessário.
Pela necessidade do logotipo ser apenas tipográfico, tentamos dar atenção aos detalhes. De todas as referências, conseguimos juntar duas “famílias” de fontes que têm características com os atributos em dois pontos essenciais: humana e científica.
Dessa junção, foi possível desenvolver uma tipografia que inspirasse esses dois atributos, principalmente no fato dela estar toda minúscula, trazendo uma ideia de proximidade real e empática.
4) Documente a identidade visual de sua marca
Existem várias maneiras e canais que uma empresa usa para se comunicar com o público.
Provavelmente enviará e-mails, investirá em anúncios com mídia paga, criará banners informativos, que podem ser online ou impressos, e talvez, até mesmo, distribua cartões de visita para clientes em potencial.
A criação de peças modelos (até mesmo detalhes como assinaturas de e-mail) proporcionará à sua empresa uma aparência mais unificada, confiável e profissional. Consistência é o que pode criar ou quebrar a identidade visual de uma marca.
Portanto, faça uso das opções de design que escolheu em todas as áreas do seu negócio. Essa padronização é a única forma de criar algo sólido e marcante.
E para garantir que sua empresa cumpra as “regras” da marca, desenvolveu um conjunto de diretrizes, também chamado de brandbook ou, em português, manual da marca.
Dessa forma, qualquer colaborador ou parceiro que utilize sua marca poderá mantê-la dentro dos padrões corretos, preservando sua imagem.
5) Faça uma análise final
Por fim, antes de aprovar a identidade visual final da sua marca, certifique-se de que ela seja:
- Distinta: destaca-se entre os concorrentes e chama a atenção do seu público.
- Atrativa: causa impacto visual.
- Escalável e flexível: pode crescer e evoluir com a empresa.
- Coesivo: cada parte complementa a identidade da marca.
De fácil aplicação: pode ser usado em diversos materiais sem prejudicar a legibilidade.
6) Conte com a ajuda de um bom profissional
Como já foi mencionado antes, é extremamente importante saber como criar uma identidade visual estratégica. No entanto, todos esses passos são muito complexos e exigem muito conhecimento técnico na hora de serem executados.
Por isso, não deixe a sua empresa na mão de alguém que não sabe o que está fazendo. Lembre-se que os valores, personalidade e ideais da sua organização serão transmitidos através de um conteúdo visual.
Sendo assim, isso merece uma atenção especial e você precisa se sentir seguro e confiante de que receberá um produto de qualidade, que atenda – e até supere – as expectativas.
Vale a pena fazer um investimento e contratar uma agência especializada, que tenha designer experientes e competentes para trazer vida às suas ideias e necessidades!
Referência: https://bityli.com/YO5i8
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