Na matéria anterior abordamos 10 aspectos fundamentais no marketing digital que as empresas ignoram e, nesta semana, mostraremos 5 erros mais comuns em fanpages.
O trabalho das empresas dentro do Facebook é essencial, uma vez que o número de usuários no Brasil é crescente. Por isso, é importante conhecer os erros comuns em fanpages para que sua página passe longe deles e seja bem sucedida on-line.
Sumário
Quais são os erros comuns em fanpages?
Por ser uma rede popular, é importante que as empresas também estejam conectadas para alcançar o seu público e se comunicar com muito mais facilidade.
Apesar de outros canais terem surgido e também terem bastante audiência, como é o caso do Instagram e TikTok, o Facebook conta com um público fiel e ativo. Porém, é necessário que as m
arcas saibam quais estratégias aplicar para não cometerem erros comuns em fanpages.
Aqui vão alguns para você analisar se está falhando e entender como pode resolver:
1. Ter um perfil para a empresa e não uma página
Talvez este seja o mais tradicional dos erros no Facebook. As empresas, desconhecendo as opções, acabam criando um perfil de sua marca como se fosse uma “pessoa física”. A partir daí, preenchem as informações e passam a adicionar os amigos para serem seus seguidores.
Mas é preciso entender que o perfil em si não oferece tantos atrativos quanto uma fanpage. Com a página, os usuários podem curtir e explorar mais possibilidades que você oferecer. Além disso, as páginas trazem estatísticas internas para observar o engajamento dos usuários e os locais de maior acesso.
Como o próprio nome já diz, as páginas de fãs são voltadas para empresas e personalidades, uma vez que os usuários que as acompanham, de fato, serão tratados como adeptos daquela marca ou pessoa em questão.
Além de não ser o mais adequado, é proibido pelo Facebook que você crie um perfil empresarial, como se fosse uma pessoa. Então, se você o fizer, estará correndo o risco de ter a conta deletada.
Agora que você já sabe qual é o certo a se fazer, crie uma fanpage, preencha as principais informações e, depois, volte ao perfil para avisar toda sua rede de amigos. Envie uma mensagem a todos que desejar os convidando a curtir a página. Comunique em seu mural do perfil que está com uma fanpage nova. Divulgue em seu site e rede social.
2. Comunicação desalinhada por não ter uma persona definida
O ponto-chave para se comunicar bem em todos os canais digitais é conhecer bem o seu público. Somente com base em informações relevantes sobre as pessoas que acompanham sua marca e consomem seus produtos/serviços você conseguirá manter uma comunicação alinhada às expectativas delas.
Por isso, considere não só estudar os dados disponibilizados pela ferramenta, como também criar a persona da sua empresa, ou seja, uma representação fictícia do público ideal da sua marca.
Se você contar com um material de persona bem definido, saberá qual o tom de voz ideal para utilizar em cada canal, inclusive no Facebook. Assim, será muito mais fácil criar laços de identificação com a sua audiência.
3. Não inserir suas informações e links essenciais
A fanpage do Facebook oferece alguns espaços para encaixar links marotos para seu blog/site. Ainda que seja ‘nofollow’, é extremamente relevante apontar referências dentro de sua página de fãs. Um dos erros mais comuns das pessoas ao trabalhar dentro da rede social é ignorar a caixa de informações.
Algumas companhias tendem até mesmo a não acrescentar nada na área indicada, o que é um grande erro e pode impactar negativamente nos resultados.
4. Falta de consistência na criação de conteúdo
Não vamos indicar quantos posts você deve fazer, nem muito menos o horário. Esse tipo de indicação deve ser feita com base nas informações da sua página e com dados sobre o público do seu segmento. Não podemos propor uma regra geral, seria uma irresponsabilidade com seu engajamento on-line.
Porém, é necessário que você analise todos esses dados e defina uma linha editorial (o que você vai publicar) e um cronograma para garantir que os conteúdos sejam veiculados.
Se sua página não tem movimento, se você não costuma manter uma programação, o algoritmo do Facebook vai entender que seus conteúdos não são relevantes para o público, pois você não é fiel com as publicações.
5. Não utilizar as configurações da página a seu favor
O desconhecimento das capacidades do Facebook leva uma empresa a um limitado trabalho na rede social. A falta de exploração e conhecimento faz com que a comunicação na rede limite-se apenas a divulgação de links no mural e compartilhamento de informações com os seguidores.
É preciso abrir a cabeça e entender que existem diversos apps dentro do Facebook e funcionalidades da própria rede social que possibilitam ações diversas.
Você pode utilizar o canal como vitrine dos seus produtos, porém, agora também pode fazer a venda dos mesmos. Além disso, também pode fazer o agendamento de conteúdos pelo estúdio de criação, criar e organizar eventos e muito mais.
Valorize seus fãs
Agora que você já conhece os erros, precisa também ter atenção a um grande detalhe que fará toda a diferença nos seus resultados: mantenha um relacionamento com seu público.
Não adianta trabalhar todos os erros acima se sua empresa não é presente no Facebook.
Não esqueça de seus fãs. Ofereça a eles sempre bons conteúdos, com atualizações frequentes. Peça para que participem com você por meio dos comentários ou mesmo das mensagens.
Se você, dono de empresa, não possui tempo para trabalhar sua marca no Facebook, conte com um funcionário responsável para ativar a voz da sua marca dentro da rede.
Por fim, uma boa dica é: procure engajar sua marca com o seu nicho de atuação. Procure grupos do assunto e faça posts. Mencione também os usuários e outras páginas relacionadas através do tradicional uso do @ (@nomedapágina). Assim, os perfis mencionados saberão que você os envolveu em determinado post.
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