Muito se fala em marketing digital, mas a verdade é que poucas pessoas sabem de fato o que ele é e como aplicá-lo de maneira que ele gere resultados reais para o seu negócio.

O Marketing Digital nada mais é do que uma série de ações implementadas por uma pessoa ou organização com intuito de gerar mais negócios para uma determinada marca.

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Ele pode ser considerado um fenômeno relativamente recente, mas assim como a própria internet transformou a forma das pessoas se comunicarem, o marketing digital revolucionou a comunicação entre as marcas e seus consumidores.

Continue lendo e descubra nesse post:

O que é Marketing Digital?

Em um mundo cada vez mais conectado à internet, é impensável ter um negócio e não investir em uma estratégia de marketing digital. Mais do que administrar a presença on-line das marcas, o marketing digital é um conjunto de técnicas elaboradas e executadas através de mídias digitais, que busca fixar e expandir uma marca, gerar novos negócios e construir um relacionamento com seu público-alvo, impactando-os de forma positiva com o objetivo de transformá-los em clientes fiéis.

Há muitas maneiras possíveis para o marketing digital impulsionar um negócio: inbound marketing, gerenciamento de redes sociais, geração de Leads, SEO, enfim, as possibilidades, assim como o avanço tecnológico, são quase infinitas.

O mais importante é que as marcas estejam cientes do poder da web e o usem a seu favor, pois assim como a internet pode alavancar um negócio, ela também pode arruinar uma reputação em questão de minutos e com danos irreparáveis.

Então, como você pode perceber, não é à toa que o marketing digital tem crescido e assumido posições de destaque no plano de negócio de muitas empresas.

Como Fazer Marketing Digital?

Uma das principais dúvidas de quem quer começar a criar uma estratégia de marketing digital é como fazer marketing digital de uma eficiente e sabemos que isto não é fácil.

Como surgiu o Marketing Digital?

O marketing digital surgiu com a criação da internet, embora de uma forma muito diferente do que conhecemos hoje.

Ainda no fim dos anos 80, logo nas primeiras assinaturas de internet nos EUA, começaram a ser veiculados banners não clicáveis, mas foi só em 1994, que a HotWired nomeou esse formato e passou a comercializá-lo de forma mais intensa, oferecendo taxas de cliques aos seus anunciantes.

Isso só foi possível porque um ano antes havia chegado ao fim das restrições quanto ao uso comercial da internet e esse foi o pontapé inicial de um mercado que não parou mais de crescer. Em apenas quatro anos, de 1994 a 1998, a internet alcançou a marca dos 50 milhões de usuários no mundo, pouco se comparado ao número que temos hoje, mas um ótimo indicador de que era o lugar ideal para quem queria investir em publicidade.

Foi nessa época que surgiram os primeiros portais de serviços e navegação, como MSN e Yahoo!, que integravam diversas funcionalidades com mecanismos de busca próprios.

No fim dos anos 90, Bill Gross criou o primeiro modelo de mecanismo de busca patrocinada, chamado de GoTo.com, que permitia as pessoas pesquisarem o assunto de seu interesse e exibia resultados pagos em meio aos orgânicos.

Como você já deve ter percebido, esse modelo foi aprimorado pelo Google, que separa os links patrocinados dos resultados orgânicos.

Nos anos 2000, com o boom da internet no mundo todo, a internet ficou mais democrática e o marketing digital começou a ficar mais parecido com o que conhecemos hoje, com um público extremamente interativo e a produção de conteúdo on-line bem mais segmentada e diversificada.

Como Ganhar Dinheiro com Marketing Digital?

O Marketing existe, nas palavras de Peter Drucker, para tornar os esforços de vendas supérfluos, então é claro que uma das principais questões é saber como ganhar dinheiro com Marketing Digital, acesse o artigo que criamos para dar algumas boas ideias para você.

Porque o marketing mudou?

A resposta é simples: porque o comportamento do consumidor mudou! O que pode não ser tão simples para as empresas é enxergar isso e se adaptarem a essa nova realidade.

Muito se fala que o marketing tradicional está morto, mas a verdade é que enquanto os canais off-line sobreviverem e tiverem alguma audiência, o marketing tradicional também sobreviverá, só que com muito menos força e sem o mesmo protagonismo de antes.

Se pararmos para pensar em quantas vezes mudamos nossas necessidades e desejos de consumo ao longo dos anos e o que influencia essas mudanças, não é difícil entender do que estamos falando.

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Se antes o que víamos na TV fazia nossa cabeça e as grandes marcas nos moldavam através de propagandas massivas, agora o poder de escolha e a diversidade de ofertas está em nossas mãos e cada vez mais nos atraímos por marcas e produtos que nos façam sentir únicos.

O marketing tradicional foi moldado pela revolução industrial, onde se produziam produtos em larga escala e a publicidade era responsável por educar o grande público a consumi-los em massa.

O novo marketing foi moldado pela era digital que literalmente empoderou o público, dando escolha a ele. A internet deu acesso ilimitado à informação, o que transformou os consumidores em protagonistas do mercado. Foi para acompanhar essa evolução do consumidor que surgiu o marketing digital, ajudando as grandes marcas a se reinventarem para sobreviver e tornando o mercado muito mais competitivo ao dar oportunidade para quem não tem tanto capital para investir.

Outra mudança no perfil do consumidor é o modo como ele gasta o seu tempo. Se antes era ouvindo rádio ou assistindo televisão, hoje as pessoas passam boa parte do tempo conectadas na internet através de laptops e smartphones. Logo, a internet é o lugar certo para quem quer encontrar potenciais clientes de forma assertiva, já que ao contrário do marketing tradicional, onde a abordagem partia do vendedor, no marketing digital o foco é atrair as pessoas até o seu negócio, invertendo o fluxo.

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Vantagens do Marketing Digital

Como acabamos de ver, a internet e as novas tecnologias não mudaram somente o comportamento do consumidor, como também a forma como das empresas fazerem marketing para se adaptarem ao novo cenário, mas mais que uma forma de “sobrevivência”, com o tempo as empresas descobriram que o marketing digital tem muitas vantagens, fazendo com que ele se tornasse não só uma alternativa, mas sim a principal opção.

Conheça algumas vantagens:

1.Comunicação Interativa

A principal vantagem em termos de comunicação, sem dúvida, é a interatividade. Isso porque, ao contrário do marketing tradicional, o digital é uma via de mão dupla, ou seja, um canal aberto de comunicação entre as marcas e seu consumidor.

Se antes tudo que restava à audiência era a passividade, agora é possível interagir com o conteúdo produzido pelas empresas, facilitando a comunicação, que graças a internet pode acontecer a qualquer hora. E permitindo a construção de um relacionamento rico, que será positivo para ambas as partes: para a empresa, que através do feedback do consumidor poderá construir audiências fiéis e falar diretamente com o seu público-alvo; e para o consumidor, que será ouvido pela empresa e terá como retorno produtos e serviços melhores.

2. Segmentação

Uma das grandes limitações do marketing tradicional era a falta de ferramentas que permitissem criar uma segmentação clara e objetiva do seu público-alvo ideal. Para captar dados de uma determinada audiência, que nem sempre eram tão específicos, na maioria das vezes era preciso encomendar pesquisas, o que levava tempo, mobilizava muitas pessoas e custava caro.

Hoje, com o marketing digital é possível captar dados dos usuários através do seu comportamento online, como pesquisas nos motores de busca e perfis nas redes sociais, o que facilita muito a segmentação de campanhas.

Dessa forma, a probabilidade de você impactar o público certo no lugar certo e na hora certa são muito maiores. Afinal, a comunicação é sempre mais fácil quando você sabe com quem está falando.

3. Mensuração

Outra vantagem, que faz toda a diferença, é a mensuração. Na internet, tudo pode ser medido, analisado e transformado em indicadores de desempenho.

Se com o marketing tradicional era preciso esperar suas ações se converterem em vendas para saber se deu certo ou não, e mesmo assim não era possível ter certeza se o resultado estava realmente ligado a uma determinada campanha, no marketing digital é possível analisar diversas métricas, fazer testes e ter insights a qualquer momento, sabendo exatamente para onde está indo o investimento, qual o canal mais eficaz e se as suas campanhas estão dando o retorno esperado.

4. Eficácia

Sabe outra vantagem da internet? É que tudo que pode ser mensurado pode também ser otimizado. E isso pode ser feito a qualquer hora e quantas vezes for necessário.

Enquanto um anúncio em uma revista não pode ser mudado depois de impresso e nem um vídeo na TV pode ter seu roteiro reescrito depois de veiculado, na internet tudo pode ser ajustado de maneira muito mais prática, o que consequentemente aumenta as chances das campanhas serem mais eficazes.

Nas plataformas online, é possível fazer diversos testes, mudar a linha de comunicação e até o planejamento inicial, desde que com bom senso, é claro.

5. Ótimo custo-benefício

A combinação de todas essas características torna o custo-benefício do marketing digital muito vantajoso, ainda mais quando comparado aos custos bastante consideráveis de ações off-line.

Além disso, o marketing digital democratizou a comunicação entre as empresas e seus consumidores, tornando o mercado muito mais competitivo, principalmente para as empresas de médio e pequeno porte. Hoje, com uma conexão com a internet, as ferramentas certas e muita criatividade é possível criar campanhas com pouco investimento e ótimos resultados.

O Marketing Digital para Empresas

No contexto das empresas, o Marketing Digital surge como uma solução inovadora que irá permitir que as empresas consigam:

  • Gastar menos para atingir clientes em potencial;
  • Ter mais assertividade através das métricas e fingerprints digitais de quem são seus clientes e que tipo de hábitos eles têm no ambiente digital;
  • Coletar dados importantes sobre os seus produtos e serviços;
  • Aumentar seu alcance junto ao consumidor entregando a mensagem certa, para a pessoa certa no momento certo.

Se você gostou do conteúdo, fique atento (a) às próximas matérias!

Fonte: Agência Kaizen

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