Você sabia que a psicologia das cores pode influenciar diretamente na forma como o consumidor interpreta sua marca, define o seu produto e consequentemente, no desempenho da sua campanha de marketing digital?
Isso acontece porque todas as cores trazem consigo um significado que, na maioria das vezes, proporciona uma sensação para o consumidor e gera um sentimento em relação a marca.
A psicologia das cores é uma área que busca compreender como as cores influenciam nas nossas emoções e na tomada de decisões. Em 1810, um escritor alemão publicou uma obra sobre a “Teoria das Cores”. Neles, ele abordava os efeitos das cores no comportamento humano, reafirmando que desde aquela época, as cores já eram importantes e decisivas.
O marketing digital faz uso das descobertas dos psicólogos para captar a atenção do consumidor. Para se ter uma ideia da importância das cores, 84,7% dos consumidores apontam a cor como mais importante do que outros fatores ao escolher um produto.
As cores estão presentes em tudo e usar a psicologia das cores no marketing digital pode te ajudar a atrair mais clientes e realizar mais vendas.
Sumário
O significado das cores
As cores, assim como o design, ícones, imagens e tipografia, são representantes fundamentais na nossa linguagem, principalmente em um material usado em campanhas de marketing digital. Representam o valor de uma marca e despertam sensações e emoções no consumidor.
Não se trata de uma ciência exata. Uma cor pode ter vários significados distintos, e a combinação de cores com demais elementos gera valor para sua campanha. Vamos conhecer melhor as cores e os significados:
- Amarelo: otimista e jovem, frequentemente utilizado nas vitrines para chamar atenção dos consumidores;
- Vermelho: energia, aumenta a frequência cardíaca e cria a sensação de urgência. Utilizado frequentemente durante as liquidações;
- Azul: cria a sensação de segurança e confiança. Geralmente, é utilizado em bancos e negócios;
- Verde: associado à riqueza, é a cor que os olhos processam com mais facilidade. Bastante usado para relaxar;
- Laranja: agressividade, cria uma chamada de ação;
- Rosa: romântico e feminino. Usado no marketing de produtos voltados para mulheres e meninas;
- Preto: poderoso e suave, usado para produtos do mercado de luxo;
- Roxo: é usado para acalmar, geralmente é visto em produtos de beleza e anti-idade.
Essas informações são fundamentais quando você for escolher a paleta de cores da sua empresa, desenhar a logo da sua marca, definir as cores da sua página. Assim, você poderá adaptar o seu material a tempo e assim alcançar os melhores resultados.
Não subestime o poder das cores e nem das imagens! Elas transmitem mensagens, então, que sejam mensagens positivas.
Fonte: MS, Izap, Agente Fante
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