Quais são os objetivos da sua empresa? Você quer vender mais? Para atender as necessidades do mercado e fazer a sua empresa crescer, é preciso criar um Planejamento Estratégico de Marketing em Florianópolis.
O Plano de Marketing funciona como um guia para alcançar seus objetivos e contribuir para o crescimento da empresa. Mas ele não pode ser apenas um documento esquecido na gaveta, é preciso colocá-lo em prática no dia a dia da equipe. Vamos compreender melhor!
Sumário
O que é Planejamento Estratégico de Marketing?
Planejar nada mais é do que tomar algumas decisões com antecedência sobre algumas ações que serão realizadas a curto, médio e longo prazo.
Ele é um documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para determinado período, incluindo objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar a empresa.
É esse documento que orienta as estratégias e ações da área para que cumpra seus objetivos de maneira eficiente e contribua para o crescimento da empresa.
Como ferramenta da gestão de marketing, o plano também está vinculado à gestão do negócio. Ele é parte do planejamento tático da empresa, que conecta o planejamento estratégico (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de curto prazo).
Como funciona o Planejamento Estratégico de Marketing?
O planejamento inclui análises de mercado e a planificação de marketing e identifica ameaças e oportunidades que vão nortear toda a planificação. É uma etapa que deve ser bem trabalhada e com certeza, requer alguma inteligência e visão.
O primeiro passo é saber onde o seu negócio está para definir aonde quer chegar, ou seja, neste momento específico, é necessário realizar uma análise do mercado de atuação e o público-alvo.
Para se desenvolver o sumário executivo, onde constarão todas as características principais do seu negócio. Como situação presente, definições, objetivos, estratégias e todos os esforços necessários.
O sumário executivo funciona como um resumo geral de todo o planejamento de marketing.
A análise do ambiente, que é o próximo passo, deve considerar os fatores externos de influência: comportamento de clientes, fatores políticos, concorrentes, econômicos, sociais, legais, tecnológicos e culturais, ou seja, as ameaças e oportunidades do negócio.
Também deve se considerar os fatores internos de influência: recursos financeiros e humanos, infraestrutura, equipamentos, etc.
A análise de todos os fatores externos e internos do ambiente aponta para as forças e fraquezas. Além dos fatores que afetam de forma positiva ou negativa o desempenho do seu negócio.
Como colocar o Planejamento Estratégico de Marketing em prática?
Bom, não adianta nada fazer todo o processo de planejamento, criar o Plano de Marketing, se ele não for colocado em prática, conforme suas definições.
Para colocar as estratégias em prática, o ideal é desmembrar o plano até o nível operacional para que viabilize sua execução. Dessa maneira, as definições estratégicas chegam lá na ponta, no dia a dia dos colaboradores.
No plano operacional, devem constar os Planos de Ação para executar as estratégias, que devem conter:
- atividades que devem ser desempenhadas;
- prazo de execução de cada atividade;
- como elas devem ser executadas;
- quem é ou quem são os responsáveis;
- qual é a verba de execução de cada atividade.
Para engajar a equipe na execução, é importante que os documentos do Plano de Marketing e dos Planos de Ação estejam claros e disponíveis para todos os envolvidos. Quando você sabe o que deve fazer, com prazo e propósito, o envolvimento e a motivação são maiores.
Benefícios do Planejamento Estratégico de Marketing
Há múltiplos benefícios em realizar o Planejamento Estratégico de Marketing. Todos eles estão intrinsecamente ligados ao crescimento e ao sucesso do seu negócio.
- Um plano estratégico de marketing ajuda você a identificar por onde você quer que seu empreendimento caminhe. Isso envolve o estabelecimento de objetivos sólidos e tangíveis que definem seus negócios em detalhes (períodos, lucros, custos, produtos e metas relacionadas ao seu cliente).
- O planejamento estratégico de marketing lhe auxilia na remoção de ações improdutivas. E melhora o foco em fatores de suma importância, assim como você remove os ramos improdutivos de uma árvore.
- Um plano estratégico de marketing oferece a você uma compreensão aprofundada dos seus mercados e clientes específicos. Estas informações atuam como base para a tomada de decisões a longo prazo.
Fonte: UPGrade, RockContent
MARKETING DIGITAL EM ITAJAÍ / SC
Para criar uma estratégia de Marketing Digital para a sua empresa em Itajaí / SC, contrate a Suprema Propaganda, a melhor agência de publicidade e propaganda da região.
A Suprema Propaganda trabalha com processo otimizado que permite ofertar serviços com os melhores preços do mercado e ótimas condições de parcelamento e pagamento.
ORÇAMENTO
Solicite um orçamento sem compromisso! Teremos o maior prazer em lhe atender
contato@supremapropaganda.com.br
Rua Galdino de Borba, 60
Bairro Cordeiros, Itajaí / SC
CEP 88310360
Aponte a câmera do seu celular: