Os leads são extremamente importantes para um negócio e saber diferenciar entre leads quentes e frios é essencial para garantir o sucesso das suas estratégias. Mas o que a temperatura dos seus leads tem a ver com os seus resultados? Nós vamos te explicar! 

O que são leads?

Explicando de uma forma simples, um lead é uma pessoa que está ao alcance da empresa, pois, de alguma forma, já demonstrou interesse por seus produtos ou serviços.

Sempre que alguém solicita um orçamento, troca um contato de e-mail por um material, entra em uma loja para dar aquela “olhadinha”, se torna um lead qualificado, sendo papel do estabelecimento realizar a nutrição desse lead.

Avaliando por uma perspectiva comercial, nessa estratégia de vendas, quem busca a empresa é o consumidor, e tudo o que o negócio precisa fazer é oferecer informações suficientes para que o cliente consiga amadurecer sua decisão de compra.

O que são leads quentes?

Esse é o tipo de lead que todo mundo quer. É o lead que está praticamente pronto para comprar e que só precisa de um empurrãozinho. Eles costumam ser leads bem qualificados, ou seja, leads que estão muito próximos da persona da sua empresa (que é o perfil ideal de cliente). 

E também muito engajados, o que quer dizer que eles têm interagido bastante com a sua marca, clicando em anúncios, curtindo suas postagens, consumindo seus conteúdos e materiais, etc.

Leads captados recentemente também costumam ser mais quentes, pois demonstraram interesse há pouco tempo e dependem das suas ações para se manterem interessados e não esfriarem.

 

Leads Quentes

 

O que são leads frios?

Já os leads frios são exatamente o oposto. São os clientes potenciais que ainda estão muito longe da decisão de compra. Eles estão no início da jornada e ainda precisam avançar todo o funil de vendas para poderem tomar alguma decisão. Ou seja: eles exigem muito mais esforço para serem convertidos.

Leads desqualificados, por exemplo, aqueles que estão muito fora da sua persona, costumam ser leads frios. Mas atenção: leads qualificados também podem ser considerados leads frios caso eles sejam leads antigos ou que tenham pouco engajamento.

Como diferenciar leads quentes de leads frios?

Geralmente os leads quentes mostram interesse de forma natural, o que não exige grandes esforços da empresa para realizar uma venda. Diferentemente, o lead frio tem que ser convencido e a melhor forma disso acontecer é criando uma conexão com ele para que, assim, ele passe a sentir necessidade de realizar uma compra.

Importante lembrar que entre os leads quentes e frios existem os leads mornos, que são aqueles que têm interesse por determinado produto, mas não têm urgência em adquiri-lo. Esse lead, assim como o frio, também exige mais esforço para que o negócio seja finalizado.

Como esquentar leads frios?

Em nenhuma hipótese um lead em potencial deve ser deixado de lado. Por isso, a empresa deve preparar um plano de vendas eficiente, que possibilite a nutrição de leads e a conversão do maior número de clientes possível.

É essencial que o relacionamento seja a base de uma boa atração. Além disso, mesmo que um lead pareça frio, é necessário que o negócio se preocupe em mantê-lo interessado em seus produtos.

Uma das formas mais interessantes de se fazer isso é o que chamamos de nutrição de leads. Esse é um processo proativo em que a sua empresa se comunica com seus leads, produzindo e enviando conteúdos e materiais que ajudem eles a avançar no funil de vendas. 

Conteúdos que os ajudem a descobrir os problemas que enfrentam, a se conscientizar de quais são as soluções para esses problemas, a conhecer melhor seu produto e, finalmente, confirmar que a sua empresa possui a melhor solução do mercado para o que ele procura. 

 

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Fonte: LT, Zendesk 

 

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