Na última matéria falamos sobre Marketing de Conteúdo e como agregar valor à sua marca através dele. Hoje abordaremos um tema muito importante para o marketing de qualquer negócio, como anunciar no Facebook Ads.

Mais de 1,4 bilhão de pessoas usam o Facebook para se conectar àquilo que é importante para elas, e mais de 900 milhões acessam o site todos os dias. Ao veicular um Anúncio no Facebook Ads, você escolhe seus públicos com base na localização, idade, interesses e muito mais.

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Com os Anúncios do Facebook, você escolhe o tipo de pessoas que deseja atingir e isso torna seus anúncios mais interessantes para as pessoas que o veem, produzindo resultados concretos para você.

Mas você mal sabe por onde começar e como montar um anúncio para sua empresa no Facebook Ads. Tudo bem, nesse post iremos te mostrar qual a estrutura de uma campanha e como configurá-la.

Continue lendo e você verá:

  • Começando a anunciar no Facebook Ads
  • A estrutura das campanhas no Facebook
  • Escolhendo os objetivos das campanhas
  • Segmentando o público-alvo no Facebook Ads
  • Posicionando a publicidade na rede social
  • Entendendo os termos técnicos dos anúncios pagos no Facebook
  • Analisando os resultados e relatórios das campanhas




Começando a anunciar no Facebook Ads

Uma página comercial não tem obrigação de anunciar, mas utilizar este recurso pode auxiliar substancialmente no crescimento da exposição da sua marca e nos rendimentos do seu negócio. O próprio Facebook possui vários tutoriais mostrando como elaborar sua campanha. Basicamente todas as campanhas seguem os seguintes passos, que abordaremos com mais detalhes a seguir:

Passo A Passo Como Montar Anuncio Facebook Ads

Existe uma outra maneira mais simples de promover uma publicação feita na página, que é clicando no botão “impulsionar publicação”. O preço deste tipo de anúncio vai depender da quantidade de pessoas que você quiser atingir.

Botao Impulsionar Publicacao Facebook

O Facebook desenvolveu um criador de anúncios e um plug-in para Google Chrome chamado Power Editor, ambas as ferramentas ajudam muito na produção de peças publicitárias bem montadas. Quem nunca se aventurou com a publicidade no Facebook deve começar pelo editor básico. Ele consegue dar conta de produções simples, mas quem deseja criar algo mais elaborado terá que usar o Power Editor. Ele oferece uma série de funções a mais que o editor básico.

A estrutura das campanhas no Facebook

Os anúncios veiculados no Facebook são organizados em uma estrutura simples de três níveis para que você possa gerenciá-los com facilidade e conferir se eles estão ajudando você a alcançar seus objetivos comerciais.

Campanhas Conjunto De Anuncios E Anuncios Facebook

Campanhas

Quando você cria um anúncio, a primeira coisa a fazer é escolher um objetivo. O objetivo é o que você quer realizar, por exemplo, levar mais pessoas ao seu site ou a instalar um aplicativo. Escolher um objetivo cria uma campanha, que é o primeiro nível da nossa estrutura de anúncios.

Conjuntos de anúncios

Durante a criação do anúncio, você definirá o público, selecionará onde os anúncios aparecerão e escolherá um orçamento e uma programação. Todas essas opções ficam no nível de Conjunto de Anúncios. Um conjunto de anúncios representa uma parcela específica do público que você quer alcançar. Essa parcela é definida por idade, gênero, localização ou interesses.

Anúncios

O conjunto de anúncios pode conter vários anúncios. É aqui que você decide qual será a aparência do seu anúncio ao escolher fotos, escrever o texto, acrescentar links e muito mais.

O que isso significa?

Essa estrutura permite que você gerencie e otimize os anúncios para conseguir o melhor desempenho. Por exemplo, você pode ver no nível do Conjunto de Anúncios quais dos públicos reagem melhor aos seus anúncios e adaptar o orçamento ao público que reage melhor.

Definindo Orcamento E Publico Alvo No Facebook Ads

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Com a possibilidade de veicular vários anúncios, é possível testar diversas fotos, mensagens e muito mais para ver quais anúncios têm o melhor desempenho com um público específico.

Escolhendo os objetivos das campanhas

Os anúncios do Facebook têm objetivos diferentes. Alguns são feitos para conseguir mais curtidas para a página, outros são bons para engajar a sua audiência já estabelecida ou servem para transferir a navegação para o seu website. Confira alguns dos objetivos disponíveis:

  • Promover posts
  • Conseguir curtidas
  • Clique para website
  • Conversão ao website (permite que o público realize alguma ação específica na página do seu negócio)
  • Estimular instalação de aplicativo (para mobile e desktop)
  • Estimular uso de aplicativo
  • Estimular presença em eventos
  • Criar ofertas

Segmentando o público-alvo no Facebook Ads

É bom ter em mente quanto você quer gastar com uma campanha e quais são as pessoas que devem ser atingidas pelo anúncio. Assim que sua peça estiver pronta, é necessário dimensionar a verba a ser utilizada nesta campanha. O tempo de exposição e o tamanho do público a ser atingido são alguns fatores que irão encarecer a sua publicidade, por isso fique de olho nesses números.

Não adianta nada gastar rios de dinheiro e tempo com peças publicitárias direcionadas para o público alvo errado. Devido à possibilidade de reconhecer a audiência certa para cada negócio, o Facebook se tornou uma ótima plataforma de divulgação. A rede tem uma habilidade fantástica de segmentação, confira algumas que estão disponíveis para realizar a filtragem do público:

  • Localização
  • Idade
  • Interesses
  • Gênero
  • Idioma
  • Nível de escolaridade
  • Status de relacionamento
  • Visão política

O Facebook ainda permite o upload de suas informações para que seja possível hipersegmentar as ações.

Posicionando a publicidade na rede social

Existem três locais de exposição de publicidade no Facebook, são eles: O feed de notícias, o feed de notícias das plataformas mobile e a coluna da direita da página. Cada um tem sua peculiaridade quanto ao formato e preço.

Entendendo os termos técnicos dos anúncios pagos no Facebook

É importante identificar e entender o significado de algumas siglas que habitam o universo do marketing digital. O CPC, ou custo por clique, define o valor a ser pago ao Facebook para cada clique realizado na sua campanha. O CPM (custo por mil impressões) é o valor estipulado para cada mil exibições do seu anúncio (com ou sem cliques ou interação).

O CPA é o mais caro e complexo meio de cobrança de anúncios. Trata-se do custo por aquisição, sendo que o termo aquisição representa diferentes tipos de ações, como compra efetuada, preenchimento de formulário ou assinatura de newsletter. O Custo por visualização define o valor pago por cada visualização de vídeo e o CPE – Custo por Engajamento – é o valor que o anunciante deve pagar por cada interação feita em seu anúncio, seja ela uma curtida, um compartilhamento ou um comentário. Ter essas siglas e seus significados em mente ajuda a escolher qual o melhor tipo de taxa que você prefere inserir sobre seu anúncio. Uma campanha que tem como objetivo apenas mostrar um novo produto pode se sair melhor no CPM do que com CPC, por exemplo.

Analisando os resultados e relatórios das campanhas

Não adianta nada fazer campanhas no Facebook e não acompanhar seus resultados. No painel de administrador de uma página é possível mensurar a abrangência e sucesso de seu anúncio. Fique de olho nos números para conseguir boas interpretações do comportamento e preferências de seu público alvo.

Não dá mais para ficar de fora das novas maneiras de anunciar na internet. Renegar o Facebook ou utilizá-lo apenas para lazer é um tiro no pé de qualquer negócio, por isso é bom ter em mente que a visualização de marcas na rede só cresce e as facilidades para criar anúncio também estão em franca expansão. Já utilizou o Facebook para promover seu negócio?

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Então conte nos comentários para nós qual foi sua experiência e as práticas que você adotou no momento de anunciar!

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